segunda-feira, 30 de agosto de 2010

Reunião da Diretoria da ABM-RN com Comandante do CBM-RN

Amanhã mais um dia de treinamento do Corpo de Bombeiros do RN visando o desfile do dia 7 de setembro. Todo efetivo de folga e os que entram de serviço deverão comparecer ao Quartel do Comando Geral na Prudente de Morais, as 7 horas da manhã. 
Os treinamentos seguem o protocolo estabelecido pela entidade organizadora do desfile.
O Comando da tropa no desfile será do Coronel Dantas.
As 9 horas da manhã a Diretoria da ABM-RN tem reunião com o Comandante do CBM-RN, Coronel BM Barbosa. Será a primeira reunião com o novo Comandante.
O principal item da pauta será o curso de Cabos do CBM-RN que está previsto para acontecer em breve.
Postaremos o resultado da reunião com todas as informações e respostas do comando amanhã.


sábado, 28 de agosto de 2010

Sargento Regina visita o CBM-RN

Ontem dia 27 de agosto, a candidata a Deputada Estadual Sargento Regina esteve presente no quartel Geral do Corpo de Bombeiros Militar do RN na Prudente de Morais. Onde assistiu e prestigiou o treinamento para o desfile do dia 7 de setembro.
Aproveitando a oportunidade reuniu-se com os militares na quadra de esporte do CBM-RN. Para mais uma vez assumir o compromisso e lutar pela valorização profissional dos militares estaduais (Policiais e Bombeiros) e prestar conta dos serviços realizados em favor do CBM-RN, que mesmo estando na Câmara Municipal pode realizar.
Como:
  • Audiência Pública na Câmara Municipal de Natal;
  • Sonelidade em comemoração ao dia do Bombeiro;
  • Veradores visitam o CBM-RN proposta pela Vereadora para tratar do assunto: Corpo de Bombeiros frente a Copa 2014; e
  • E alteração na proposta que criava a secretaria Municipal de Desefa Civil sem a participação do CBM-RN.
Falou ainda da necessidade da humanização do convívio entre oficiais e praças.
E que é favor da desmilitarização das policias e bombeiros.

A diretoria da ABM-RN apoia a futura Deputada Estadual Sgt Regina. Pela sua história de luta a favor da categoria. E pela necessidade de termos nosso representante na Assembléia Legislativa.
A hora é agora! Vamos buscar o apoio da familia, do vizinhos, dos indecisos e eleger nossa representação.


Governador visita Corpo de Bombeiros de Pau dos Ferros.

O governador Iberê Ferreira de Souza visita, neste domingo (29), às 14 horas, as obras do Instituto Técnico e Científico de Polícia (Itep) do município de Pau dos Ferros. A nova unidade do Itep, que ocupará parte do antigo prédio do Detran, é uma reivindicação antiga da população da região, com previsão de conclusão para o dia 15 de outubro e com início de funcionamento imediato. Em 80% da área do prédio funcionará o Itep. Nos 20% restantes, funcionará o Detran, após a ampliação.

O governador também visita o Corpo de Bombeiros de Pau dos Ferros, inaugurado no último dia 22 de julho, para atender a 37 cidades da Região Oeste. Até então, a população de Pau dos Ferros e municípios vizinhos era atendida pelo efetivo dos Bombeiros de Mossoró, a cerca de 150 km de distância. A nova unidade conta com 15 militares e quatro viaturas. O Governo do Estado investiu R$ 1 milhão na reforma da sede e na aquisição de veículos e equipamentos.

Fonte: Agência RN

quinta-feira, 26 de agosto de 2010

Acidente de Trânsito: Breves Considerações de como Agir Nestas Circunstâncias

SD BM Samuel Vilar de Oliveira, Sócio da ABM.

Envolver-se em acidente automobilístico é sempre desagradável e, lamentavelmente, qualquer pessoa quando sai de casa pode sim se enlaçar num acidente de trânsito. Nestas circunstâncias, é necessário saber agir para que os efeitos negativos destes eventos sejam minimizados. Saber manter a tranqüilidade e tomar atitudes com racionalidade é importante para se evitar o cometimento de novas infrações de trânsito ou até mesmo crimes. A presente análise não terá como objeto os primeiros socorros a serem prestados às vítimas, mas sim às questões legais que envolvem estas situações.

São duas hipóteses de acidentes de trânsito previstas no Código de Trânsito Brasileiro. A primeira diz respeito aos acidentes sem vítimas, nos quais só há danos materiais. Nestes casos, o Art. 178 do CTB preceitua que para manter a fluidez e a segurança do trânsito, os envolvidos no acidente de trânsito devem retirar os veículos do local do acidente, sob pena de incidirem em infração de trânsito de natureza média, para só então solicitarem os serviços da autoridade policial de trânsito competente.

A segunda hipótese diz respeito aos acidentes com vítimas, nos quais os envolvidos, conforme preceitua o art. 176 do CTB, deverão, sem exceção, preservarem o local e somente retirarem os veículos se a autoridade policial assim determinar, sob pena e incidirem em infração de natureza gravíssima, multiplicada por cinco e suspensão do direito de dirigir. Obviamente que, existindo vítimas, os envolvidos, como também os transeuntes, deverão, na medida do possível, solicitarem apoio das autoridades responsáveis pelo atendimento pré-hospitalar, sob pena do cometimento do crime de omissão de socorro.

O Boletim de Trânsito lavrado legalmente pela autoridade policial de trânsito é peça de suma importância para o acionamento das seguradoras, se for o caso, como também para futuras impetrações de demandas indenizatórias em face dos causadores dos danos oriundos de acidentes automobilísticos, ou até mesmo contra as seguradoras que insistem, muitas vezes, em não cumprirem com a avença acertada com o segurado. Pegar o nome, o endereço e o telefone de pelo menos duas testemunhas que presenciaram o acidente também não é medida a ser descartada.

O Foro da Comarca de Natal oferece interessante serviço à população da Capital, que é o Juizado Especial do Trânsito, que visa cuidar de ressarcimento por danos oriundos de acidentes de trânsito ocorridos em via terrestre na cidade de Natal, independente do valor do dano. Tal serviço pode ser acionado através do telefone: 3222-4243. No caso, um carro do Poder Judiciário se desloca até ao local do acidente de trânsito e ali mesmo pode fazer um acordo judicial, que posteriormente poderá ser homologado pelo juiz, ganhando-se tempo e evitando-se aborrecimentos.

Desta forma, temos que o importante é conduzir veículo em via pública com calma e atenção, procurando nunca sair de casa ou do trabalho atrasado, evitando-se as correrias desnecessárias, algo que por demais potencializam a ocorrência de acidentes de trânsito. Uma vez se envolvendo em dissabores desta natureza, é válido manter a calma e agir conforme a lei e o bom senso, algo que reduz substancialmente o agravamento da situação.

Concurso da PM é prorrogado e suplentes comemoram aprovação


Os deputados estaduais aprovaram nesta quarta-feira, 25, o projeto de lei que trata da prorrogação do concurso da PM, para o provimento de vagas para o cargo de soldados, praças e policiais militares do RN. A matéria, encaminhada pelo executivo, foi aprovada à unanimidade pelos parlamentares.
Antes da votação, os 16 deputados presentes em plenário, manifestaram apoio à apreciação da matéria e ressaltaram a necessidade de se recompor os quadros da PM no estado. “Esta Casa vai fazer história daqui a pouco. Gostaria de aproveitar para homenagear todos os soldados, pela passagem do dia. E fico satisfeito em estarmos dando essa contribuição ao RN”, afirmou Gilson Moura.
O presidente da AL, deputado Robinson Faria, fez um breve histórico sobre a luta dos suplentes. “Esta luta não é de agora. Lembro de quando fui procurado pelo suplente Wanderberg, liderando a comissão de alunos suplentes, para me mostrar a realidade da categoria. Contratei um advogado que ganhou a primeira liminar, estendendo o prazo do concurso para o mês de fevereiro. Presto conta da minha participação e hoje fico muito feliz em saber que a Assembléia abraçou essa causa de forma coletiva”, afirmou.
Robinson Faria também parabenizou o deputado Fernando Mineiro pela ação conciliadora, como líder do governo. “Elaboramos uma emenda que sensibilizou a todos e proporcionou que o executivo mandasse o projeto de lei à nossa Casa. Hoje esta luta termina com uma grande vitória”, disse.
Fernando Mineiro também destacou a importância do momento e do papel dos deputados Robinson Faria e Luiz Almir nesse processo. “Existe uma decisão na justiça que é desfavorável a esses suplentes. Essa junção de esforços é para criar uma esperança, uma expectativa para eles”, disse o parlamentar.
Segundo um dos líderes do movimento de suplentes da PM, Saulo Azevedo, o governo teria até 18 de dezembro deste ano para convocar os 1.476 suplentes. Saulo explicou que o argumento usado para a não convocação dos suplentes seria o fim do prazo de validação do concurso. A categoria, que lotou as galerias da AL, comemorou bastante a aprovação da matéria.
Em seguida, Paulo Davim solicitou agilidade na tramitação das matérias de sua autoria, já que o deputado deixa a AL no final desta legislatura e não disputa outro mandato. O parlamentar destacou a matéria que trata da criação de cadastro específico para indivíduos que cometeram violência contra crianças e adolescentes no RN.
“Gostaria que minhas matérias fossem apreciadas antes que termine meu mandato, para que eu possa ir para minha casa com a consciência tranqüila do dever cumprido”, disse.

Ao final da sessão, o deputado Salismar Corrêia discursou sobre o dever de cuidar uns dos outros e ressaltou a importância do requerimento de sua autoria, solicitando a implantação de novas UPAS em cidades do interior do estado.
Fonte: Assembléia Legislativa do RN

Aprovado a prorrogação do prazo do Concurso Soldado CBM-RN


Deputados aprovam projeto que contempla bombeiros do RN

Em sessão ordinária nesta terça-feira, 24, na Assembléia Legislativa, os deputados aprovaram por unanimidade, a mensagem governamental que contempla a revalidação do concurso público para o quadro de praças do Corpo de Bombeiros Militar do RN.
Segundo a mensagem encaminhada à AL, não houve o preenchimento das 675 vagas previstas para o cargo de Soldado Bombeiro Militar. Apenas 400 vagas haviam sido preenchidas e o número era insuficiente para atender todo o território do estado.
No início da sessão, o deputado Fernando Mineiro solicitou a inversão de pauta e informou que baseado na emenda dos deputados Robinson Faria e Luiz Almir, que trata da prorrogação do concurso da Policia Militar (para que os suplentes possam ser chamados) os outros deputados fizeram um trabalho junto ao Executivo, que atendeu o apelo dos parlamentares e encaminhou o projeto de lei à Assembléia, para ser votado na sessão desta quarta-feira, 25. “Hoje iríamos votar tanto o projeto que contempla o Corpo de Bombeiros quanto o da PM, mas o governo se sensibilizou com a situação dos policiais e mandou o projeto que beneficia a categoria. O projeto foi lido hoje e será votado amanhã”, afirmou.
O deputado Luiz Almir falou da importância de defender o funcionalismo público. “Temos que prestigiar o Corpo de Bombeiros e a PM. Amanhã vamos aprovar o projeto que beneficia os policiais, para dar mais segurança à categoria. Os deputados já se comprometeram em estarem presentes”, ressaltou.
Em seguida, Ricardo Motta convocou a bancada do PMN, para comparecer à sessão desta quarta, para que o projeto possa ser votado em regime de urgência.
Os deputados Gilson Moura e Márcia Maia também manifestaram apoio na luta dos policiais. “Toda essa Casa está de parabéns. Todos os deputados colaboraram para que este sonho se concretizasse”, disse Gilson Moura.
“Em nome do PSB, já dispensamos a tramitação e firmamos o compromisso de que vamos estar presentes para votar”, afirmou Márcia Maia.
Logo após, os deputados aprovaram por unanimidade o projeto que trata da revalidação do concurso público para o provimento das vagas do Corpo de Bombeiros do estado e a presidência da Casa anunciou para esta quarta-feira, 25, a votação do provimento de vagas para o cargo de soldado da PM.
O deputado Getúlio Rêgo falou da necessidade de recompor os quadros da PM no RN. “É flagrante a falta de policiais em nosso estado. O governo até que enfim acordou. Antes tarde do que nunca. Vamos saudar a decisão do governo e aguardar somente 24 horas”, afirmou.
Também foram aprovados por unanimidade, os requerimentos da deputada Márcia Maia, solicitando sessão solene em homenagem aos 22 anos da Fundação Pró-idosos e o da deputada Larissa Rosado, em homenagem aos 80 anos do Colégio Marista.
Em seguida, Fernando Mineiro convidou a todos para acompanhar a abertura da Caravana Nacional da Anistia, que será realizada na próxima quinta-feira, na AL. Luiz Almir também aproveitou para parabenizar o ex- prefeito de São Gonçalo do Amarante, Jarbas Cavalcante, pela passagem do aniversário e a todos os soldados, já que na última segunda-feira foi comemorado o dia destes profissionais.
Em pronunciamento, o deputado Salismar Corrêia discursou sobre o consumismo desenfreado dos dias atuais e o vazio interior que as pessoas sentem. “Todas as vezes que aumentamos nossa necessidade de consumo, aumenta o nosso vazio interior. Ainda dá tempo de investir no ser humano. Nossas ações precisam sair do papel. O interesse coletivo tem que se sobrepor aos interesses individuais”, finalizou.

Fonte:Assembléia Legislativa do RN

quarta-feira, 25 de agosto de 2010

Parabéns Soldados Bombeiros!

Dia do Soldado


Um dia uma criança observava sua mãe que – ao se despedir do filho mais velho, o qual deixava o interior com destino à capital em busca de trabalho – lhe fazia recomendações com respeito aos perigos que possivelmente pudesse encontrar. A recomendação que mais lhe chamou a atenção foi quando ela disse com voz firme, segura, passando a seu irmão uma certeza enorme do que estava falando. O olhar expressivo e os gestos fortes dela garantiam o que aconselhava:

– Meu filho, se perceber algum perigo, se notar que corre risco, pelo amor de Deus, procure um policial, um soldado. Na cidade grande costuma ter sempre um por perto. Não vacile. Corra para perto dele. Tenha a certeza de que ele irá te proteger.

Então o rapaz beijou o rosto da mãe e, em seguida, pegou no colo o irmãozinho, abraçou-o e partiu.

À medida que se distanciava, os soluços da mãe ficavam mais altos. Foi aí que o pequenino segurou-lhe a mão e disse:

– Chore não, mãezinha. Lá na capital tem muito soldado!

Sabe, soldado, diante de uma história dessas, podemos perceber quanto você é importante, o tamanho de sua responsabilidade, quanto esperam de você. Por isso as pessoas o vêem como um salva-vidas, um protetor e muito mais; poucas lhe agradecem ou elogiam quando presta bons serviços. Muitas o censuram e cobram pelo menor deslize. Mas não se preocupe. Aliás, quem enfrenta tantos perigos e vive com um baixo salário como o seu, com certeza não se abalará com a maledicência daqueles que só criticam sem observar quanto você é valioso e um grande ser humano.

Estamos orando por você, clamando a Deus que lá do céu mande soldados celestiais para protegê-lo também.

Parabéns pelo seu dia e felicidades em toda sua vida. Você será sempre nosso herói.

Fonte: http://www.mensagensvirtuais.xpg.com.br/mensagem-Dia-do-Soldado/

Cancelada a Sabatina com os candidatos ao Governo


Camaradas,

É com pesar que informamos que a rodada de sabatina com os candidatos a Governador do Estado foi cancelada.
A justificativa apresentada pela ACSPM-RN foi a completa ausência de platéia.
Pasmem:
Não apareceu ninguém para assistir, perguntar e questionar os candidatos sobre seus projetos para a segurança publica, de modo que a organização do evento resolveu cancelar toda a programação.
Perdemos uma chance única de avaliar as propostas de nosso futuro governador.

Rodrigo Maribondo
Presidente ABM-RN

sábado, 21 de agosto de 2010

Soldados da turma 2007 do Corpo de Bombeiros Militar do RN reivindicam do Governo do Estado o Pagamento do Retroativo.

Há 03 (três) anos, soldados do CBM-RN estão a espera da diferença salarial do período em que receberam como alunos estando nomeados a soldados. Esse período data, da promoção da condição de aluno-soldado para soldado do Corpo de Bombeiros Militar–RN, conforme Portaria 102/2007-CRH/DAG/CBMRN de 23 de novembro de 2007 a 30 de abril de 2008, ou seja, aproximadamente cinco meses.
A reivindicação foi protocolada inicialmente por Luiz Pinheiro Borges Júnior e outros, conforme processo nº 241953/2007-4, em 04 de dezembro de 2007.
Todos os caminhos administrativos e políticos já foram empreendidos. Mas os nossos governadores, o atual e a anterior nada fizeram.

O Soldado Bombeiro Militar Moésio atualmente servindo no Grupamento de Bombeiros de Mossoró tem lutado incessantemente para que o Governo cumpra suas promessas e Pague o que deve. Ele entregou, em mãos, documentos comprovando a situação e recebeu a promessa do Governador Iberê Ferreira de Souza de que pagaria o retroativo, mas até agora nada foi feito.
A ABM-RN tem acompanhado de perto e juntos com os soldados Moésio, Lucena, Silva Alves e outros. Tem lutado pra que o CBM-RN seja lembrado como uma Instituição Emancipada. E que os direitos dos militares desta intituição sejam respeitados.


sexta-feira, 20 de agosto de 2010

Corpo de Bombeiros abre inscrições para curso de socorro de emergência


Estão abertas as inscrições para o curso de socorros de urgência do Corpo de Bombeiros do Rio Grande do Norte. Coordenado pelo Centro Superior de Formação e Aperfeiçoamento da instituição, o curso é dedicado aos profissionais das mais diversas áreas que estejam interessados em receber instruções teóricas e práticas em diferentes situações de urgência e emergência.
Os alunos que realizam o curso são submetidos a uma variedade de disciplinas que o deixarão aptos a serem socorristas, entre elas: Noções de Anatomia, Emergências Clínicas, Traumas, Afogamento, Avaliações Primárias e Secundárias, Cinemática do Trauma e Parto de Emergência.
Periodicamente, o Centro Superior de Formação e Aperfeiçoamento do Corpo de Bombeiros Militar abre inscrições para o curso de socorros de urgências. Os interessados podem obter mais informações na Base Aérea de Natal, Setor Oeste. na avenida Doutor Luiz Antônio, em Parnamirim ou pelo telefone (84) 3644-6400. As vagas são limitadas.
Fonte: Agência RN

Novo Comandante do CBM-RN

Publicada hoje no Diário Oficial do Estado a exoneração do Cel BM Gervásio Protásio Bentes do cargo de Subcomandante do CBM-RN e a nomeação do Cel BM Otto Ricardo Saraiva de Souza para o cargo de Subcomandante e do Cel BM Carlos Kleber Lopes Barbosa para o cargo de Comandante Geral do CBM-RN.
Esperamos que o novo Comandante privilegie o diálogo, o bom-senso, a organização, estruturação, gestão responsável e ética do CBM-RN para que possamos crescer enquanto instituição com um ambiente de trabalho saudável e motivado para TODOS que fazem o CBM-RN.
Rodrigo Maribondo - Presidente ABM-RN

quarta-feira, 18 de agosto de 2010

REINGRESSO À PM-RN

A ABM-RN saúda o Sd PM J. Lima, excluído das fileiras da Gloriosa por ter organizado, mobilizado e coordenado o movimento reivindicatório de 2007 na cidade de Mossoró. A justiça demora, por vezes demora muito mas, quando é feita, instiga e impulsiona os lutadores a não desistirem de seus ideais. Falta ainda o retorno do Sgt Aurivan, que também foi excluído após as mobilizações de 2007.

Seja bem vindo Camarada.


A luta continua sempre.



Rodrigo Maribondo-Presidente ABM-RN

Policiais invadem Salão Verde em protesto por votação de PECs


Insatisfeitos com a demora na votação da proposta de piso salarial  para os policiais dos estados (PECs 300/08 e 446/09), representantes da categoria invadiram o Salão Verde da Câmara na noite desta terça-feira. Também participam do protesto agentes penitenciários que cobram a votação da PEC 308/04, sobre a criação da Polícia Penal. Os manifestantes prometem passar a noite em vigília na Câmara.
Integrantes da Polícia Legislativa afirmaram que houve tumulto no momento da invasão e que servidores da Casa foram agredidos. Os policiais negaram a violência e acusaram os servidores de usar armas de choque contra os invasores.
De acordo com o 1º vice-presidente da Câmara, deputado Marco Maia (PT-RS), dois servidores da Casa foram feridos durante a invasão. Ele disse não ter notícia de agressão a qualquer manifestante.
O presidente da Confederação Brasileira de Trabalhadores Policiais Civis, Jânio Bosco Gandra, disse que a invasão foi causada pelo bloqueio feito pelos seguranças da Câmara para impedir o acesso ao plenário. Os policiais só podiam circular livremente no Anexo 2 da Câmara, onde ficam as salas das comissões.
“Como uma pessoa comum entra na Casa e o policial não pode entrar? Isso mexe com os brios de cada um e com a autoestima da categoria”, disse Gandra.
Marco Maia informou que os policiais legislativos foram orientados a acompanhar a vigília sem violência, respeitando o direito de manifestação e registrando quaisquer excessos cometidos. “O protesto será tratado com a maior tranquilidade possível, para evitar a violência, mas o patrimônio da Casa também deve ser preservado”, disse.
O piso dos policiais e bombeiros dos estados foi aprovado em primeiro turno em julho deste ano. A votação em segundo turno pode acontecer nesta quarta-feira (18), se houver quórum e acordo entre as lideranças. Quanto à criação da Polícia Penal, o deputado Miro Teixeira (PDT-RJ) deve apresentar um texto de consenso aos parlamentares para que o tema seja incluído em pauta.
Fonte: Agência Câmara

segunda-feira, 16 de agosto de 2010

Confirmado para setembro pagamento da Bolsa Formação R$ 443,00

A 1º Ten BM Denise Maria Bezerra de Figueiredo, Representante Institucional do Programa Bolsa Formação, enviou a Parte nº 200/2010-CSFA/DAG, Parnamirim/RN, de 05 de agosto do corrente ano, ao Ajudante Geral do CBMRN, em que encaminha o texto de caráter informativo e solicita autorização para que seja publicado em Boletim Geral da Corporação.
O texto citado pela 1º Ten BM tem o seguinte teor:

“COMUNICADO”
Senhores requerentes do Projeto Bolsa Formação,

Conforme nota informativa enviada por e_mail, pelo Senhor ROCHELL AMARAL DA SLVA, Gestor Federal do Projeto Bolsa-Formação/Ministério da Justiça/SENASP, a concessão da Bolsa Formação com valor trazido pelo Decreto nº 7.081/2010, para R$ 443,00 (quatrocentos e quarenta e três reais), ocorrerá a partir do mês de setembro de 2010.

Fonte: BGCB 147-2010

PEC destina 6% do Orçamento da União para a área de segurança

A Câmara analisa a Proposta de Emenda à Constituição (PEC) 502/10, do deputado José Maia Filho (DEM-PI), que obriga a União a destinar anualmente pelo menos 6% do seu Orçamento para a área de segurança. Se aprovada, a medida valerá por dez anos a partir da sua promulgação.
Ao justificar a proposta, o deputado afirma que a falta de recursos orçamentários impede a aplicação de medidas que poderiam amenizar a violência urbana no País. "O Orçamento da União em 2009 destinou 1,25% [R$ 7,5 bilhões] para a área de segurança pública, registrando-se um pequeno avanço em 2010, que passou para 1,34% [R$ 8,5 bilhões]. São recursos pífios, se comparados com o gigantismo do desafio", declarou.
José Maia Filho enumera uma série de medidas apontadas por especialistas que poderiam ser adotadas pela política de segurança pública:

- melhorar a remuneração da polícia;

- ampliar o policiamento preventivo, fardado, ostensivo e investigativo;

- aprimorar os meios de investigação, oferecendo às polícias recursos tecnológicos modernos;

- reformar o sistema processual penal, com a responsabilização dos magistrados pela lentidão dos julgamentos;

- reestruturar o sistema penitenciário, com a construção de unidades prisionais e a revisão da Lei de Execução Penal (7.210/84).

Fonte: Agência Câmara

Bombeiros do RN desenvolvem prática esportiva pioneira no Brasil

O Corpo de Bombeiros Militar do Rio Grande do Norte está colocando em prática um programa de condicionamento físico pioneiro entre as unidades de bombeiros do país. Em parceria com a Universidade Federal do Rio Grande do Norte, através de Departamento de Educação Física, o CBMRN desenvolveu um estudo científico de parâmetros para preparação física dos militares da corporação. Com a aplicação do programa, a forma de treinamento físico dos bombeiros será totalmente reformulada, ao invés de realizarem atividades físicas comuns como barras, polichinelos e abdominais, os bombeiros do RN subirão escadas carregando extintores, correrão com mangueiras e usando a capa de combate a incêndio, subirão em cordas com uso de técnicas de especiais, entre outras. Agindo desta forma, haverá o emprego de um treinamento físico específico para cada área de atuação da instituição.
O CBMRN é dividido, em nível operacional, em Combate a Incêndio, Salvamentos Aquático, Terrestre e Altura e Atendimento Pré Hospitalar. Atualmente, os bombeiros utilizam parâmetros de treinamento herdados do exército. Neste caso, não há especificidade para a educação física do bombeiro que atua em uma área operacional própria.
Diante disso, a corporação decidiu pelo desenvolvimento de um estudo apurado, com metodologia científica e o engajamento de pesquisadores qualificados para nortear as diferentes formas de preparação física que devem ser adotadas pela corporação "Sabemos que a educação teórica é muito importante, mas nossa corporação utiliza muito o esforço físico. Precisamos de um trabalho intenso e cuidadoso nesse sentido também", disse o Coronel Dantas, Diretor de Engenharia e Operações do CBMRN.
Para o Coronel, o programa irá trazer diversos benefícios para a corporação, desde a melhoria na formação até a elevação da auto-estima dos bombeiros em formação. "Com o treinamento específico, cada bombeiro irá trabalhar fisicamente o necessário para atuar bem na sua área. Dessa forma, como ele terá metas, ele irá se dedicar mais e, certamente, elevará também sua auto-estima com os ganhos obtidos no treinamento", explicou.
O estudo, desenvolvido pelo comitê designado especialmente para o trabalho, envolve oito pesquisadores, entre professores da UFRN e bombeiros. O trabalho iniciado há alguns anos atrás começou ser utilizado como uma nova forma de treinamento.
Na próxima quarta-feira, dia 18, às 7 horas, os militares do Corpo de Bombeiros estarão reunidos na quadra de esporte do quartel do Comando Geral, localizado na Avenida Alexandrino de Alencar, para a realização de uma nova bateria de treinamentos voltados à atividade fim da corporação.

Fonte: Tenente Couceiro - CBM-RN

Governo envia a AL projeto que normatiza procedimentos no CBM-RN.

A Proposta Normativa endereçada ao Parlamento Estadual tem como objetivo dotar o Estado do Rio Grande do Norte de um instrumento legal, atualizado às mais modernas tecnologias e procedimentos contra incêndio e controle de pânico, que possibilite ao Corpo de Bombeiros Militar, uma atuação mais efetiva na proteção à vida dos cidadãos e ao patrimônio público e privado.
A presente lei tem por finalidade determinar medidas mínimas de segurança e proteção contra incêndio, explosão e pânico em edificações e áreas de risco, atendendo ao previsto no art. 144, § 5º, da Constituição Federal.
Integra do projeto: Mensagem 171/2010 

Governo pede revalidação do prazo do concurso público de Soldado do CBM-RN

O Governo do Estado enviou à Assembleia Legislativa um pedido revalidação do prazo de validade do concurso para o cargo de soldado do quadro de praças do Corpo de Bombeiros Militar do RN.
Na mensagem, encaminhada no dia 11 desse mês, o Executivo pede a apreciação da matéria em regime de urgência.
O Governo justifica que não houve o preenchimento das 675 vagas previstas  para o cargo de Soldado Bombeiro  Militar. Segundo a mensagem encaminhada, apenas 400 vagas foram preenchidas e o número é insuficiente para atender a todo o território do estado, principalmente com a abertura do Subgrupamento de Pau dos Ferros, que precisará de novos soldados, e a expectativa para a Copa de 2014.
É necessária a aprovação da Assembleia para que os suplentes sejam convocados. Para isso, o Executivo pede que a matéria seja apreciada em regime de urgência, justificando também que a realização de um novo concurso implicaria em muitos gastos para o Poder Público e demandaria muito tempo.
O concurso para o cargo de Soldado do Corpo de Bombeiros foi homologado no dia 23 de novembro de 2007. No anteprojeto enviado pelo Executivo, a prorrogação é solicitada a partir do dia 19 de novembro de 2009.
Integra do texto da Mensagem encaminhada a AL do RN: Mensagem 170/2010

segunda-feira, 9 de agosto de 2010

Bombeiros iniciam treinamentos para Operação Verão 2010/2011

Para manter os seus militares em condições de atuar na água, na terra ou nas alturas, o Grupamento de Busca e Salvamento do Corpo de Bombeiros do Rio Grande do Norte vem realizando constantes treinamentos a fim de atualizar e padronizar os procedimentos de resgate realizados pela tropa.
Considerados como os homens de elite dos bombeiros por atuarem nas atividades mais complexas, os militares do Grupamento de Busca e Salvamento estão em constantes testes físicos e técnicos que os qualificam para as mais diversas ocorrências.
Antecipando-se ao grande número de atendimentos que realizam durante as férias de fim de ano, os militares da Seção de Salvamento Aquático já iniciaram, com quatro meses de antecedência, a preparação para a Operação Verão 2010/2011.
Segundo o coronel Gervásio Protásio Bentes, que está respondendo pelo Comando do Corpo de Bombeiros, "o plano de treinamento foi elaborado de forma que se tenha um acompanhamento de um preparador físico Bombeiro Militar, orientando, avaliando através de testes, montagem de programas de exercícios e suas progressões, objetivando melhorar o desempenho físico do Guarda-Vida na atividade", disse.
Para isso, explica o coronel, estão incluídas instruções técnicas profissionais ministradas pelos oficiais e praças que atuam na área de salvamento aquático, promovendo a busca constante pelo aprimoramento do profissional Bombeiro Militar.
Nesta semana, os Guardas Vidas da Corporação estiveram treinando na piscina da UFRN. Na ocasião, foram colocados em prática os procedimentos a serem realizados pelo bombeiro em casos de afogamentos de vítimas.
Enquanto isso, os militares da sessão de salvamento em altura praticaram técnicas de salvamentos verticais com o uso da técnica do rapel.

Fonte: Agência RN

Bombeiros de Mossoró fazem resgate surpreendente

O que era para ser uma busca de cadáver acabou se tornando em um resgate surpreendente. No dia 25 de julho, os bombeiros de Mossoró foram acionados, às 17 horas, pela Central de Gerenciamento de Emergência e Defesa Civil da Região, para atender uma ocorrência de afogamento no trecho urbano do Rio Mossoró. Informações repassadas por testemunhas diziam que o senhor Antonio Nailson Fernandes, 36 anos, teria se afundado nas águas do rio que corta a cidade onde permanecia submerso por mais de 20 minutos.
Assim que chegaram ao local, os guardas vidas dos bombeiros agiram rapidamente e ao constatar a baixa profundidade do rio decidiram mergulhar com o uso da técnica de apnéia, ou seja, sem o uso dos cilindros de oxigênio. A técnica foi escolhida para dar mais agilidade ao atendimento.
Como uma benção divina, os Guardas Vidas localizaram a vítima logo na primeira tentativa e, como se não bastassem, ainda conseguiram retirá-la da água com vida.
Estudos do Corpo de Bombeiros do CBMRJ relatam que uma pessoa que tenha ficado submersa em até uma hora ainda tem chances de sobrevivência, isso se dar através de uma defesa do próprio organismo que diminui o metabolismo do corpo humano e aumenta as chances de vida.
Apesar de ser verificada sua pulsação, Antonio Nailson Fernandes, 36 anos, foi conduzido com urgência ao hospital Tarcisio Maia, de Mossoró, onde permanece na Unidade de Tratamento Intensivo (UTI).
A atuação dos Bombeiros de Mossoró foi elogiada pela equipe médica do hospital, bem como pela população que presenciou o salvamento.

Os militares que participaram da operação foram: Tenente Bruno e os soldados Mairton, Elias e Dos Anjos.

Fonte: http://www.cbm.rn.gov.br/contentproducao/aplicacao/sesed_cbm/imprensa/enviados/noticia_detalhe.asp?nCodigoNoticia=21280

sexta-feira, 6 de agosto de 2010

SEXTA - FEIRA, 06 DE AGOSTO DE 2010

Congresso Nacional Concede Poder de Polícia às Forças Armadas nas Regiões de Fronteira.

SD Oliveira, Natal/RN - Sócio da ABM

Após a aprovação do Projeto de Lei que concede poder de polícia às Forças Armadas, em 09 de março de 2010, pela Câmera dos Deputados Federais, agora foi a vez de o Senado Federal aprovar, no último dia 04, o projeto de lei PLC 10/2010, faltando apenas a sanção do Presidente da República para a nova legislação entrar em vigor. Uma vez sancionada, as Forças Armadas poderão atuar como polícia nas regiões de fronteiras, podendo realizar patrulhamentos, revistas de pessoas, carros, embarcações, aeronaves, bem como realizar prisões em flagrante.

Tal mudança das funções institucionais das Forças Armadas deverá ser acompanhada de um esforço considerável no sentido de capacitar os militares federais dentro da nova realidade, já que os mesmos são treinados para combater o inimigo externo, forças estrangeiras que visam atentar contra a soberania nacional, enquanto que as polícias dos Estados e as polícias federais visam combater o transgressor da lei, o agente criminoso.

Se tais mudanças forem acompanhadas dos investimentos financeiros e operacionais necessários, têm tudo para ser um marco na história da segurança púbica deste país, tendo em vista que agora o Exército poderá patrulhar a Floresta Amazônica e as regiões de fronteira que são os verdadeiros corredores do tráfico de armas e drogas. Já a Marinha do Brasil poderá patrulhar o Pantanal, a bacia amazônica, combatendo dentre outros crimes, os de natureza ambiental. Finalmente, temos que a Força Aérea Brasileira ganhou um incremento à famosa Lei do Abate, que permite à FAB dar tiros de advertência e, inclusive, derrubar aeronaves sem plano de vôo e com fortes evidências de transporte de drogas, armas ou que estejam agindo em atividades criminosas, desde que haja autorização pessoal do Ministro da Defesa.

Antes as Forças Armadas ficavam impedidas de realizar, por exemplo, prisões em flagrantes, as quais só poderiam ser realizadas pela autoridade policial competente, causando sérios transtornos, a exemplo do vídeo divulgado em junho do ano passado (http://www.youtube.com/watch?v=XgicKNMFkfk), quando um Super Tucano da FAB realizou tiros de advertência a um monomotor, de matrícula boliviana, que sobrevoava o território do Estado de Rondônia e se recusava a retornar e pousar em solo brasileiro. No caso, a Força Aérea Brasileira teve que ficar monitorando o piloto, que era traficante, para que o mesmo não fugisse, até a chegada dos policiais.

Desta forma, temos que o Congresso Nacional andou bem em promover estas inovações no ordenamento jurídico interno, essencialmente na seara da segurança pública do Brasil. Espera-se que tais medidas capacitem o Estado Federal a responder à altura o crime organizado que tanto assola o país, destrói nossas famílias e leva nossos jovens a um caminho quase que sem volta: o caminho das drogas.

Mudança de Comando no CBM-RN

Coronel Christian Bezerril deixa o Comando do Corpo de Bombeiros


 
O Coronel Cláudio Christian Bezerril da Silva deixou o Comando do Corpo de Bombeiros do Rio Grande do Norte nesta semana após ter concluído o seu tempo de serviço na instituição.

Incluído nas fileiras da Polícia Militar do Rio Grande do Norte, em 22 de janeiro de 1982, passou a integrar o estado efetivo do Corpo de Bombeiros Militar do Rio Grande do Norte, por ocasião da edição da Lei Complementar nº 230, de 22 de março de 2002. Nomeado para exercer o Comando Geral do Corpo de Bombeiros Militar, através do Diário Oficial do Estado nº 10.550, de 12 de agosto de 2003, consolidou de vez a desvinculação dos Bombeiros da Polícia Militar durante sua gestão.

No comando do Corpo de Bombeiros Militar teve como principais metas a valorização do pessoal e a descentralização das atividades operacionais da corporação, ou seja, a instalação de novas unidades do Corpo de Bombeiros na Grande Natal e no interior do Estado.

Como medidas a frente do comando, priorizou a compra de material de proteção individual e a qualificação dos Bombeiros, duplicou o efetivo de homens e triplicou a frota de veículos da Corporação. Para ele o homem sempre foi o elemento maior da instituição. A sua saída da Corporação deixará saudades.

O Corpo de Bombeiros aguarda a definição de quem será o novo Comandante Geral designado pelo Governador do Estado. O Coronel Gervásio Protásio Bentes, Sub Comandante do Corpo de Bombeiros do RN está respondendo pelo Comando.




Cel Gervásio, Respondendo pelo Comando Geral


Fonte: site CBM-RN

A ABM-RN dá as boas vindas ao Cel Gervásio com a expectativa que garanta ao Comando do CBM-RN a prática do diálogo e do respeito ao material humano do CBM-RN. Seu maior e mais valoroso bem.

quarta-feira, 4 de agosto de 2010

Conselho Nacional de Segurança Pública divulga candidatos à eleição

O Conselho Nacional de Segurança Pública (Conasp) divulgou neste domingo (1) a lista das entidades da sociedade civil que vão participar da eleição dos membros do Conselho.
A eleição dos novos conselheiros do Conasp acontece no dia 30 de agosto, em Brasília, e seus eleitores poderão votar presencialmente ou a distância para o mandato 2010-2012. Entidades, fóruns, redes e movimentos sociais de nove estados, além do Distrito Federal, estão concorrendo para integrar o Conselho, sendo 40 instituições eleitoras e candidatas e 12 somente eleitoras.
Essa é a primeira vez que o Conasp terá representantes eleitos da sociedade civil. A reestruturação do Conselho foi definida durante a 1ª Conferência Nacional de Segurança Pública, realizada em agosto de 2009.
A Assembleia Eleitoral para a escolha das entidades, fóruns, redes e movimentos sociais que irão compor o Conselho Nacional de Segurança Pública (CONASP), mandato 2010-2012, será realizada das 8:00hs às 18hs, no dia 30 de agosto do ano corrente, no Centro de Eventos e Treinamento CNTC, Setor de Grandes Áreas Sul – SGAS, 902 Sul, Bloco C, Brasília – DF, de acordo com o item 6.1 e 9.1 do Edital de Eleições do CONASP.

A ABM-RN está representada pela ANASPRA Associação Nacional de Entidades de Praças Militares Estaduais.
Conheça as entidades candidatas e eleitoras:

Após o exame dos recursos, a lista das inscrições homologadas de modo definitivo é a seguinte:
TRABALHADOR
AGENTES DE POLICIA FEDERAL OU AGENTES DE POLICIA CIVIL ESTADUAIS OU DISTRITAIS
Federação Nacional dos Policiais Federais - FENAPEF
Confederação Brasilieira dos Trabalhadores Policiais Civis - COBRAPOL
Associação Nacional dos Servidores da Polícia Federal - ANSEF
Federação Interestadual dos Policiais Civis - FEIPOL
DELEGADOS DE POLICIA FEDERAL OU DELEGADOS DE POLICIA CIVIL ESTADUAIS OU DISTRITAIS
*Associação Nacional dos Delegados de Polícia Federal - ADPF
*Associação dos Delegados de Policia do Brasil - ADEPOL
MEMBROS DA POLICIA RODOVIARIA FEDERAL
Federação Nacional dos Policiais Rodoviários Federais - FENAPRF
OFICIAIS POLICIAIS E BOMBEIROS MILITARES ESTADUAIS OU DISTRITAIS
Associação dos Oficiais Militares Estaduais do Brasil - AMEBRASIL
Federação Nacional de Entidades de Oficiais Militares Estaduais - FENEME
PAPILOSCOPISTAS ESTADUAIS, DISTRITAIS OU FEDERAIS
Federação dos Profissionais em Papiloscopia e Identificação - FENAPPI
PERITOS OFICIAIS CRIMINAIS ESTADUAIS, DISTRITAIS OU FEDERAIS
Associação Brasileira de Medicina Legal - ABML
*Associação Nacional dos Peritos Criminais Federais - APCF
*Associação Brasileira de Criminalística - ABC
INTEGRANTES DAS GUARDAS MUNICIPAIS
Nenhuma Candidatura Habilitada
PRAÇAS POLICIAIS E BOMBEIROS MILITARES ESTADUAIS OU DISTRITAIS
Associação Nacional de Entidades de Praças Militares Estaduais - ANASPRA
AGENTES PENITENCIÁRIOS VINCULADOS A QUALQUER DOS ENTES DA FEDERAÇÃO
Sindicato dos Agentes Penitenciários do Paraná - SINDARSPEN
Sindicato dos Agentes Penitenciários Federais - SINDAPEF
SOCIEDADE CIVIL
ENTIDADE
Guayí - Democracia, Participação e Solidariedade
Fundação Cidade da Paz - UNIPAZ - DF
Conselho Nacional de Igrejas Cristãs do Brasil - CONIC
Viva Rio
Viva Comunidade
Instituto de Defesa dos Direitos Humanos - IDDEHA
Conselho Federal da Ordem dos Advogados do Brasil - OAB
Pastoral Carcerária Nacional - ASAAC
Instituto Brasileiro de Ciências Criminais - IBCCRIM
Grande Oriente do Brasil - GOB
Instituto Movimento Rio de Combate ao Crime - MOVRIO
Gabinete de Assessoria Jurídica às Organizações Populares - GAJOP
Instituto Sou da Paz
Centro Santo Dias de Direitos Humanos da Arquidiocese de São Paulo - CSDDH
FASE - Federação de Órgãos para Assistência Social e Educacional
*Instituto de Estudos da Religião - ISER
*Instituto de Estudos Socioeconômicos - INESC
Conselho Federal de Psicologia
Associação de Direitos Humanos em Rede - CONECTAS
Dom da Terra
*Observatório de Favelas do Rio de Janeiro
*Redes de Desenvolvimento da Maré
Centro Feminista de Estudos e Assessoria - CFEMEA
Sociedade Maranhense de Direitos Humanos - SMDH
FÓRUM, REDES E MOVIMENTOS SOCIAIS
Fórum Nacional de Mulheres Negras - FNMN
Movimento Nacional de Direitos Humanos -MNDH
Fórum Brasileiro de Segurança Pública - FBSP
*Associação Brasileira de Organizações Não Governamentais - ABONG
*Fórum de Entidades Nacionais de Direitos Humanos - FENDH
Rede Desarma Brasil
Fórum Nacional de Juventude Negra -FONAJUNE
Associação Brasileira de Lésbicas, Gays, Bissexuais, Travestis e Transexuais - ABGLT
Plataforma Dhesca Brasil
Coletivo de Entidades Negras - CEN BRASIL
REDE AFRO LGBT - Rede Nacional de Negras e Negros Lébiscas, Gays, Bissexuais, Travestis e Transexuais
Rede de Comunidades e Movimento Contra Violência

* Candidatos que compartilham cadeiras
Fonte: MJ Conseg