segunda-feira, 29 de abril de 2013

III ASSEMBLEIA GERAL UNIFICADA - LEI DE PROMOÇÃO DE PRAÇAS



Aconteceu na manhã desta sexta (26/04) em Mossoró a III Assembléia Geral Unificada envolvendo praças e entidades representativas da Polícia Militar e Corpo de Bombeiros que, além de realizarem esclarecimentos, debateram idéias e explicaram acerca do trâmite da proposta que versa sobre a Lei de Promoção de Praças e que atualmente encontra-se na Coordenadoria de Pagamento da Secretaria de Administração (COPAG). O evento transcorreu no auditório da Biblioteca Municipal contando com a presença de dezenas de militares além dos representantes de todas as associações de praças militares do Rio Grande do Norte.
 

Durante o ato cada diretor fez uso da palavra dando ênfase ao clima de união entre às entidades e mostrando a importância do engajamento da tropa na busca deste objetivo. "É necessário que cada militar abrace a causa e esteja disposto a participar desta conquista que lhe garantirá um caminho de ascensão dentro da instituição", afimou o Soldado Tony, presidente da APRAM.              

Apoios

Um importante aliado que conhece a luta e que também esteve presente à assembléia foi o Vereador Soldado Jadson (PT do B). O edil mossoroense reafirmou seu compromisso com as causas dos militares e disse estar pronto para contribuir pela concretização da Lei de Promoção de Praças. "Sabemos da falta de reconhecimento dispensada aos cabos e soldados que compõem a base das corporações militares onde esperamos que o executivo estadual compreenda que uma segurança de qualidade passa primeiro pela valorização de seus profissionais os quais hoje encontram-se desestimulados", afirmou o parlamentar. 

Outro apoio anunciado no decorrer do encontro foi a do Deputado Estadual Gilson Moura (PV) que, através de um telefonema, confirmou a realização de uma Audiência Pública para tratar da proposta a qual será realizada dia 16 de Maio na Assembléia Legislativa do Rio Grande do Norte. 

Próximas Assembléias

Ao fim do encontro, dando continuidade ao processo de mobilização pelo interior, os representantes definiram e agendaram local e data das próximas assembléias unificadas que ocorrerão dias 09 e 10 de Maio em Pau dos Ferros e Caicó respectivamente. "Espero a participação do efetivo de todas as regiões do estado pois a aprovação desta lei será considerado um marco histórico e significará um futuro melhor para todos os integrantes da instituição", afirmou o Sargento Eliabe, da Associação de Sargentos e Subtenentes.

Fonte: http://apramrn.blogspot.com.br

quinta-feira, 25 de abril de 2013

Caminhada da mãe potiguar


Corpo de Bombeiros irá realizar 2° Passeio Ciclístico com o tema “Vida no Trânsito”



O Corpo de Bombeiros Militar do RN realizará no dia 19 de maio, o 2° Passeio Ciclístico dos Bombeiros, que visa alertar a sociedade quanto à necessidade do cumprimento e respeito às leis de trânsito, que por sua vez, vem gerando milhares de vítimas no estado e no país.

“O objetivo é conscientizar a população, principalmente os condutores de veículos, sobre os direitos dos ciclistas, bem como sobre a importância da redução de acidentes de trânsito no Estado. Também queremos destacar a observação do uso dos itens de segurança relacionado à prática ciclística”, disse o Capitão Elton de Queiroz, coordenador do passeio.

Além desta problemática social, o evento servirá para homenagear o soldado do Corpo de Bombeiros do RN, Juscimário Gregório Cruz, vítima do desrespeito ao ciclista no trânsito. Juscimário, que exercia um importante papel no desenvolvimento do serviço administrativo da instituição, foi atropelado e faleceu no mês de maio de 2012, enquanto passeava de bicicleta, por um veículo descontrolado, não sendo atendido pelo motorista que fugiu sem prestar socorro.
 

“Durante doze anos Juscimário exerceu com afinco e profissionalismo todos os serviços aos quais foram confiados a ele. Era um homem de muito bom trato com todos com quem convivia, conhecido pela ética e reconhecido pelo grande zelo que tinha pela família. Perdemos o amigo, que deixou uma esposa e filhas em função da violência do trânsito”, disse o Coronel Elizeu Lisboa Dantas, Comandante Geral do CBMRN.

A concentração dos ciclistas ocorrerá no Quartel Corpo de Bombeiros Militar do RN, localizado na Avenida Prudente de Morais, 2410, Barro Vermelho, em Natal, às 5:30 horas, com largada prevista para às 6 horas. O passeio terá como destino o município de Extremoz, onde será realizada uma missa. No trajeto, os ciclistas irão percorrer as avenidas Alexandrino de Alencar e Dr. Mário Negócio, ponte de Igapó e a estrada de Extremoz, até o destino final.

Quatro motos e uma ambulância do Corpo de Bombeiros Militar darão apoio logístico aos participantes.

Fonte: Imprensa CBM

terça-feira, 23 de abril de 2013

Assembleia ABM-RN


Lei de Promoção de Praças - Reunião no QCG da PM RN



Neste dia 22 de abril de 2013 as entidades representativas de praças militares do RN estiveram reunidas com o Comandante da Polícia Militar o Coronel PM Araújo para tratar da Proposta de Lei de Promoção de Praças protocolada no Governo do Estado do RN.

A reunião teve como objetivo colher informações sobre a tramitação do processo. Na oportunidade, o Coronel Araújo informou que o processo, que se encontra na Coordenadoria de Pagamento da Secretaria de Administração – COPAG, está na fase de levantamento do impacto financeiro na folha de pagamento, e em seguida, será encaminhado para a discussão jurídica do texto junto a Consultoria Geral do Estado - CGE.

O Sargento PM Miguel explicou ao Coronel Araújo que será necessário uma reunião com representantes do Governo do Estado do RN e entidades representativas para a explanação e esclarecimentos de pontos importantes na Proposta de Lei.

As Associações estão unidas em prol das melhorias das condições de trabalho e de vida das Praças Militares do RN. Lutando pela elaboração de Leis que trazem dignidade e valorização profissional dos agentes da segurança pública e da defesa social.

Sabemos que não é fácil lutar contra um sistema tradicional e cheio de paradigmas onde a elite impõe suas regalias, mas sabemos também que precisamos lutar se quisermos que algo aconteça diferente do que está disposto.

Por isso a Associações convocam os militares do Estado do Rio Grande do Norte a empenharem-se na luta participando das Assembleias Unificadas que terão como objetivo a apresentação e esclarecimento do texto da lei de Promoção de Praças.

O que conseguiremos depende da força de mobilização de todos os interessados, faça a sua parte dando sua contribuição. Participe!

Vereador de Natal solicitará aumento do efetivo no Corpo de Bombeiros do RN



Na manhã de quinta feira (18), o vereador do município de Natal, Adão Eridan (PR), visitou as instalações do Corpo de Bombeiros Militar do RN (CBMRN) para conhecer a estrutura utilizada pela corporação nas ações de urgência e emergência na capital.

Com a repercussão da matéria veiculada no Programa Fantástico, da Rede Globo de Televisão, nos dias 07 e 14 de abril de 2013, referente à situação das Corporações de Bombeiros Militares no país, aliada ao aumento na demanda de atendimentos prestados pela corporação potiguar, nos últimos anos, o vereador Adão Eridan  se reuniu com o Comandante Geral do CBMRN, Coronel Elizeu Lisboa Dantas, para ficar a par da realizadade da instituição potiguar e sua capacidade de atendimento em Natal e no RN.


Na ocasião, Adão Eridan visitou o pátio das viaturas do 1º Grupamento de Bombeiros onde ficam os caminhões de combate a incêndio e os equipamentos de proteção individual utilizados pelos bombeiros que atuam no combate a incêndio.

Após a visita ao quartel, o vereador de Natal se colocou a disposição em contribuir com o crescimento da instituição potiguar que, segundo ele, precisa de mais atenção governamental.

“Ficamos satisfeitos com a conservação das viaturas e dos equipamentos utilizados pela instituição, porém sabemos que o CBMRN possui um limitado efetivo para atender todo o estado. Precisamos garantir a segurança dos banhistas que frequentam o nosso litoral, aumentar as fiscalizações do serviço técnico de engenharia e construir mais unidades operacionais para atender melhor a população”, destacou o Adão Eridan.

Nesta semana, o vereador estará encaminhando um requerimento ao Governo do Estado para solicitar agilização de concursos públicos que garantam a rápida inclusão de novos militares na coporação.

“Entendemos que o momento é oportuno para a ampliação das discussões nesta área tão importante ao desenvolvimento do estado e que trata da proteção da vida em relação à segurança contra incêndio e controle de pânico. O Governo do Estado tem se esforçado para garantir novos investimentos e equipamentos que assegurem mais eficiência aos serviços e planeja a inclusão de novos militares para reforçar o efetivo da instituição, o que hoje é um dos nossos maiores desafios”, disse o Coronel Elizeu Lisboa Dantas, Comandante Geral do CBMRN.

Fonte: Imprensa CBM-RN