quinta-feira, 19 de setembro de 2013

Torneio de Futebol Society



Com o objetivo de confraternizar os militares do Corpo de Bombeiros Militares do Rio Grande do Norte. A Associação dos Bombeiros Militares do RN estará organizando um torneio de futebol society no sábado dia 28 de setembro de 2013.

O torneio terá início às 09 horas da manhã no campo de futebol da praia do forte. Avenida Presidente Café Filho.

As equipes deverão ser inscritas conforme os grupamentos do CBM-RN, podendo conter mais de uma equipe por grupamento e também inscrever atletas de outros grupamentos

EQUIPES: 1ºSGB, 2ºSGB, 3ºSGB, DEO, DAG, SERTEN, SIDAM, SCI E GBS.

Todas as equipes deverão estar com uniformes completos camisas, calção, meiões e chuteiras.

Premiação troféus e medalhas.

Não será cobrado taxa de inscrição.

Estamos recebendo as inscrições pelo email:  abm.rn@hotmail.com

Observação aos interessados:
Deveremos limitar a quantidade de inscrições em 08 equipes.
O campo comporta 7 atletas na linha e 01 no gol, portando a equipe poderá inscrever no máximo 12 atletas.

Se tudo ocorrer bem e se houver interesse organizaremos um campeonato.

Sugestões:
Contato: Canindé 8829-6689

Quarta-feira de Luta.

          A quarta-feira, 18 de setembro foi um dia importante para os Policiais Militares e Bombeiros Militares do RN.
Escalas de Serviço
Pela manhã, os representantes das Associações Representativas da Polícia Militar e dos Bombeiros Militares participaram de reunião como Secretário Adjunto da Segurança Pública e da Defesa Social – Silva Júnior. Na oportunidade foram apresentados alguns dos problemas administrativos e organizacionais vivenciados pelos Policiais Militares e Bombeiros Militares, com destaque para a escala de serviço que, oscila e varia de acordo com o entendimento de cada Comando local.
A proposta levada pelas Associações é que a Secretaria de Segurança Pública e Defesa Social – SESED, regule por meio de Portaria as regras gerais para as escalas de serviço e respeito ao princípio da VOLUNTARIEDADE para a realização dos Serviços Extras. É comum a utilização da expressão “necessidade do serviço” para escalar o efetivo compulsoriamente, na folga para eventos particulares, atendendo a interesses que muito se distanciam do que deveria ser prioritário para a atuação do Policial Militar e dos Bombeiros Militares.
A confecção da Portaria da SESED tem amparo legal nas previsões da de Seção V, Art. 29 da Lei Complementar 262, 29 de dezembro de 2003, que subordina os Comandantes Gerais da PM/RN e do CBM/RN, assim como o Delegado Geral da Polícia Civil, à SESED. Ficou previamente agendada com o Secretário Adjunto, nova reunião para o dia 25 de setembro, a fim de avançar na elaboração da referida Portaria.
Lei de Promoção de Praças
Já na parte da tarde houve concentração de Policiais Militares e Bombeiros Militares no Calçadão da Av. João Pessoa, Centro de Natal. A movimentação foi chamada pelas Associações de Policiais Militares e Bombeiros Militares para que fossem feitos os esclarecimentos sobre a reunião ocorrida no último dia 12 com a Governadora do Estado e, principalmente, os próximos passos para tornar a Lei de Promoção de Praças uma realidade.

Após as explicações sobre a reunião com a chefe do executivo, que objetivamente, teve maior simbolismo que efetivos avanços no trâmite da Lei de Promoção de Praças, os representantes das Associações esclareceram que, naquele momento, a Excelentíssima Senhora Governadora do Estado – Rosalba Ciarline, havia determinado ao Controlador Geral do Estado – José Anselmo de Carvalho Júnior, que o mesmo verificasse onde se encontrava a Lei de Promoção de Praças e providenciasse a satisfação das eventuais pendências para que se seguisse o trâmite no âmbito da administração. Naquele momento a Lei de Promoção de Praças – Protocolo nº 39668/2013, encontrava-se na Secretaria de Administração e Recursos Humanos – SEARH, desde o dia 28 de agosto. Os representantes das Associações insistiram em marcar uma data para que o processo fosse remetido à Consultoria Geral do Estado para a análise jurídica mas o Controlador rebateu informando que entraria em contato quando houvesse qualquer modificação.

O fato é que a Lei de Promoção de Praças continua na SEARH, sem qualquer movimentação. As Associações Representativas de Policiais Militares e Bombeiros Militares já formalizaram Ofício dirigido ao Secretário Antonio Albert Nóbrega, titular da SEARH, informando sobre as determinações da Governadora e, cobrando agilidade nos encaminhamentos da Lei de Promoção de Praças. Fato é também que, se os Gestores Públicos não se sentirem pressionados pelos que tem interesse em fazer da Lei de Promoção de Praças uma realidade, nada farão para que a proposta siga o trâmite necessário para chegar a Assembleia Legislativa ainda em 2013.

Para que todos tenham clareza sobre a necessidade de pressão, é válido relembrar que dia 23 de agosto de 2013 aconteceu um ato público alusivo ao dia do soldado, pela valorização do policial militar e bombeiro militar, finalizado com o protocolo de solicitação de audiência com a Governadora. Dia 5 de setembro houve uma Assembleia Geral, no Clube Tiradentes com os informes e a deliberação de nova Assembleia no dia 18. A audiência aconteceu no dia 12 de setembro. Dia 18, no calçadão da Av. João Pessoa, a segunda Assembleia Geral sobre a Lei de Promoção de Praças com os informes sobre o andamento da proposta e a deliberação de novo encontro, marcado para o dia 10 de outubro. É preciso que se compreenda que somente com a presença maciça dos Policiais Militares e Bombeiros Militares a Lei de Promoção de Praças se tornará uma realidade.

ASSEMBLEIA GERAL - LEI DE PROMOÇÃO DE PRAÇAS 
10 DE OUTUBRO A PARTIR DAS 9:00 H - CLUBE TIRADENTES

ABM/RN
Na luta pelo direito do Bombeiro Potiguar.


Se a Polícia Militar não fosse militar, o Governo Rosalba estava encurralado

A governadora Rosalba Ciarlini deve dar graças a Deus o processo de desmilitarização da Polícia Militar ainda não ter se iniciado no Brasil. Com a segurança pública em crise durante quase toda a administração dela, com aumento de homicídios, assaltos e outros crimes, a Polícia Militar continua trabalhando como pode. Mas, não pensem vocês que os militares do RN estão satisfeitos com o Governo do RN.

A única razão para não termos tido ainda uma greve dos policiais militares é justamente o militarismo. Policiais militares não podem fazer greve, pois atitudes como essa podem levar à expulsão da corporação. No entanto, assim como os policiais civis e servidores do ITEP ou até mesmo os da Saúde e Educação, os militares teriam motivos para cruzar os braços.
Hoje, o efetivo da Polícia Militar está longe de ser o ideal, o que faz com que muitos policiais sejam escalados para serviços extras, embora não recebam diárias em dia. Os soldados e cabos, que representam mais de 70% do efetivo, têm o menor salário da segurança pública e são aqueles que estão na linha de frente, trocando tiros com bandidos.
Alguns deles, inclusive, estão há 30 anos sem promoção. Vale lembrar que o último concurso para soldado da PM foi há oito anos. Em alguns batalhões, as munições não são suficientes. O combustível para as viaturas é limitado. Somente neste ano, mais de 40 policiais militares pediram dispensa da corporação. A maioria deles, sem dúvida, desestimulados com a situação.
Até mesmo os oficias da PM andam reclamando da administração de Rosalba. O problema é que, justamente por serem militares, os oficiais também não podem bater de frente com o Governo e cobrar o que falta para a Polícia Militar. O resultado disso é que eles mesmos são culpados pela sociedade pela falta de policiamento nas ruas e aumento da criminalidade.
Então, meus amigos, não tenham dúvida que se a Polícia Militar não fosse militar, o Governo Rosalba estaria encurralado. Afinal, essa corporação agrega mais de nove mil homens e mulheres que de farda e coturno têm que marchar conforme a música tocada na Governadoria.
Fonte: Portal BO

sexta-feira, 13 de setembro de 2013

Lei de Promoção de Praças - mais um passo dado



Fonte: ASSPMBM-RN
A governadora Rosalba Ciarlini recebeu na tarde desta quinta-feira (12), as Associações Representativas de Praças Policiais Militares e Bombeiros Militares. A reunião foi solicitada pelas Associações no dia 23 de agosto, após a realização do ato publico pela valorização profissional dos operadores de Segurança Publica do RN.

Após as explanações da governadora sobre os problemas orçamentários enfrentados pelo Governo do Estado, com a frustração da receita proveniente do ICMS, redução do repasse do FPE, aumento da despesa com folha de pagamento decorrente da implantação de reajustes salariais e dos limites estabelecidos pela Lei de Responsabilidade Fiscal, foi dado início efetivamente à pauta que motivou a reunião.

Os representantes das Associações explicaram sobre a necessidade de dar prosseguimento ao trâmite da Lei de Promoção de Praças, protocolado junto ao Governo do Estado no dia 26 de fevereiro do corrente ano. Eles destacaram que a minuta apresentada foi resultado da negociação e do trabalho conjunto das Associações Representativas da PM e do CBM. Na ocasião, também ressaltaram que o impacto decorrente da implantação da Lei de Promoção de Praças teria perspectiva de ser aplicado em um período de três anos, de modo que as limitações orçamentárias enfrentadas atualmente pelo Governo do Estado não indicariam a impossibilidade da proposta de Lei seguir em tramitação no âmbito da administração pública.

Diante do exposto, a chefe do Executivo Estadual Rosalba Ciarlini determinou ao Controlador Geral do Estado – José Anselmo de Carvalho Júnior, que acompanhasse o trâmite e providenciasse junto à Secretaria de Administração e Recursos Humanos do Estado (SEARH), a resolução das pendências ainda existentes para que o processo seja encaminhado à Consultoria Geral do Estado a fim de ser analisado juridicamente.

Participaram da reunião o Secretário de Segurança Publica e Defesa Social – Aldair da Rocha, o Controlador Geral do Estado, José Anselmo de Carvalho Júnior, o Comandante Geral da Polícia Militar – Cel PM Araújo, o Comandante Geral do Corpo de Bombeiros Militar – Cel BM Dantas, o Presidente da Associação de Subtenentes e Sargentos da Polícia Militar e Corpo de Bombeiros do RN – Sgt PM Eliabe, da Associação de Cabos e Soldados da Polícia Militar - Sd PM Roberto, da Associação de Praças do Seridó – Sd PM Aderlan, da Associação de Praças de Mossoró e Região – Sd PM Tony, da Associação de Praças do Agreste – Sd PM Heitor, da Associação de Praças da PM – Sd PM Canuto e o Presidente da Associação de Bombeiros – Sd BM Maribondo.

As Associações realizarão Assembleia Geral no dia 18 de setembro, a partir das 14 Horas, no calçadão da Rua João Pessoa – Centro para informar os próximos passos no processo de mobilização em defesa da Lei de Promoção de Praças.


segunda-feira, 9 de setembro de 2013

Minas Gerais - Um exemplo a ser seguido

Enquanto no Rio Grande do Norte a luta por direitos esbarra, muitas vezes, em estruturas contaminadas com pensamentos equivocados sobre o que vem a ser “dedicação exclusiva e integral” e “previdência diferenciada”, Minas Gerais sai novamente na frente e, em respeito à dignidade do Policial Militar e do Bombeiro Militar, graças obviamente, aos espaços políticos ocupados por Praças, legisla regulamentando a Carga Horária.


Vejam mais:




ABM-RN
Trabalhando pela valorização do Bombeiro Potiguar

Ministério Publico propõe mandado de injunção para o Corpo de Bombeiros

Infelizmente a notícia não é sobre o MP do RN que caminha em direção oposta a de seus colegas do cerrado, no entanto, é a prova que argumentos ampla e cansativamente usados para a manutenção da inércia organizacional, estão longe, longe, longe, muito longe de serem absolutos.

Vejam a matéria na íntegra:

http://www.mpgo.mp.br/portal/noticia/mp-propoe-mandado-de-injuncao-contra-o-estado-visando-proteger-bombeiros-militares#.Ui266NK-oU5

ABM-RN
Trabalhando pelo direito do Bombeiro Potiguar

terça-feira, 3 de setembro de 2013

ASSEMBLEIA GERAL - 05/09/13

As Associações representativas de Policiais Militares e Bombeiros Militares do RN convidam TODOS àqueles que se interessem, a participar de Assembleia Geral para discutirmos os encaminhamentos da Lei de Promoção de Praças.

Dia 05 de setembro, a partir das 9:00 Hs (ou após o término do treinamento para o dia 7) no Clube Tiradentes para avançarmos com a Lei de Promoção de Praças.

ASSPMBM/RN - ACSPM/RN - ASPRA - APBMS - APRAM - ASSPRA - ABM/RN