sexta-feira, 31 de outubro de 2014

NOTA DE APOIO AO SD PM TONY

Policiais Militares e Bombeiros Militares do Rio Grande do Norte são trabalhadores que, cumprem sua missão institucional, MESMO COM O RISCO DA PRÓPRIA VIDA. As palavras fazem parte do juramento feito pelos Praças quando ingressam nas duas instituições. Entretanto, a lógica é que o trabalho, técnico e qualificado deve minimizar ao máximo o risco a que estes profissionais são submetidos.

Planejamento estratégico, inteligência e atualização permanente nos procedimentos devem, ou pelo menos deveriam ser condutas elementares e basilares no FAZER SEGURANÇA PÚBLICA. Contudo não é essa a prática, não é essa a realidade. A gestão da SEGURANÇA PÚBLICA no Rio Grande do Norte carece de qualificação e competência. A falta de organização, capacidade de gerenciamento, preparo e SERIEDADE contaminam as instituições de SEGURANÇA de maneira violenta e danosa.

O resultado da falta de competência, manifestado na falta de programação a curto, médio e longo prazo para o ingresso de novos policiais ou bombeiros é a FALTA DE EFETIVO para o cumprimento das diversas “missões” que surgem ordinária e não raramente, extraordinariamente que, obediente e disciplinadamente os PM’s e BM’s se propõe a cumprir.

A Lei Complementar 7.754, de 18 de novembro de 1999 estabelece a Diária Operacional para os serviços extraordinários realizados pelos Policiais Militares que VOLUNTARIAMENTE em seu período de folga se inscrevam para os tais serviços extras. O problema é que historicamente tanto a PM quanto o CBM vem escalando seus efetivos COMPULSORIAMENTE, em frontal desrespeito ao disposto em Lei Complementar.

Pode parecer absurdo, mas é a grande verdade. A PMRN e o CBMRN  descumprem a Lei TODAS as vezes que - por causa da inépcia e desorganização administrativa, muitas vezes imposta por Chefes do Executivo que não compreendem a complexidade e a necessidade de uma PM e de um CBM estruturados - compulsoriamente ESCALAM seus efetivos para os serviços extras.

Mas a situação é mais grave ainda. Além de não respeitarem a taxativa previsão legal quanto a VOLUNTARIEDADE, ainda aplicam um verdadeiro CALOTE naqueles que cumprem as escalas extras. O atraso tornou-se hábito desde o ano de 2011. Para que tenhamos todos, ideia de como isso se concretiza, as Diárias Operacionais devidas pelos serviços extras realizados na Copa do Mundo e no Mossoró Cidade Junina (eventos realizados em Junho) ainda não foram pagas. E não se tem qualquer previsão de quando ou se serão pagas.

Somando-se a toda essa tragicomédia de gestão, temos ainda a realidade de falta de estruturação e condição mínima para a realização das malfadadas escalas extras. O caso mais recente e que veio a tona pela coragem e seriedade do Sd PM Tony em protocolar denúncia contra o responsável pela coordenação da operação, o Comandante do 12º Batalhão de Polícia Militar, em Mossoró - ocorreu no primeiro turno das eleições quando este foi COMPULSORIAMENTE escalado para o serviço extra de “guarda de urnas” em local isolado, sem comunicação ou qualquer apoio institucional e teve que ficar 37 horas ininterruptas cumprindo a ORDEM DE SERVIÇO EXTRA.


Mesmo ciente da repercussão de suas ações, da grande chance de se tornar alvo de PERSEGUIÇÕES em seu ambiente de trabalho, o Sd PM Tony que acumula ao seu trabalho regular a missão de Presidir a Associação de Praças de Mossoró e Região – APRAM agiu formal e legalmente com a perspectiva de, a partir da tomada de posição contrária as arbitrariedades culturalmente aceitas e tidas como normais no âmbito da caserna, quebrar mais este paradigma.


Somente com embasamento legal e com seriedade poderemos incutir na cabeça de nossos gestores que, pela nossa missão de fiscais das leis e garantidores da segurança pública, devemos ser os primeiros a cumprir exemplarmente as disposições normativas que regulam nossa sociedade.

Por tudo isso e por identificarmos a atitude do Sd PM Tony como um exemplo a ser seguido por todos aqueles que não concordam com os abusos ainda praticados no âmbito da PM e do CBM, subscrevemos a presente NOTA PÚBLICA DE APOIO manifestando nossa admiração e solidariedade.


ASSOCIAÇÕES REPRESENTATIVAS DE PRAÇAS DA POLÍCIA MILITAR E DO CORPO DE BOMBEIROS MILITAR DO RIO GRANDE DO NORTE 

segunda-feira, 27 de outubro de 2014

Assembleia ABM/RN

Diretoria da ABM/RN realiza primeira Assembleia da Gestão 2014/2017. Reunidos em Assembleia Geral Unificada, associados da ABM/RN deliberaram sobre a pauta publicada dia 17 de outubro tratando:

Sobre o posicionamento da ABM/RN acerca das Diárias Operacionais tendo deliberado que a ABM/RN deverá ajuizar ação cautelar de obrigação de não-fazer com o propósito de impedir o CBM/RN de escalar seu efetivo para serviços extras até que pague as Diárias Operacionais que estão em atraso. O efetivo do CBM/RN que trabalhou no período da Copa, seja nos Jogos, no Fifa Fanfest, no Mossoró Cidade Junina e nas extras que ocorreram em Angicos naquele período não foi ainda remunerado. Da mesma forma, o efetivo que trabalhou no primeiro turno das eleições continua aguardando que o Estado efetive o pagamento previsto e devido. Decidiu por localizar o setor em que se encontram os processos de pagamento das Diárias Operacionais e procurar os responsáveis para que o processo siga os trâmites e os pagamentos se concretizem. Deliberou também por garantir a assistência jurídica àqueles que quiserem manifestar formalmente acerca da sua não voluntariedade para os serviços extras e que  vierem a "faltar" aos eventuais serviços para que venham a ser escalados;

Sobre o segundo ponto da pauta, Código de Ética e Disciplina, foram passados os informes e os esclarecimentos sobre a discussão que está em curso. Já houve uma reunião, na última segunda-feira, 20 de outubro e o próximo encontro será na quarta-feira, 5 de novembro. Os debates estão ocorrendo no Comando do CBM/RN com a participação dos Comandos, de Oficiais e das Entidades Representativas de PM's e BM's do RN;

Finalmente, o último ponto de pauta, o repasse da majoração do subsídio para a mensalidade, foi deliberado após a apresentação da atual situação orçamentária da ABM/RN, pelo aumento da mensalidade para R$ 43,00. Pouco acima do índice aplicado sobre o Subsídio que foi de 6% e representaria a alteração do valor da mensalidade para R$ 42,80. Os presentes entenderam ser interessante arredondar o valor e, em março de 2015, nova Assembleia para a deliberar sobre o repasse dos 9% previstos na Lei Complementar 514/2014.

ABM/RN
Construindo uma Gestão Democrática

Anaspra encaminha reivindicações aos candidatos à Presidência


A ABM/RN, sintonizada com as demandas dos Policiais Militares e Bombeiros Militares do Rio Grande do Norte, acompanha e participa de muito perto do que se passa em todo o país. Antenados com as demandas nacionais, a ABM/RN participou da elaboração das cartas de compromisso protocoladas junto aos candidatos ao Governo do Estado. Nos pontos elencados, diversos são contemplados pelo documento protocolado pelo Sd Lotin - PMSC, Diretor Regional Sul da ANASPRA que, durante a campanha formalizou junto a candidata a Presidência Dilma Roussef, expediente com as demandas dos Policiais Militares e Bombeiros Militares do Brasil.

Veja a matéria na íntegra em:


ABM/RN
Sintonizada com as demandas dos BM do Brasil

quinta-feira, 23 de outubro de 2014

Entidades Representativas de Policiais Militares e Bombeiros Militares do Rio Grande do Norte levam demandas aos candidatos ao Governo do Estado.

Com o intuito de estabelecer desde já o canal de comunicação e, principalmente, de levar ao conhecimento do futuro chefe do executivo estadual, sem obstáculos ou intermediários, as demandas de interesse de seus associados - na ABM/RN são 70% do efetivo associado – para a construção de um serviço de segurança pública de qualidade, as Associações Representativas de Praças da PM/RN e do CBM/RN se reuniram com os candidatos a Governador do Estado.





Foi entregue nas mãos, tanto do candidato Robinson Faria quanto do candidato Henrique Eduardo, uma carta compromisso com o que as Associações entendem ser prioridade em relação à gestão da segurança pública discriminados os seguintes pontos:

  •         Revisar e atualizar o Estatuto da Polícia Militar – garantindo o ingresso com nível superior e carga horária definida;

  •     Substituir o Regulamento Disciplinar da Polícia Militar (RDPM) pelo Código de Ética e Disciplina dos Militares do Rio Grande do Norte extinguindo a Detenção e a Prisão Administrativa enquanto sanção disciplinar;
  • ·        Revisar a atualizar a Lei da Diária Operacional, majorando o valor da Diária e garantindo a VOLUNTARIEDADE do serviço extra;
  • ·      Cumprir a Lei Complementar 515/2014 que trata da Lei de Promoção de Praças;
  • ·        Cumprir a Lei Complementar 514/2014 que garante a reposição do Subsídio (tem ainda 3 parcelas para serem cumpridas);
  • ·        Cumprimento integral da Lei do Subsídio com o devido enquadramento dos níveis remuneratórios;
  • ·        Criação do Conselho Estadual de Segurança Pública, de caráter consultivo e deliberativo com representação tripartite (sociedade civil, trabalhadores e gestores);
  • ·        Garantir o fornecimento dos equipamentos de proteção individual (colete, armamento, munição, nadadeira, equipamentos de mergulho, equipamentos de respiração, cilindros de oxigênio, capa, bota e capacete de combate a incêndio) em número suficiente e dentro dos prazos de validade;
  • ·        Conceder Anistia Estadual em decorrência da participação em movimentos reivindicatórios no período de 2007 a 2014;
  • ·        Adotar uma política de gestão por meritocracia com valorização profissional, reconhecimento e qualificação continuada;
  • ·        Adotar tratamento igualitário entre todos os “atores” do Sistema de Segurança Pública seja na jornada de trabalho, na ascensão profissional, remuneração e respeito aos profissionais.

O encontro foi importante também para que o futuro Governador do Estado compreenda que os Policiais Militares e Bombeiros Militares do Rio Grande do Norte, tem representatividade qualificada, atenta e disposta para lutar pelo direito de seus pares, de maneira inteligente, organizada e responsável, com pautas que contemplam a coletividade e, principalmente, a qualificação do serviço de segurança pública oferecido à sociedade potiguar.


Para Dalchem Viana, Presidente da ABM/RN o futuro Governador do Estado teve a oportunidade de conhecer, direto na fonte, a complexidade que envolve a Segurança Pública, de se informar sobre os problemas atuais e de se preparar, agora com um pouco mais de conhecimento sobre o assunto, para quando Governador, estabelecer uma gestão verdadeiramente qualificada.


E complementa: “É importante que encontros dessa natureza se tornem rotina, política de Estado. Os gestores diretos (Comandantes e Secretário de Segurança), precisam se habituar a ouvir seus subordinados através de suas entidades representativas. Tal conduta só trará benefícios para as instituições e para a sociedade”.


ABM/RN
Na luta pelo direito do Bombeiro Potiguar

sexta-feira, 17 de outubro de 2014

ABM-RN abre cursos de capacitação profissional

A ABM-RN começa uma nova fase. Inicia neste mês de outubro as primeiras turmas dos cursos de capacitação profissional. São cursos de Socorrista, Bombeiro Profissional Civil, Brigadista, Guardião de Piscina e Normas de Segurança para trabalhos em altura NR - 35. 

As inscrições estão abertas para duas turmas sendo:

Turma 1 - Aulas Sábado e Domingo
Turma 2 - Aulas Segundas - Quartas e Sextas


Início das Aulas : DIA 25 DE OUTUBRO.
Local: ÊXITO COLÉGIO E CURSO ALECRIM.
Matrículas: Sede da ABM/RN - Rua Presidente Sarmento 1038, Alecrim.

Mais informações: (84) 3213-4945 / WHATSAPP: (84) 9844-3169




ABM-RN
Capacitando e Qualificando Profissionais

Soldado da PM em Mossoró protocola representação contra o Comando do 12º Batalhão

Nesta quinta (15) o presidente da Associação de Praças da Polícia Militar de Mossoró e Região (APRAM), Soldado Tony, ingressou com representação criminal por abuso de autoridade contra o comando do 12° Batalhão de Polícia Militar, unidade que, segundo o dirigente, tem insistido na prática de escala com jornada excessiva e desumana, como a que foi imposta ao próprio por ocasião do pleito eleitoral do último dia 05 onde trabalhou 37 horas ininterruptas. A peça foi protocolada no Ministério Público e Comando Geral da Polícia Militar do Rio Grande do Norte.

De acordo com Tony, nos últimos dias vários PMs procuraram a associação para relatar acerca da sobrecarga de trabalho e condições de logística inadequadas a que foram submetidos no primeiro turno das eleições. O dirigente explica que, como seus companheiros, também se sentiu prejudicado e com a dignidade ultrajada. "Entrei de serviço às 05 horas de sábado ficando até às 20 horas do domingo. Trabalhei sozinho numa vila de Serra do Mel, desprovido de colete, rádio-comunicador e apoio adequado, pois apenas uma viatura da PM cobria todos os 22 locais de votação", declarou.

Tony salienta que mesmo alertando o comando do 12ºBPM para tais problemas o plano de operações não foi revisto. Naquele momento havia uma garantia do comando geral prometendo o envio de 80 homens para reforçar a região de Mossoró, mas, pelo que apurou a APRAM, só compareceram pouco mais de 30, fato que prejudicou o revezamento e sobrecarregou ainda mais o efetivo da unidade. "Reconheço a dificuldade de contingente mas, enquanto representante da categoria, jamais aceitarei calado que a tropa pague essa conta decorrente da omissão estatal. Já não bastam as condições precárias de trabalho a que somos submetidos??? Está tudo errado e por isso cobraremos providências imediatas das autoridades do Rio Grande do Norte. Alguém deve ser responsabilizado pelos danos causados", declarou.

Outro problema que tem causado descontentamento é o atraso no pagamento das diárias operacionais. Para se ter idéia, o governo ainda deve diárias aos PMs pelo trabalho no Mossoró Cidade Junina e Copa do Mundo, eventos transcorridos ainda no mês de Junho. Já na eleição, enquanto os militares da região metropolitana de Natal receberam de forma antecipada, a maioria dos PMs do interior ainda aguardam tal pagamento. A insatisfação é crescente sendo que a grande maioria dos profissionais não denunciam temendo represálias ou perseguições no interior dos quartéis. No entanto, em consequência desse tratamento, existem rumores internos dando conta que, caso a situação persista, boa parte da tropa não se apresentará para o serviço no segundo turno das eleições. "Precisamos lutar com urgência contra esses abusos promovidos por escalas compulsórias e jornadas excessivas. Também somos trabalhadores e exigimos respeito em torno de nossos direitos", afirmou Tony.

A presente denúncia servirá como pontapé inicial para uma série de ações a serem desencadeadas pela APRAM, através de sua assessoria jurídica efetiva representada pelo Dr. Roberto Barroso, e que terão como objetivo principal garantir uma carga horária humanizada para Policiais e Bombeiros Militares, resguardando-lhes o direito ao justo descanso. Além do Ministério Público, a denúncia será encaminhada ao Comandante Geral da PMRN, Comissão Estadual dos Direitos Humanos, Comissão de Direitos Humanos da OAB de Mossoró e Natal. Também será remetida à Câmara Municipal de Mossoró e Assembléia Legislativa para a devida discussão sobre tão alarmante contexto que afligem os militares do Rio Grande do Norte.

Dr. Roberto Barroso esclarece que "uma vez protocolada a representação junto ao Comando Geral, este terá prazo legal para iniciar apuração dos fatos mediante processo administrativo. Caso não o faça seremos obrigados a protocolar nova representação, nesse caso, em face do próprio Comandante Geral, junto ao Governo do Estado ante sua inércia em deixar de apurar denúncias tão graves."


Assessoria de Comunicação APRAM

ABM-RN
Sintonizada com a luta dos Militares Potiguares

terça-feira, 14 de outubro de 2014

Audiência Pública sobre Código de Segurança Contra Incêndio na ALRN


Acontecerá nesta quarta-feira, 15 de outubro, a partir das 15 Horas na Assembleia Legislativa do Rio Grande do Norte, por proposição do Deputado Hermano Morais, uma audiência pública para a discussão com a sociedade, do Projeto de Lei 015/2014, que pretende normatizar as exigências de segurança contra incêndio e pânico no âmbito da construção civil e eventos no Estado.

Veja mais em:

http://www.al.rn.gov.br/portal/noticias/3814/deputado-prope-discusso-de-cdigo-de-segurana-contra-incndio-e-pnico 

ABM-RN
Trabalhando pela valorização do Bombeiro Potiguar

quarta-feira, 8 de outubro de 2014

Código de Ética e Plano Quadrienal

Em reunião com o Comando do CBM/RN representantes da ABM/RN avançaram nas conversas sobre o plano quadrienal e sobre a minuta do código de ética que deverá substituir o Regulamento Disciplinar da Polícia Militar (RDPM).

O encontro foi a continuação de uma conversa iniciada há quase um mês, quando a ABM/RN em reunião com o Subcomandante do CBM/RN apresentou algumas dúvidas e sugestões em relação ao planejamento para a realização dos cursos necessários à promoção das Praças do CBM/RN.

Sobre o plano quadrienal, o Ten. Góis, representando o Centro Superior de Formação e Aperfeiçoamento (CSFA) explicou a programação dos cursos satisfazendo as dúvidas quanto às datas de promoção e o CFS. Ouviu também a solicitação levada pela ABM/RN para a realização do Curso de Aperfeiçoamento de Sargentos (CAS) ainda em 2015, conforme a previsão do Art. 29 da Lei 515/2014 - A Lei de Promoção de Praças que estabelece a realização anual dos cursos necessários à ascensão do Praça. Ficou acordado, após a explanação acerca do calendário, a verificação da possibilidade de encaixar o CAS em 2015, sem prejuízo às previsões do calendário previamente elaborado que privilegia a realização dos Cursos de Nivelamento e de Formação de Sargentos.

Sobre o Código de Ética, proposta de Lei que deve substituir o RDPM, ficou acertado que, a partir da quinta-feira, 16 de outubro, no Comando do CBM/RN, serão iniciadas as reuniões de trabalho juntamente com as Associações Representativas de Policiais Militares e Bombeiros Militares para a discussão da proposta.



Fiquemos atentos. O Código de Ética é a oportunidade de trazermos as previsões constitucionais para dentro dos quartéis. É a chance de avançarmos na valorização profissional sem comprometer a disciplina. É a chance de construirmos um dispositivo normativo aplicável a TODOS os Policiais Militares e Bombeiros Militares de forma isonômica.

Veja mais:

http://www.tribunadonorte.com.br/noticias/comandante-do-corpo-de-bombeiros-se-reune-com-diretoria-da-abm/295262

ABM-RN
Trabalhando pelo direito do Bombeiro Potiguar.