quinta-feira, 30 de junho de 2016

EM ASSEMBLEIA, POLICIAIS E BOMBEIROS FAZEM ATO DE REPÚDIO CONTRA PERSEGUIÇÕES E MARCAM MANIFESTAÇÃO



As perseguições aos presidentes das associações e o modo de condução da Operação Intocáveis preocupam os policiais e bombeiros militares do Rio Grande do Norte. Em assembleia realizada nessa quarta-feira (29) no Clube Tiradentes, em Natal, eles se posicionaram contrariamente a ambos os fatos, cuja maneira de execução consideram inapropriadas.

Na oportunidade, os militares fizeram um ato de repúdio contra o que consideram um assédio moral aos dirigentes e marcaram uma manifestação em frente à governadoria no dia 7 de julho com o fim de reivindicar as demandas debatidas.

Além do ato de repúdio e da decisão pelo protesto em frente à sede do Executivo, os bombeiros e policiais discutiram, na assembleia, a previdência dos policiais, a Lei de Organização Básica (LOB), a realização de concurso público para oficiais e praças, a reestruturação do Estatuto e Código de Ética, o pagamento dos níveis remuneratórios.

Também se deliberou sobre o pagamento dos retroativos referentes à Lei de Promoção de Praças, de dezembro de 2015 e abril deste ano.

PERSEGUIÇÕES

Para as categorias, os comandos exercem uma perseguição contra os dirigentes das associações de policiais e bombeiros, o que gera preocupação entre os profissionais.

Dalchem Viana, presidente da Associação dos Bombeiros Militares do Rio Grande do Norte (ABM/RN), responde, por exemplo, a três processos disciplinares em função de sua luta por melhores condições de trabalho e pelo respeito às conquistas adquiridas. “Isso caracteriza perseguição”, denunciou o Sd Tony, presidente da APRAM.

INTOCÁVEIS

A Intocáveis é, do mesmo modo, um dos pontos de desaprovação entre os militares. Deflagrada no dia 22 deste mês, a operação resultou na prisão de cinco policiais e um agente civil, acusados de integrar grupos de extermínio. Para os presidentes, as investigações devem, sim, ocorrer, porém há questionamentos quanto ao modo de execução do procedimento, considerado algumas vezes “humilhante” para alguns policiais.

DELIBERAÇÕES

Depois de postos à discussão todas essas demandas, ao final da assembleia, decidiu-se pelo encaminhamento imediato da LOB e da Emenda proposta de alteração da previdência à Assembleia Legislativa do RN, através do Governo, e pela luta que diz respeito à implantação, também imediata, dos níveis remuneratórios e pelo pagamento dos retroativos. As associações também querem marcar uma audiência com o governador para tratar das denúncias, das perseguições e de todas as demandas debatidas.

Assessoria de imprensa ABMRN.












terça-feira, 21 de junho de 2016

EM REUNIÃO COM SECRETÁRIOS, ASSOCIAÇÕES COBRAM DEMANDAS IMPORTANTES PARA CATEGORIAS

Na sexta-fera (17), as associações de praças reuniram-se com o general Lundgren, Secretário de Segurança Pública e da Defesa Social, e com Tatiana Mendes Cunha, Secretária-Chefe do Gabinete Civil. Nos encontros, as entidades cobraram andamento para temas importantes para as categorias.
O general Lundgren assegurou que vai marcar uma reunião com o Governador Robinson Faria para a entrega da Lei de Organização Básica (LOB). Também anotou as demandas e os processos dos pagamentos dos promovidos e do retroativo, prometendo agilizá-los. Quanto às diárias operacionais, os representantes do governo e das categorias concordaram que sua solução será possível se lançada uma forma de controle e pagamento pela secretaria.
Com o secretário, as associações debateram ainda a questão dos concursos: enquanto o do Corpo de Bombeiros Miliares do Rio Grande do Norte (CBM/RN) está mais adiantado e o da Polícia Militar está tramitando, o da Polícia Civil caminha de forma mais lenta.
O titular da Sesed reconheceu a postura críticas das entidades, a quem prometeu diálogo. Também foi encaminhado um projeto de lei que garante uma só data de ingresso nas instituições, o que permite que quem está dentro delas não fique sob os limites previstos nos artigos 10 e 11 do Estatuto.
Por sua vez, com a Secretária-Chefe do Gabinete Civil, os representantes das categorias expuseram a necessidade da participação nas decisões a respeito da LOB. Há duas propostas na comissão que trata do assunto na Assembleia Legislativa do RN (ALRN): uma da Associação dos Bombeiros Militares do RN (ABM/RN) e outra dos oficiais do CBM/RN. O caso é diferente daquele visto na PM, no qual já se chegou a um consenso sobre as demandas.
Foi encaminhada uma minuta a ambos os secretários sobre a forma de ingresso no Curso de Formação dos Oficiais (CFO). O documento permite que militares que já ingressaram na instituição possam participar do concurso sem o limite de idade hoje previsto. Solícita, a secretária disse que vai iniciar um processo administrativo com consulta do general Lundgren para posterior envio à ALRN.
Além disso, Tatiana se prontificou a acompanhar do processo dos pagamentos dos promovidos em abril, para agilizar os pagamentos.



quarta-feira, 15 de junho de 2016

ASSOCIAÇÕES APOIAM LANÇAMENTO DA PRÉ-CANDIDATURA DO SUBTENENTE ELIABE A VEREADOR DE NATAL

Aconteceu ontem, dia 14, às 18h, no Clube Atlântico, o lançamento da pré-candidatura do Subtenente Eliabe à Vereador de Natal,

Na oportunidade, todos os presidentes de associações de Praças e Oficiais, além do presidente do Solidariedade, Deputado Estadual Kelps Lima, de externar em algumas palavras a importância desse momento para a categoria PM e CBM.

Pela primeira vez, todas as entidades representativas de Oficiais e Praças  concentram seus esforços em um projeto da categoria.Não se tratando de um nome específico. Mas, de um Projeto da categoria.

O nome do Subtenente Eliabe, presidente da ASSPMBMRN,  foi escolhido como porta-voz da categoria na Câmara Municipal de Natal e para liderar o projeto político da categoria que reúne todas as entidades representativas numa coalisão inédita no movimento de lutas de Policiais e Bombeiros Mitares do RN.

A  escolha é decorrente da postura do Sub Eliabe,  de liderança, firmeza, honradez e honestidade ao longo de 20 anos de lutas pela categoria. O presidente da ABMRN ressalta ainda que " o projeto político das associações, apesar de reprimido por muito tempo por interesses individuais, finalmente começa a acontecer, mas para que se concretize é importante que nas eleições cada policial e bombeiro militar seja além de eleitor, militante".

Confira as fotos do evento:


Fotos: Raquel Saldanha
















































:

quinta-feira, 9 de junho de 2016

MILITARES LOTAM ASSEMBLEIA EM MOSSORÓ, PROMOVEM ATO PÚBLICO E COBRAM APOIO DA CLASSE POLÍTICA PARA DEMANDAS DA CATEGORIA


Na manhã desta quarta (08) centenas de praças da Polícia Militar e Corpo de Bombeiros do Rio Grande do Norte atenderam a convocação das entidades representativas e lotaram o auditório do hotel Villa Oeste em Mossoró, aonde transcorreu assembleia geral unificada. Na pauta da categoria estavam velhas demandas como maior transparência nas diárias e fim das escalas extras compulsórias registradas a cada grande evento, sobretudo na região oeste do estado. Também foi discutido o tratamento dispensado às praças no 12ºBPM e a denúncia encaminhada ao MP acerca de supostas irregularidades no projeto Base Integrada Cidadã naquela unidade.

Durante a assembleia ficou deliberada a realização de ato público na Câmara Municipal de Mossoró reivindicando o apoio político dos vereadores, o que ocorreu. A casa legislativa recepcionou a categoria e uma comissão de militares participou de reunião na sala da presidência. Na ocasião ficou definida a elaboração de um documento contendo as reivindicações a serem apresentadas ainda esta semana na assembleia legislativa e ao executivo estadual dos quais se esperam ações que resolvam tão grave problema.#O Soldado Moésio (ABM) aproveitou a ocasião para ressaltar a falta de estrutura no Corpo de Bombeiros aonde faltam equipamentos básicos para trabalharem#. Quem também participou da mobilização foi um grupo de ex-PMs que lutam por anistia após serem injustamente excluídos nas décadas de 80 e 90, os quais também buscam apoio dos deputados.

Para o Sargento Queiroz (ACS) a desmotivação dos PMs ocorre em razão do valor insignificante da diária e a incerteza do recebimento. O Soldado Tony, presidente da APRAM, diz que a volta das escalas compulsórias representa um retrocesso que deixaram os militares totalmente desmotivados. “Os direitos dos policiais estão sendo tolhidos e a sociedade precisa estar do nosso lado pois ela não merece ser atendida por profissionais sobrecarregados”, afirmou o dirigente. Já o Subtenente Eliabe Marques, presidente da ASSPMBM/RN e Vice Presidente da ANASPRA, revela que o cenário nos remete aos tempos de escravidão. “Defendemos mais humanização nos quartéis e aguardamos respostas na investigação relacionada as graves denúncias envolvendo recursos públicos no 12ºBPM”, declarou.

Assessoria de Comunicação.