sexta-feira, 24 de agosto de 2018

Membros do Fórum de Segurança comentam debate entre os candidatos ao governo

O debate entre os candidatos ao Governo do Estado desta terça-feira (23), promovido pelo FOSEG-RN (Fórum de Segurança Pública do Rio Grande do Norte) reuniu entidades que integram o núcleo; ABMRN, ACS-PMRN, AGT-Brasil, ASSPMBM-RN, Sindasp-RN, Sindguardas-RN, Sinpef-RN, Sinpol-RN e Sinprf-RN, na sede do Sindicato dos Policiais Civis e Servidores da Segurança Pública - (SINPOL-RN). Dentre as quais a Comissão de Segurança Pública da OAB-RN. 

"É necessário que a população do Rio Grande do Norte tenha informações suficientes sobre o que os candidatos têm a apresentar sobre essa problemática, essas é uma oportunidade para os candidatos quem tem pouco tempo de TV apresentar suas propostas. A OAB se insere sem tomar nenhum partido mas como uma fomentadora do debate." Disse o representante da Comissão de Segurança da OAB, Bruno Saldanha. 

Antônio Aquino, presidente do Sindicato dos Policiais Federais do Rio Grande do Norte (SINPEF-RN). Falou sobre o ineditismo do debate. "Pela primeira vez estamos fazendo um evento desse porte, segundo o Fórum de Segurança, em 2017 aconteceram 68 assassinatos para cada mil habitantes no Rio Grande do Norte. Para se ter uma ideia, o índice no Brasil é 28. Isso representa o caos que se encontra a segurança pública no Rio Grande do Norte". 

O presidente do Sinpol, Nilton Arruda, destacou que o momento é de conhecer as propostas dos candidatos. "Se eu como candidato não tiver um plano efetivo de segurança pública, teremos novamente números crescentes na violência, que irá trazer transtornos para todos. É importante que a sociedade veja qual é o plano que os candidatos têm para a segurança, pois estamos sofrendo bastante". 

O diretor da Federação Nacional dos Policiais Federais. (FENAPEF) Serjão Pinheiro, fez um balanço do debate, e criticou a atual gestão da segurança pública. "O balanço é muito positivo, esse é o primeiro debate feito pelo Fórum de Segurança Pública Estadual, dos cinco que existem no Brasil, nós fomos o primeiro. Fiquei feliz porque foram perguntas técnicas, alguns se perderam nas respostas, mas outros foram convincentes. O ponto negativo foi a ausência do governador. Infelizmente o homem que se dizia o Secretário de Segurança e ao mesmo tempo governador, na verdade é um fujão". Finalizou 

O debate promovido pelo FOSEG-RN (Fórum de Segurança Pública do Rio Grande do Norte) foi transmitido pela TV União, e retransmitido pelo portal Potiguar Notícias, o mediador foi o jornalista Pinto Júnior.




Nenhum comentário:

Postar um comentário