terça-feira, 22 de março de 2016

CORPO DE BOMBEIROS COMPLETA 14 ANOS DE EMANCIPAÇÃO DA PM


O Corpo de Bombeiros Militares do Rio Grande do Norte (CBMRN) celebra nesta terça-feira (22) 14 anos de emancipação da Polícia Militar (PMRN). Uma solenidade em alusão à data foi realizada nesta manhã no auditório da Justiça Eleitoral, no bairro Tirol, em Natal. Criada em novembro de 1917, a instituição ganhou autonomia em 2002.
“Hoje, completamos 14 anos de emancipação da PMRN. É necessário refletir sobre a autonomia conquistada e entender o contexto histórico que muito explica nossa cultura organizacional. Faço votos que consigamos fortalecer a identidade do Bombeiro Militar, com progressiva intrepidez. Que possamos crescer e fazer respeitar a credibilidade social que temos. Parabéns ao CBMRN pelos seus 14 anos, apesar dos seus 98 anos de existência”, declarou o presidente da Associação dos Bombeiros Militares do Rio Grande do Norte (ABM/RN), Dalchem Viana.
O atual Corpo de Bombeiros do Estado do RN foi criado pela Lei nº 414, de 29 de novembro de 1917, sancionada pelo então governador Joaquim Ferreira Chaves. Na época, tratava-se de um seção anexa ao Esquadrão da Cavalaria, que teve como efetivo inicial 24 homens, sob o comando do capitão João Fernandes de Almeida.
Desde 22 de março de 2002, porém, por meio da Lei Complementar nº 230, o CBMRN emancipou-se da PM e constitui-se atualmente como uma corporação com independência administrativa e orçamentária. Além disso, integra do Sistema de Segurança Pública do Estado como instituição independente.

Nenhum comentário:

Postar um comentário