sábado, 24 de novembro de 2012

Corpo de Bombeiros Militar do RN é inserido na Carta Magna Estadual



A Assembleia Legislativa do Rio Grande do Norte realizou sessão solene, nesta terça-feira (20), às 10h, para promulgar a Emenda Constitucional 008/2012, que trata da adequação dos militares do Corpo de Bombeiros à Constituição Federal. Cerca de duzentos bombeiros militares e trinta bombeiros mirins lotaram as galerias do plenário para acompanharem a sessão.


Através da Promulgação desta Emenda Constitucional, a Assembleia Legislativa conciliou, expressamente, o texto constitucional estadual com os ditames da Constituição Federal.

Esta mudança na redação da Carta Magna Estadual harmoniza o regime jurídico dos militares estaduais, corrigindo uma falha deixada há anos atrás, uma vez que até o presente momento não havia referência específica, neste importante documento, ao Corpo de Bombeiros. 

De acordo com o Coronel Elizeu Lisboa Dantas, Comandante Geral do CBMRN, esta notícia surge em um momento importante para a instituição. “No dia 29, deste mês, o CBMRN estará completando 95 anos atuando em solo potiguar, atuando no combate aos incêndios e nos diversos tipos de salvamentos em terra, na água e nas alturas. Estamos avançando mais um passo na história da Corporação. Não há sentido de defesa social sem entender que cada bombeiro militar é um membro ativo dessa sociedade a ser defendida. Estamos conquistando nossa essência, nossa identidade!”, disse emocionando o Coronel Elizeu Dantas.

Durante a solenidade, foram registrados momentos históricos marcantes à instituição, entre eles: a criação do Corpo de Bombeiros, em 29 de novembro de 1917, a recriação em 21 de setembro de 1955 e a emancipação em 22 de março de 2002.

“Nesta data o Corpo de Bombeiros expressa o mais profundo respeito e admiração ao saudoso Deputado Clovis Mota, como também a todos os demais deputados, que em 1955, aprovaram por unanimidade o projeto de Lei n.º 1.253, que permitiu a Corporação voltar a prestar seus serviços à sociedade potiguar, após um período de estagnação”, disse o Coronel Dantas.
Visivelmente emocionado com a homenagem, o Deputado Ricardo Mota, Presidente da Assembleia Legislativa, parabenizou todos os militares do CBMRN pela promulgação da Emenda e agradeceu o reconhecimento público prestado pelo Comandante Geral, Coronel Elizeu Dantas, ao seu pai, Clovis Mota.

“Estamos aqui diante de um retrato histórico, de resgate ao passado através da lembrança de momentos que firmaram as bases desta Instituição. Momentos estes garantidos graças ao esforço e compromisso de todos que valorizam esta importante instituição”, disse o Deputado Ricardo Mota.

Fonte: Imprensa CBM-RN

Nenhum comentário:

Postar um comentário