quarta-feira, 29 de março de 2017

Presidente da ABM sofre prisão administrativa; associações repudiam medida

O presidente da Associação dos Bombeiros Militares do Rio Grande do Norte (ABM/RN), o soldado Dalchem Viana, foi preso administrativamente na manhã desta quarta-feira (29), em Natal. 

Por três dias, ele está proibido de sair do Quartel do Grupamento de Busca e Salvamento do Corpo de Bombeiros.

Fundamenta a punição a divulgação de um áudio de Whatsapp, no qual Dalchem convoca membros da associação para uma reunião no quartel.

Decretada anteriormente, a detenção só agora pôde ser cumprida, porque o presidente da ABM estava de licença médica.

O ato repercutiu imediatamente entre os miliares. 

O presidente da Associação dos Subtenentes e Sargentos Policiais e Bombeiros Militares (ASSPMBMRN), Subtenente Eliabe Marques, declarou que esse tipo de medida não condiz com um governo cujos discursos pregam a humanização

Ele também destacou nota da Ordem dos Advogados do Brasil no Rio Grande do Norte (OAB/RN) sobre o tema. 

Por sua vez, o presidente da Associação dos Cabos e Soldados da PM do RN (ACSPM/RN), Roberto Campos, manifestou seu repúdio à prisão de Dalchem, considerado por Campos um “ataque sofrido por um representante legítimo da categoria”.

OUTRO LADO

Segundo Dalchem Viana, a prisões administrativas foram revogadas na Paraíba no ano passado, por ato do governador. 

O caso mostra a arbitrariedade de medidas dessa natureza, considerada um resquício da ditadura e uma grave violação dos direitos e garantias expressos na Constituição da República de 1988. Para muitos, constitui medida arbitrária que disfarça uma perseguição polícia.

“É preciso pôr fim à prisão administrativa, a exemplo do que ocorreu na PB”, disse o presidente da ABM/RN.

OUTROS CASOS

A prisão de Dalchem não é um fato isolado. O policial militar João Figueiredo e o capitão da PM Nilson Araújo também são processados pelo Comando-Geral por postagens em redes sociais. 

Ano passado, tais fatos ganharam repercussão nacional, com denúncias publicadas no site The Intercept Brasil, um dos principais veículos informativos fora da chamada grande mídia e gerido pelo ganhador dos prêmios Pulitzer e do Oscar, Gleen Greenwald. 

Dalchem Viana (centro), preso no Quartel 
do Grupamento de Busca 
e Salvamento do Corpo de Bombeiros

Nenhum comentário:

Postar um comentário