quinta-feira, 8 de outubro de 2009

Audiência Pública na Câmara Municipal de Natal 06/10/09

.


Copa em Natal tem segurança comprometida


O Corpo de Bombeiros Militar abordou a questão da segurança nas instalações da Copa do mundo de 2014 em audiência pública nesta terça-feira (6), por iniciativa da vereadora Sargento Regina (PDT).

.
.
Segundo a vereadora, é preciso muita responsabilidade na área de prevenção de acidentes para que os jogos aconteçam traquilamente. “Precisamos nos preparar diante da grande responsabilidade quanto à segurança dos estádios para que um acidente não transforme o espetáculo em catástrofe. O corpo de bombeiros é uma instituição de muita importância que assegura desde a construção de edificações até o funcionamento seguro dos jogos”, destaca.
.
.
O Comandante Geral do Corpo de Bombeiros do Rio Grande do Norte, Coronel Claudio Christian, apresentou a estrutura física, as atividades desenvolvidas, o pessoal efetivo e as necessidades atuais da classe. Segundo os dados apresentados, existem 584 bombeiros efetivos e 84 em formação. As diretrizes da Fifa recomendam o efetivo de 2000 bombeiros para a copa do mundo. “Infelizmente o Brasil não tem a cultura da prevenção. O efetivo em Natal não atende a demanda de serviço atual e esta realidade compromete a segurança da copa do mundo de 2014”, ressalta.
.
.
O Presidente da Associação dos Bombeiros Militar (ABM/RN), Rodrigo Maribondo, ressaltou o avanço na aquisição de equipamentos. Segundo ele, sobram equipamentos e falta efetivo. “Essa realidade é curiosa, pois em 2002 enfrentávamos falta de equipamentos nas unidades que hoje foi superada. O problema de hoje é que existe a necessidade de ampliarmos o efetivo”, ressalta. Maribondo explicou que existe um déficit de quase 50% do efetivo atual e esse número aumenta durante os jogos da Copa. “A necessidade atual está além da gestão interna. É preciso que exista um planejamento anual do governo para que os concursos aconteçam e o efetivo seja reposto”, argumenta.
.
.
A vereadora Júlia Arruda (PSB) lembrou o exemplo do grupamento de prevenção em estádios do Rio de Janeiro, bem como a necessidade de que bombeiros e policiais participem de cursos de inglês para que atendam bem aos turistas, principalmente em situações de perigo.
.
.
O vereador Hermano Morais (PMDB) destacou a importância do Corpo de bombeiros na vida cotidiana da cidade, bem como durante os jogos. “Precisamos de mais atenção a essa corporação. Existe uma deficiência de pessoal que precisa de resposta imediata do governo. Vamos torcer para que Natal possa superar essa deficiência e que não seja colocada em risco a segurança dos torcedores da cidade e de todo o mundo que venha nos visitar”, declara.
.
.
Também participaram ativamente dos debates os vereadores Aquino Neto (PV), Adão Eridan (PR), Raniere Barbosa (PRB), Maurício Gurgel (PHS), Paulo Vagner (PV), Franklin Capistrano (PSB) e Ney Lopes Júnior (DEM).
.
Foto: : Elpídio Júnior
Fonte: http://www.cmnat.rn.gov.br/noticia.asp?id=1055#

Nenhum comentário:

Postar um comentário