quinta-feira, 8 de abril de 2010

Bombeiros // Projeto busca reduzir acidentes infantis


Educar para prevenir e conscientizar sobre acidentes infantis. É o objetivo do Corpo de Bombeiros de Mossoró ao visitar hoje, às 8h, o Instituto Sonho Colorido. Estatísticas apontam que de 10 ocorrências com crianças, nove acontecem em casa. O projeto é desenvolvido em escolas públicas e particulares, ensinando como evitar acidentes domésticos. É a segunda vez este ano que os bombeiros visitam instituições de ensino.

O público é de alunos da 3º a 5º série. Nesta fase, estudos mostram que crianças estão mais propensas aos acidentes. São exibidos vídeos que mostram a atuação dos bombeiros e realizadas oficinas de salvamento em alturas e combate a incêndios. Uma cartilha informativa também é distribuída.

O aspirante Cristiano Couceiro conta que o projeto foi iniciativa dos próprios bombeiros. Ao invés de ficarem só no quartel, eles iniciaram a atividade para ajudar a diminuir os números. De acordo com ele, produtos de limpeza não podem ser acessíveis. "As crianças encontram e bebem pensando ser refrigerante, pois estão em garrafas pet". Intoxicação e queimaduras estão no topo dos índices das lesões sofridas por elas.


O comandante da unidade de Mossoró, major Franklin Araújo, afirmou que as ações pretendem tornar a sociedade mais informada sobre como agir em situações de emergência. "Estamos plantando uma semente para colhermos bons frutos no futuro" destaca o major. O projeto prevê contato inicial com o público infantil. Mas a idéia é que seja incorporado à outras faixas escolares. "Temos recebido pedidos para ir até turmas pré-vestibulares" destaca Couceiro. Escolas interessadas devem enviar ofício à corporação, em Mossoró, aos cuidados do major Franklin Souza.

Valéria Araújo
Fonte: http://www.diariodenatal.com.br/2010/04/08/cidades10_0.php

Nenhum comentário:

Postar um comentário