segunda-feira, 17 de maio de 2010

Governador realiza promoção de policiais militares no RN

O governador Iberê Ferreira de Souza participou da solenidade da realização da maior promoção de oficiais e praças da história da Polícia Militar do Rio Grande do Norte. Na ocasião, ele também assinou decreto regulamentando o processo seletivo para o ingresso de soldados e cabos nos cursos de formação de cabos e sargentos.

“Para melhorar a segurança, não basta só comprar armas, viaturas, helicópteros. É preciso investir nos militares para que eles tenham auto-estima e sejam reconhecidos”, destacou.

Nesta segunda-feira (17), também foram entregues as insígnias de 600 policiais militares promovidos, no Quartel Geral da Polícia Militar. Mudam de cargo 200 oficiais - de 2º tenente a coronel -, e 400 praças - de 3º sargento a suboficial.

O comandante geral da Polícia Militar, Coronel Francisco Araújo, afirmou que o ato desta segunda-feira é histórico porque os PMs passaram 14 anos sem promoção. “É um dia memorável, um sonho de 176 anos. Os soldados terão a oportunidade de se tornar cabos ou sargentos, de ter uma carreira. Além disso, o decreto premiará o policial disciplinado e trabalhador”, relatou.

O secretário estadual de Segurança, Cristóvam Praxedes, também enfatizou a importância deste decreto na vida profissional dos policiais.



Fonte: Agência de notícias do RN
http://www.rn.gov.br/imprensa/noticias/governador-realiza-promocao-de-policiais-militares-no-rn/4835/

Sem dúvidas é muito importante este decreto na vida profissional do Policial Militar e também na vida profissional do Bombeiro Militar.
Desde 2002 o Corpo de Bombeiros Militar está emancipado da Polícia Militar, mas nossos Governantes esquecem que Polícia e Bombeiros são duas instituição diferentes. Neste período a Polícia formou mais de 4 mil homens, enquanto o Bombeiro formou 165 homens. Uma disparidade muito grande.
Sem contar a escala de serviço na Polícia Militar, depois de acordo com a tropa, o seu Comandante Coronel Araújo determinou que a escala passasse a ser 12 X 24 e 12 X 48, portanto 12 X 36 quebrada. Enquanto no Corpo de Bombeiros a escala é de 24 X 48, por determinação do seu Comandante Coronel Christian. Longe do que se espera 24 X 72.
Para completar o nosso Governador determinou a instalação de um grupamento em Pau dos Ferros-RN.
Desta forma acredito que em breve o CBM-RN estará na 24 X 24. Se não tem homens suficiente para distribuir a escala na 24 X 72, imaginem com mais um grupamento.
 
A ABM-RN tem lutado pela valorização profissional do Bombeiro Militar do RN. Acreditamos que esta valorização só virá quando os gestores da segurança pública tiverem a consciência de que devem priorizar o seu pessoal. Dando melhores condições de trabalho, carga horária adequada e plano de carreira que possibilite uma melhor perspectiva de ascensão profissional.
 
Este decreto apesar de não ser o que a ABM-RN queria, servirá como paliativo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário