Na
noite desta terça-feira, 4 de dezembro, aconteceu a solenidade de formatura dos
novos Soldados do Corpo de Bombeiros Militar do RN. Estiveram presentes, além dos familiares dos
novos Soldados e dos Bombeiros do RN, o Secretário da Segurança Publica e
Defesa Social do Estado, Dr. Aldair da Rocha e a Governadora do Estado, Rosalba
Ciarline.
Todos
falaram da importância do CBM-RN para a sociedade norterriograndense e da
nobreza da profissão Bombeiro que vive o lema de “Vidas alheias e riquezas salvar”. Foi citado o fato de o Bombeiro ser o agente publico que sempre chega
para socorrer e salvar. É àquele a quem se recorre em situações de risco e
perigo. É o profissional habilitado para as ações de combate aos incêndios,
salvamentos terrestres, aéreos e aquáticos. Que está sempre pronto para
socorrer e amparar os cidadãos. Não se deixou de falar, naturalmente, sobre a
postura do Governo do Estado que admitiu os novos Soldados, adequou a
Constituição Estadual à previsão da Constituição Federal incluindo o CBM-RN no
Sistema de Segurança Publica do Estado e que investiu em equipamentos e
instrumentalização do CBM-RN.
Tudo
muito bonito. Tudo muito bem dito. É importante, contudo, esmiuçar algumas das informações:
1
– Os novos Soldados formados agora, são oriundos do Concurso Publico realizado
em 2006. São a terceira turma convocada a partir do Concurso e só foram chamados
porque lutaram pela prorrogação da validade do Concurso, contra o erro
administrativo que a Gestão Estadual anterior cometeu perdendo prazo para a
revalidação do certame. Porque articularam junto ao Ministério Publico,
Gabinete Civil, Controladoria Geral do Estado e todos os órgãos que tiveram
acesso, chamando a atenção para a necessidade gritante de composição dos
Quadros do CBM-RN. A perseverança e obstinação de alguns desses novos Soldados
permitiu que se vislumbrassem as “brechas” existentes no Limite Prudencial
imposto pela Lei de Responsabilidade Fiscal e a oportunidade política de
convocá-los no último dia da validade do Concurso. Foram formados no Centro
Superior de Formação e Aperfeiçoamento do CBM-RN entre os dias 26 de março e 04
de dezembro de 2012. Quase nove meses de ralação e, mais abnegação, pois só
receberam a “bolsa” referente ao Curso de Formação mais de 6 meses depois de
iniciado;
2
– A adequação da Constituição Estadual a partir da PEC 008/2012 deu mais
segurança jurídica ao Corpo de Bombeiros. Significa a adequação do texto
constitucional à realidade estabelecida em 22 de março de 2002 pela Lei
Complementar 230 que emancipou o CBM-RN da Polícia Militar, dando-lhe autonomia
administrativa e ascensão funcional para 10% do efetivo. Foi a satisfação de
uma demanda Legislativa que não altera a rotina e o funcionamento do CBM-RN.
Objetivamente e na prática, a PEC 008/2012 legitima a Lei Complementar 230/2002
sem representar transformações no dia a dia do Bombeiro Militar;
3
– A instrumentalização do CBM-RN é mais resultado da competência administrativa
do Comando que de uma política de investimento do Governo do Estado. O Comando
do CBM-RN através de sua estrutura administrativa conseguiu viabilizar um
convênio com o Instituto de Desenvolvimento Sustentável e Meio Ambiente do RN
(IDEMA) que oportunizou uma maior efetividade no combate aos incêndios
florestais, peculiares em todo o Estado entre os meses de novembro e março e,
consequentemente, a aquisição de equipamentos para a realização dessa
atividade. Com os recursos advindos do IDEMA o CBM-RN adquiriu 2 novos
Caminhões de Combate a Incêndio ou Auto Bomba Tanque (ABT) e 5 novas viaturas
de Combate a Incêndios Florestais – Veículos menores com um compressor e um pequeno tanque com até 400 litros d'água, que dá maior mobilidade em áreas de difícil acesso. Adquiriu material de sapa (pás,
enxadas, batedores) e bombas costais (bolsas d’água) que permitem a ação direta
do Bombeiro onde as Viaturas não podem chegar. Tudo isso sem consumir R$ 1,00
do Orçamento previsto para o Corpo de Bombeiros no ano de 2012. A habilidade
administrativa permitiu que o Estado investisse no próprio Estado.
Para
a concretização do discurso enquanto ação além do discurso, o Governo do Estado
bem poderia dar a contrapartida de autorizar as promoções que estão emperradas desde
o início do ano. O CBM-RN tem cerca de 30 Oficias e 15 Sargentos que já
cumpriram o interstício, satisfizeram todas as exigências para a promoção e,
mesmo com a existência de vagas, não foram promovidos. Poderia também,
autorizar de imediato, o cumprimento do Decreto 21.667 de 17 de maio de 2010
para o preenchimento das vagas de Cabo e de 3º Sargento. E poderia finalmente, encaminhar a Assembléia Legislativa a proposta de Lei de Promoção de Praças que está pronta, e precisa se
tornar uma realidade, para evitar que os valorosos Soldados do Fogo que ora
ingressam no CBM-RN, amarguem 10, 15, 25 anos sem qualquer ascensão
profissional.
Grande
parte das sugestões pode se tornar realidade. Representa uma despesa menor que
a aquisição de 1 ABT, que o CBM-RN adquiriu sem onerar o Estado. Significa a transformação
do discurso em prática. Reconhecer o valor do Bombeiro e a nobreza de sua
profissão. Significa a admissão de uma Política de Valorização Profissional. A
necessidade mais urgente do Bombeiro Militar.
ABM RN
Trabalhando pela valorização profissional do Bombeiro Militar
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