segunda-feira, 24 de dezembro de 2012

Caro Associado,



Final de ano é quase sempre a mesma coisa. Confraternizações, promoções no comércio, mensagens de boas festas, abraços, sorrisos e a possibilidade de reunir a família na noite de Natal para cear e trocar presentes. Tudo muito bom. Tudo muito bonito.

Tudo como poderia ser durante todo o ano. O “espírito de Natal” deveria estar presente todos os dias do ano. Com esse conceito subjetivo de sensibilidade e solidariedade a humanidade se mostra mais humana.

Nos serviços de emergência o mês de dezembro tem outro significado. Aumentam as ocorrências (muita gente de férias, festejando e bebendo mais que em outras épocas do ano) e aumenta a tensão sobre a “escala de serviço”. O gestor insiste em anualmente deixar em suspensão a expectativa de mudança ou não da escala de serviço. Todos ficam atentos e muitas vezes tensos com a possibilidade de ser premiado com uma indesejável mudança e ganhar o presente do serviço dia 24 ou 31 de Janeiro.

Se, no entanto, estivéssemos todos tocados permanentemente por princípios tão antigos quanto a humanidade e reforçados por algumas personagens de nossa história e, principalmente para nós ocidentais, por Jesus Cristo, não viveríamos as tensões resultantes das manobras pouco éticas e morais, adotadas em nome da folga nos dias festivos. Se vivêssemos permanentemente permeados pela solidariedade, tolerância, empatia, paciência, bondade, humildade, justiça e perseverança, enfrentaríamos as adversidades com uma diferente predisposição. Não encararíamos o nosso próximo como nosso algoz na luta por interesses. Não nos sentiríamos injustiçados quando chegasse a nossa vez de cumprir com nossa obrigação na data em que gostaríamos de estar com nossas famílias. Viveríamos melhores. Trabalharíamos melhor.

Mas nunca é tarde para aprender. O começo do novo ano, por sinal, pode ser uma ótima oportunidade de começarmos a mudar. Quase que uma páscoa antecipada. Podemos começar a observar e a seguir com mais rigor, os ensinamentos e os exemplos daquele que foi o maior revolucionário que a humanidade conheceu. Podemos aprender com os ensinamentos e com os exemplos deixados por Jesus Cristo. Homem simples, filho de carpinteiro que subverteu a ordem em seu tempo com o discurso e a ação. Pregou e viveu a igualdade, a solidariedade e a justiça. Sem abusar de seu prestígio, sem soberba, sem autoritarismo ou privilégios.

Vamos em frente.

Que 2013 seja um ano de transformações. De muita luta e vitórias. Que alcancemos justiça, respeito e a valorização daqueles que efetivamente fazem o Corpo de Bombeiros Militar do Rio Grande do Norte.

Texto:
Rodrigo Maribondo
Presidente da ABM-RN

Nenhum comentário:

Postar um comentário