quinta-feira, 25 de agosto de 2016

MISSÃO CUMPRIDA! SALVAR!

A ABM-RN dá continuidade ao projeto "Missão cumprida! Salvar", que presta homenagem a bombeiros sócios cuja atuação foi exemplar perante a sociedade de defender a vida e o patrimônio potiguar, mesmo em casos nos quais havia risco de vida.

A publicação ocorrerá sempre por ocasião da transferência do militar para a inatividade.

Desta vez, o homenageado é o Sgt. Júnior. Prestativo. Sempre disposto a cumprir sua missão, mesmo nas maiores dificuldades, o sargento anima seus companheiro da ativa ao esforço. Vê avanços na corporação e vê dias melhores para os profissionais. Um bombeiro exemplar, que serve de inspiração a todos os que lutam nesse função dia a dia. Confira a entrevista feita pela assessoria da ABM-RN:

Qual a ocorrência que mais marcou sua carreira, no Corpo de Bombeiros Militar? 
Participei de uma ocorrência em que um guerreiro queria se matar em frente ao batalhão de infantaria. Foram mais de sete horas tentando tirar ele lá de cima. Tivemos que colocar uniformes de operários da construção civil para subir, o cara estava meio perturbado, com um extintor em uma das mãos e uma faca na outra. A policia queria utilizar bala de borracha e eu disse: "Se é pra utilizar bala de borracha, deixe que a gente vai subir, devagarzinho, não espante o cara que iremos nos atracar com ele e descer no rapel, tudo direitinho". O Sgt. Hudson estava lá no dia e viu a dificuldade, o cb Mendonça foi de grande ajuda também e, nesse dia, retiramos a pessoa com vida. Foi um sucesso. 

Para várias outras ocorrências, principalmente antigamente, eram tempos difíceis, por isso peguei muita ocorrência com óbito, pessoal com desejo de trabalhar, vontade de vencer nas ocorrências, mas infelizmente nossos recursos eram mínimos. O Corpo de Bombeiros Militar era muito arcaico, tínhamos cunha hidráulica, hoje em dia temos cilindro, equipamento para desencarceragem, conjunto de ferramentas para retirada de pessoas de dentro dos carros acidentados. 

Hoje em dia, o bombeiro está ficando mais modernizado, graças a Deus! Tem roupa de aproximação para proteger o rosto etc. 

Qual mensagem o Sr. deixa aos que permanecem na ativa? 
Custe o que custar, com promoção, sem promoção, sem efetivo, seja um bom bombeiro... Passamos quatro meses de curso, talvez até mais, mas somos especialistas em várias situações. Se alguém quer ser bombeiro, tem que se informar, usar equipamentos adequados, não ache que é superior a ninguém, faça sua parte, que é com trabalho e dedicação que chegamos a nosso objetivo. 

Eu batalhei um pouquinho, minhas promoções não foram específicas, tive que me esforçar um pouco, mas vi o que é ser bombeiro, mesmo quando fiz o CAIS, lidei com equipamentos pesados, aquele aparato todo, técnicas novas, equipamentos que nunca imaginei usar. Um militar até comentou, quando nos emancipamos, que iriam passar dez anos e nunca receberíamos equipamentos, mas Deus é bom e protege a gente! 

Peço a todos os colegas que ficam, que estão sendo graduados, que não imaginem que é só graduado, mas é nossa responsabilidade perante a população que confia na nossa missão, no nosso trabalho, imaginam que somos capacitados, que, quando o bombeiro chega, vai resolver o problema, não baixe a cabeça, vamos batalhar, não pense nem diga que não dá. O bombeiro até hoje está em primeiro lugar, de todas as classes trabalhistas. Um dia, nosso efetivo vai ser suficiente, se Deus quiser, vai acontecer isso. 

No que a ABMRN contribuiu para o seu crescimento dentro da Corporação? 
Eu sempre procurei participar da Associação dos Bombeiros Militares e, agora, já no final da minha carreira, é que eu estou vendo se cumprir um trabalho mais aprofundado em relação a serviço, promoções que atrasavam. Gostei muito do trabalho da ABM e gostaria de ver meu colegas, todos, recebendo promoções corretamente. Estou indo pra reserva e agradeço muito a associação, desejo que o trabalho dos que se forem seja aprimorado pelos que vierem e assim sucessivamente, passando a bola um pro outro sem egoísmo. 

Quando se é do Exército, quando se é treinado para guerra, você tem a cabeça voltada para o combate, coletivo ou individual. Quando se é bombeiro, você aprende a combater a si próprio, seu próprio eu, sua própria arrogância, tem que visualizar mais seu próximo, trabalhar mais para engradecer sua instituição e se tornar mais humano, embora a gente se depare com coisas que nos torne mais frios. Como bombeiro, engrandeci minha parte espiritual, humana, agradeço muito a Deus. 

Os quartéis que passou? 
Nunca gostei de mudar de quartel, me adapto a rotina. Trabalhei no 1° Grupamento de bombeiros e no GBS. 

O que vai sentir saudade? 
Saudade dos colegas de trabalho que sempre me apoiaram nos momentos difíceis como o St Mendes e o St Carlos, assim como Ribeiro e Alysson e os do serviço operacional como Alexsandro, Rocha, Severiano, Giovanni e cb Inácio. Bem como um coroa muito abusado que me ajudou muito, o Sgt Alves, enfim, são muitos os que não esquecerei pois foram muitos anos.

Sgt. Júnior

Nenhum comentário:

Postar um comentário