quarta-feira, 24 de março de 2010

Corpo de Bombeiros capacita condutores para autuarem na auto plataforma aérea


Preocupados em melhor atender a sociedade potiguar com o seu serviço operacional, o Corpo de Bombeiros do Estado do Rio Grande do Norte está oferecendo cursos de qualificação para o seu efetivo. Entre os cursos em andamento esta o de Operação, Manutenção Preventiva e Condução da Viatura Auto Plataforma Aérea Bronto Skylift F52 HDTI.


De acordo com o Primeiro Tenente BM Antonio Eduardo Nascimento dos Santos, responsável pela execução do curso, a Viatura Auto Plataforma Aérea trata-se de um equipamento de elevado valor e de suma importância às operações de combate a incêndio e resgate sendo necessária a preparação de pessoal altamente especializado para sua operação e manutenção, principalmente no que diz respeito à manutenção preventiva.

“Como Natal vem crescendo verticalmente nos últimos anos o CBMRN teve a necessidade de acompanhar este crescimento adquirindo em 1998 a Auto-Plataforma Aérea Bronto Skylift F52HDTI, com alcance de aproximadamente 54m de altura, equipada com um tanque se água. E sendo assim há a necessidade de se preparar pessoal para operar o equipamento de forma a suprir uma lacuna existente desde sua aquisição”, disse o oficial.       

O curso terá a duração de três semanas, em dois turnos (das 7h30 às 17h30), no auditório do comando geral do CBMRN com carga horária total de 130 h/a, com período previsto para 15 a 31 de março de 2010. As aulas serão ministradas para os militares do CBMRN sendo oferecidas 15 vagas.

“O nosso objetivo é capacitar militares do Corpo de Bombeiros na operação, manutenção preventiva  e condução da viatura Auto-Plataforma Aérea Bronto Skylift F52HDTI  de forma segura e eficaz, no sentido que eles possam conhecer as regras de segurança do equipamento durante a operação e condução da viatura, conhecer os diversos componentes estruturais da mesma e demonstrar as diversas formas de operar a viatura em vários cenários de sinistro e salvamento”, disse o tenente BM Eduardo.

Entre os instrutores e monitores do curso estão os militares do Rio Grande do Norte, 1º Ten BM Antonio Eduardo Nascimento dos Santos, 1º sargento BM Paulo Sérgio Rodrigues e 3º Sgt Edmilson Elias Barros e os militares do Distrito Federal, 2º Ten. BM. Sérgio Seabra Alvarenga Sobrinho e 2º sargento Walter Rodrigues da Costa.

“É importante ressaltar categoricamente que não podemos esquecer que em 2014 faremos parte do seleto grupo de cidades que presidirá jogos da copa do mundo, situação esta que naturalmente gera a necessidade de melhorarmos nossos serviços de segurança publica e defesa civil, haja vista, que atuaremos na prevenção, preparação e resposta aos problemas envolvendo acidentes em nossa sociedade. Logo, entendemos que muitas vidas podem ser salvas com a utilização dos protocolos que serão exaustivamente treinados neste curso”, conclui o tenente BM Eduardo.

Fonte: http://www.cbm.rn.gov.br/contentproducao/aplicacao/sesed_cbm/imprensa/enviados/noticia_detalhe.asp?nCodigoNoticia=19030

Nenhum comentário:

Postar um comentário