terça-feira, 28 de dezembro de 2010

Efetivo do Corpo de Bombeiros é insuficiente para cobrir 410km de litoral.

De acordo com a reportagem do nominuto.com desta Terça-feira, 28/12/2010 às 09h39.

Adicionar legenda
O próprio Corpo de Bombeiros Militar confirma: o efetivo escalado para a Operação Verão é insuficiente para cobrir os 410km de praia do potiguar. Por isso, os bombeiros vão ser locados nos pontos com índices mais críticos de afogamento e maior fluxo de pessoas.
De acordo com o coronel Dantas, cinco dos postos já estão montados desde dezembro - nas praias de Búzios, Ponta Negra, Via Costeira, Praia do Meio e Redinha. Agora, outros quatro serão instalados nos seguintes locais - Barra de Tabatinga, Barra de Maxaranguape, outro ponto em Búzios e Praia do Forte.
Ao todo, 80 homens devem trabalhar nos locais indicados, num esquema de 24h/24h. Isto significa que, a cada dia, apenas 40 bombeiros serão responsáveis por todo o litoral. A situação se torna ainda mais crítica quando consideradas também as lagoas utilizadas pelo setor turístico – como a de Alcaçuz, Arituba e Bonfim.
Nestes locais, apesar da exploração turística, os proprietários não costumam contratar salva vidas para caso de necessidade. Por este motivo, foram registradas duas mortes na última semana, uma delas na lagoa de Arituba e a outra na de Alcaçuz. Segundo divulgado pelo Corpo de Bombeiros, as pessoas se iludem com a falsa sensação de segurança.
Como nas lagoas não há ondas, os banhistas tendem a querer ir até o fundo, sendo que aqueles que não sabem nadar – sobretudo vindos do interior do estado – podem terminar por se afogar.
Na praia, o banhista também deve ficar atento. Antes de tudo, o trabalho dos bombeiros locados nos postos de salvamento é orientar e evitar incidentes. Caso a praia tenha guarda vidas, é importante perguntar para ele o melhor local para banho. Caso não tenha, comerciantes e pescadores podem auxiliar o banhista.
É importante ainda ter cuidado com as crianças, e não ingerir bebidas alcoólicas ou comer antes de ir nadar. Quando as pessoas fazem isso, aumentam o risco de mal estar subido, o que pode ocasionar afogamento.
Suplentes
Mas se engana quem pensa que o baixo efetivo do Corpo de Bombeiros se limita à escala da Operação Verão. Hoje o Rio Grande do Norte tem 3.121.451 habitantes, na contra mão o CBM/RN tem o menor efetivo do Brasil – cerca de 650 homens.
Para se ter uma idéia, a ONU recomenda que a relação entre Bombeiros e população é de 1/1000. Para cada 1000 habitantes precisa existir 01 bombeiro. No RN deveríamos ter pelo menos 3300 bombeiros visto que a população do estado é pouco mais que 3 milhões de habitantes.
Se opondo ao baixo efetivo, existem atualmente 209 suplentes na expectativa da convocação para a segunda fase do certame do Corpo de Bombeiros Militar realizado em 2006, e que aguardam apenas assinatura do governador para poderem passar para a próxima fase do certame. A convocação poderia minimizar os problemas com o contingente deficitário dos Bombeiros.

Fonte: Nominuto.com
http://www.nominuto.com/noticias/policia/apenas-nove-pontos-do-litoral-do-rn-terao-patrulhamento-durante-o-verao/66188/

Nenhum comentário:

Postar um comentário