Reunidos em Brasília/DF nos dias 14 e 15, os diretores da Associação Nacional de Praças (ANASPRA) deliberaram para construir uma pauta propositiva para o ano de 2011. A reunião foi realizada na sede regional do PT, no Conic, tendo sido iniciada na manhã do dia 14 e sendo concluída no início da tarde do dia 15.
Estiveram em discussão assuntos do interesse da classe em todo o Brasil, sendo pautados pela Anaspra para 2011 os seguintes assuntos:
• Aprovação do piso salarial nacional dos policiais e bombeiros;
• Fim da prisão administrativa;
• Implementação pelos estados das Diretrizes Nacionais de Promoção e Defesa dos Direitos Humanos dos Profissionais de Segurança Pública, na qual se inclui a definição de uma carga horária para os servidores militares.
A diretoria da Anaspra definiu como estratégia para fundamentar suas proposições e reivindicações, levantar informações sobre os efetivos dos estados e o verdadeiro impacto financeiro que o piso nacional causaria nos cofres da União e dos Estados, bem como analisar juridicamente o real alcance do texto já aprovado em primeiro turno na Câmara Federal.
Sobre os Direitos Humanos dos Profissionais de Segurança Pública, entre eles Policiais e Bombeiros Militares, a Anaspra pretende propor junto ao Conselho Nacional de Segurança Pública (CONASP), através do seu representante, sargento Héder (PMMG), que o repasse de recursos financeiros da Secretaria Nacional de Segurança Pública (SENASP) para os Estados, seja condicionado à observância pelo próprio Estado das Diretrizes baixadas pelo Ministério da Justiça em conjunto com a Secretaria de Direitos Humanos da Presidência da República, através da Portaria Interministerial nº 02/2010, que instituiu os Direitos Humanos destes profissionais.
A Anaspra pretende fomentar nos Estados a realização de audiências públicas nas Assembleias Legislativas para discutir os assuntos pautados pela entidade sob a ótica dos Direitos Humanos dos integrantes da classe, com o objetivo de fundamentar as discussões, sobretudo no CONASP, para a formulação do Plano Nacional dos Direitos Humanos dos Profissionais de Segurança Pública. Neste sentido, espera contar com todos os parlamentares estaduais que representam a classe, a exemplo dos Deputados Estaduais Sargento Aragão (TO) e Sargento Soares (SC), que estiveram presentes no encontro. A entidade também pretende construir uma agenda de reuniões com representantes do Poder Executivo da União e com outras entidades nacionais a fim de viabilizar conquistas para a classe.
Representante da Anaspra no CONASP, o Sargento Héder transmitiu informações sobre o trabalho do Conselho e sua agenda de reuniões para 2011.
“O Conasp tem entre suas atribuições atuar como órgão normativo na formulação de estratégias e no controle de execução da Política Nacional de Segurança Pública. Além disso, compete ao Conselho desenvolver estudos e ações visando a aumentar a eficiência da execução da Política Nacional de Segurança Pública. Cabe ainda ao Conselho estabelecer diretrizes para as ações da Política Nacional de Segurança Pública e acompanhar a destinação e aplicação dos recursos a elas vinculados, entre outras competências”.
Foi proposto e aprovado que a direção da Anaspra deverá se reunir a cada dois meses, após as reuniões do CONASP, para tomar conhecimento dos encaminhamentos dado pelo Conselho e elaborar propostas para as reuniões seguintes.
Prado ASSPM/SE, Araujo ASPRACE e Palmeira ABSMSE |
Várias entidades representativas de praças estaduais estiveram presentes à reunião. Representantes do Rio Grand do Norte:
Sd Canindé ABM-RN, Sargento Eliabe ASSPMBM-RN e o Cabo Jeoás ACSPMBM-RN.
VII Enerp
A diretoria da Anaspra também deliberou pela realização do VII Enerp (Encontro Nacional das Entidades Representativas de Praças), que acontecerá entre os dias 27 e 29 de abril na cidade de Porto Alegre/RS.
Com o Tema “Praças Policiais e Bombeiros Militares na luta pelos seus Direitos e na Defesa da Sociedade” serão realizados 03 (três) painéis para a discussão.
• O atual modelo de segurança pública e as necessidades de mudança;
• Os direitos fundamentais dos policiais e bombeiros frente ao RDPM e CPM;
• Os Praças e sua função no âmbito da segurança pública dos municípios.
O encontro aberto aos praças e ao público em geral, terá por objetivo debater e formular propostas do interesse da classe e da sociedade, a serem encaminhadas ao Governo Federal.
A diretoria também discutiu algumas questões internas, entre elas a necessidade de que seja realizado um melhor trabalho de divulgação da Anaspra e do seu trabalho em prol dos praças, ficando definido que a entidade reativará seu site oficial, passando a ter a colaboração do Diretor de Intercâmbio, sargento Araújo. Além disso, a Anaspra também tenta viabilizar a impressão de um jornal informativo para distribuição junto aos praças em todo o país.
Nenhum comentário:
Postar um comentário