domingo, 27 de maio de 2012

Comissão vai discutir planos de saúde coletivos


A Comissão de Defesa do Consumidor vai realizar audiência pública para discutir os "falsos planos de saúde coletivos" destinados apenas a alguns consumidores. De acordo com o deputado Weliton Prado (PT-MG), que solicitou o debate, esses planos são oferecidos por operadoras sem critérios claros, pré-definidos, e com o objetivo de fugir da fiscalização da Agência Nacional de Saúde (ANS) para aumentar os valores dos serviços sem autorização. O debate ainda não tem data marcada.
De acordo com Prado, é cada vez mais comum a prática das operadoras de planos de saúde de realizar contratos com pequenos grupos de consumidores para firmar planos coletivos. Ele afirma que a proposta aparentemente é atraente, mas depois recai em uma verdadeira armadilha para o consumidor.
A estratégia, segundo o Instituto Brasileiro de Defesa do Consumidor (Idec), representa uma “falsa coletivização”, pois, os consumidores, iludidos com a promessa de pagar mais barato pelos planos, são “estimulados a ingressarem em determinada associação ou sindicato, ou a utilizarem o CNPJ para conseguir o contrato”.
Prejuízos ao consumidor
Segundo Prado, a forma encontrada pelas operadoras para burlar a fiscalização realizada pela ANS acarreta vários prejuízos ao consumidor, começando pelos valores reajustados nos planos de saúde que, ao contrário do plano individual ou familiar, podem ser feitos a qualquer tempo sem autorização prévia do órgão fiscalizador. “Outro caso grave, é que, pela falta de transparência, os usuários desconhecem que os planos coletivos não têm a obrigação de cobrir doenças profissionais e acidentes de trabalho. E, ainda, para os contratos com até 30 usuários, os consumidores são obrigados a cumprir carências para acesso a procedimentos como consultas e exames. É um verdadeiro abuso às normas legais de Defesa do Consumidor”, denuncia o deputado.
Veja mais:
http://www2.camara.gov.br/agencia/noticias/SAUDE/418406-COMISSAO-VAI-DISCUTIR-PLANOS-DE-SAUDE-COLETIVOS.html

Fonte: Agência Câmara de Notícias


Nenhum comentário:

Postar um comentário