quinta-feira, 14 de junho de 2012

Desvalorização do Policial

Quem quer manter a ordem? Quem quer criar desordem?

Após a realização da I Conferência Nacional de Segurança Publica (CONSEG), temas até então "tabus" passaram a fazer parte da "Ordem do Dia".

A discussão sobre o atual modelo de Segurança Publica (e consequentemente o atual modelo de Polícia) nunca esteve tão viva.

 A Federação Nacional das Entidades de Oficiais Militares Estaduais (FENEME) realizou em abril o XII Encontro de Oficiais Militares Estaduais na cidade de Salvador. Como resultado do encontro foi divulgada a "CARTA DE SALVADOR". http://www.feneme.org.br/index.php?mod=noticias&inc=mais_procurados&opt=interna&id=1105&sub=32

A Associação Nacional de Praças Policiais Militares e Bombeiros Militares (ANASPRA) realizou encontros nacionais de entidades em Fortaleza/CE - Set/2010, Porto Alegre/RS - Jun/2011 e em Maceió/AL - Set 2011 para debater o cumprimento das Diretrizes e Princípios elencados na I CONSE.

Conquistou assento permanente no Conselho Nacional de Segurança Publica (CONASP) onde tem defendido o interesse do Praça Policial Militar e Bombeiro Militar em debates e proposições sobre o atual modelo das instituições de Segurança Publica; o respeito aos Direitos Humanos de Policiais Militares e Bombeiros Militares quando submetidos a regulamentos disciplinares dissonantes das previsões constitucionais de 1988; o fim da sanção disciplinar com cercamento de liberdade (detimentos e prisões) que originou uma Recomendação do CONASP ao Ministério da Justiça e a Presidência da Republica; a necessidade de reelaboração das legislações reguladoras das instituições Policiais Militares e Bombeiros Militares com propostas de elaboração e implantação de planos de carreira; e por fim, conseguiu aprovar a realização de uma Audiência Publica para discutir um "novo modelo de polícia" unificado e civil. A Audiência Publica acontecerá em Brasília, dia 01 de agosto de 2012.

Entretanto, o mais importante em todo esse processo, é o envolvimento da sociedade civil organizada na análise, discussão e elaboração desse novo e necessário modelo de segurança como o visto em: http://www.cartapotiguar.com.br/2012/06/12/desvalorizacao-do-policial/

As discussões estão acontecendo em todos os setores. Não podemos e não devemos nos furtar a participar desse debate que deveria estar acontecendo cotidianamente dentro dos Quartéis da PM e do CBM de todo o país, afinal, os maiores interessados somos nós.  Ou não?

ABM/RN
Trabalhando por uma segurança publica de qualidade.

Nenhum comentário:

Postar um comentário