quarta-feira, 6 de junho de 2012

SESAP e Corpo de Bombeiros lançam ações de prevenção a queimaduras


O Hospital Monsenhor Walfredo Gurgel (HMWG), através do Centro de Tratamento de Queimados (CTQ) e o Corpo de Bombeiros Militar do RN (CBMRN) da Secretaria de Segurança Pública e da Defesa Social do Rio Grande do Norte (Sesed), iniciaram, nesta segunda-feira (4), às 10h, no auditório do hospital, a programação de palestras em razão da III Semana de Prevenção à Queimaduras e da Campanha São João Seguro. As atividades acontecerão até esta quarta-feira e abrangerá além dos funcionários do HMWG, alunos das escolas públicas e privadas do RN.
Participaram do lançamento o membro do Comitê Gestor do HMWG, João Batista de Souza Rabello, o coronel do CBMRN, Elizeu Lisboa Dantas, o chefe do Centro de Tratamento de Queimados, Edilson Carlos de Souza, o representante da Cruz Vermelha Brasileira Seção RN, Alisson Calixto e a Vice-presidente da Sociedade Brasileira de Queimaduras, Seção RN, Everilce Pereira Fidelis dos Santos Silva.
Dando início aos pronunciamentos, o comandante do CBMRN destacou a importância do CTQ para a continuidade do trabalho realizado pelo Corpo de Bombeiros no salvamento de pessoas vítimas de queimaduras. "O primeiro atendimento do CTQ é muito importante. Pudemos comprovar isso em 2011 quando um bombeiro sofreu queimaduras e foi atendido no Centro".
Em seguida, Edilson fez um resgate histórico do setor – que este ano completou seis anos de serviços. Ele destacou a composição da atual equipe multiprofissional (formada por mais de 50 servidores), as dificuldades enfrentadas e os avanços.
Como parte da programação da III Semana de Prevenção às Queimaduras, na quarta-feira (6), no Midway Mall, durante todo o dia, alunos do curso de fisioterapia da Faculdade de Excelência Educacional do Rio Grande do Norte (Fatern) e da Universidade Potiguar (UNP) distribuirão cartilhas e ensinarão o que fazer e, principalmente, o que não fazer quando a pessoa for vitimada por uma queimadura.

Fonte: CBM-RN

Nenhum comentário:

Postar um comentário