terça-feira, 2 de julho de 2013

2 de Julho - Dia Nacional do Bombeiro

Instituído em 1954 por Getúlio Vargas, o dia nacional do Bombeiro e a Semana Nacional de Prevenção Contra Incêndio e Pânico tem o objetivo de homenagear os Bombeiros do país em reconhecimento aos serviços prestados à sociedade e, de levar os conceitos de prevenção e segurança contra incêndio e pânico ao conhecimento da população respectivamente.

Obviamente que a programação desenvolvida na primeira semana de Julho proporciona, pelo menos pontualmente, uma maior visibilidade do Corpo de Bombeiros e a possibilidade de uma maior interação deste órgão com a sociedade com a realização de eventos esportivos, solenidades e palestras alusivas à data.

Enquanto Bombeiros, no entanto, acreditamos que a atenção às práticas de prevenção e segurança e o reconhecimento da importância do profissional Bombeiro deveria ser uma constante. A Semana Nacional de Prevenção Contra Incêndio e Pânico poderia exceder os limites das palestras e demonstrações e funcionar como um Fórum, aberto ao público, onde se discutissem e elaborassem políticas públicas de segurança e prevenção de incêndios, acidentes em meio líquido, efetivação das legislações que versam sobre a normatização das instalações prediais, eventos, primeiros socorros, etc.

Somos a classe de trabalhadores que goza dos maiores índices de aprovação e aceitação da população brasileira. Lamentavelmente, esse fenômeno se configura mais pela natureza de  nossa atividade e pela desinformação da população, que pela eficiência e efetividade dos serviços prestados à sociedade.

Bombeiros de todo o país enfrentam basicamente as mesmas dificuldades. Insuficiência de efetivo, falta de perspectiva de ascensão profissional para os Praças (os executores da atividade fim), falta de investimentos públicos (no âmbito estadual) em infra-estrutura, capacitação e formação de seu efetivo e, principalmente, a subordinação aos regulamentos militares que, em nada contribuem para o exercício de nossas atividades.

Apenas os Estados do Amapá, Rio de Janeiro e o Distrito Federal tem o quantitativo de Bombeiros adequado às recomendações da ONU (1 bombeiro para cada 1000 habitantes). O Rio Grande do Norte é um dos estados com menor efetivo, muito distante dos 3200 sugeridos pela Organização das Nações Unidas e dos 1065 previstos na Lei Complementar 230/2002 (emancipou o CBM da PM/RN e fixou o efetivo). Dos 167 municípios apenas 4 contam com unidades do Corpo de Bombeiros. Na Capital do estado que reúne mais de 1 milhão de habitantes em sua região metropolitana, são 4 unidades operacionais.

A manutenção da aceitação popular ao Corpo de Bombeiros é, seguramente, resultado da dedicação e seriedade com que seus profissionais atuam. Na adversidade, sem os equipamentos ideais em número e qualidade, sem a motivação decorrente do ambiente de trabalho e sem a consideração de alguns direitos elementares para qualquer servidor publico (hora extra, carga horária definida, ascensão funcional...) o Bombeiro atende da melhor maneira possível à população Potiguar.

Aproveitando a data, que enaltece a atividade e chama a atenção para o CBM/RN, queremos PARABENIZAR todos os que fazem o Corpo de Bombeiros Militar do Rio Grande do Norte, especialmente os Praças, que enfrentam cotidianamente as adversidades impostas por um sistema milenar e equivocado, e mesmo assim mantém o CBM/RN funcionando e atendendo a sociedade.

Salvar!

Rodrigo Maribondo do Nascimento
Sd BM 02.020
Presidente ABM-RN




Nenhum comentário:

Postar um comentário