terça-feira, 27 de setembro de 2016

SITE INTERNACIONAL DESTACA PRISÃO DE PRESIDENTE DA ABM

A ordem de prisão administrativa do presidente da Associação dos Bombeiros Militares do Rio Grande do Norte (ABM/RN), Dalchem Viana, foi considerada um absurdo do ponto de vista legal e dos direitos humanos pelo portal de notícias The Intercept. Com sede nos Estados Unidos, o site foi criado pelo premiado jornalista Glenn Greenwald, ganhador de um prêmio Pulitzer – o mais importante da área no mundo – e um Oscar.

Na matéria – cujo título é “Comentário no Facebook criticando polícia gera prisão no RN” –, a repórter Cecília Olliveira menciona que a sanção ocorreu devido ao envio de um áudio por Dalchem pelo aplicativo de mensagens Whatsapp, no qual o presidente convoca os associados para uma assembleia.

Ela destaca ainda que a Comissão de Direito Militar da Ordem dos Advogados do Brasil no Rio Grande do Norte (OAB/RN) emitiu nota sobre o assunto.

E, infelizmente, lembra a reportagem, este não é um caso isolado no estado potiguar, cujo comando militar tem, a título de disciplina, procedido a prisões arbitrárias. Um exemplo é o do soldado João Maria Figueiredo, que teve 15 dias de prisão decretada na última quarta-feira (21) por postar comentário críticos a PM no Facebook.

“Ver estes profissionais, policiais, sendo punidos por entrar nesse debate é muito grave. Não só porque é uma violação do direito de liberdade de expressão, mas também porque não ajuda a gente a avançar”, comentou ao The Intercept Renata Neder, assessora de direitos humanos da Anistia Internacional no Brasil.

Nesta quinta-feira (29), todos os sindicatos da área de segurança do RN vão assinar uma moção de repúdio contra essas medidas. Será a primeira vez na história da corporação que todas as entidades representativas se unem para condenar um gestor intermediário.

THE INTERCEPT e GREENWALD

Greenwald alcançou à fama mundial por revelar os abusos do governo norte-americano quanto à gestão de informações de seus cidadãos pela Agência de Segurança Nacional (ANS, na sigla em inglês). Foi o responsável pela entrevista com Edward Snowden, ex-administrador de sistemas da CIA e ex-contratado na NSA.

O jornalista também revelou que, por meio da mesma tecnologia, o governo dos EUA tinha acesso a informações pessoais de presidentes da República mundo afora, como a própria ex-presidente Dilma Rousseff.


Nenhum comentário:

Postar um comentário