quinta-feira, 31 de dezembro de 2009
Bolsa Formação está sendo paga
Inaugurada a Fundação Casa de Apoio ao Policial Militar e ao Bombeiro Militar do RN.
.
segunda-feira, 28 de dezembro de 2009
Recursos para o pagamento do Bolsa Formação estão garantidos
domingo, 27 de dezembro de 2009
Governo do Maranhão reduz tempo para promoção de PMs
quinta-feira, 24 de dezembro de 2009
Bolsa Formação Pagamento previsto dia 28/12
Prezados Profissionais de Segurança Pública,
É com grande satisfação que informamos a aprovação pelo Congresso Nacional do PL 91. A partir do dia 28 o beneficio do Bolsa Formação estará disponível na Caixa Econômica Federal. Agradecemos o empenho de cada um de vocês nessa conquista.
Aproveitamos a oportunidade para desejar-lhes Boas Festas!
Equipe da SENASP
terça-feira, 22 de dezembro de 2009
PEC prevê isenção de IR para militares, PMs e bombeiros inativos
Tramita na Câmara a Proposta de Emenda à Constituição (PEC) 413/09, do deputado Marcelo Itagiba (PSDB-RJ), que estabelece a imunidade dos proventos dos militares inativos e das pensões militares ao Imposto de Renda. A medida, se aprovada, também valerá para os integrantes das Forças Auxiliares do Exército, ou seja, as polícias militares e os corpos de bombeiros militares.
Congresso aprova crédito para bolsa-formação
sexta-feira, 18 de dezembro de 2009
Aprovada Anistia para Militares Estaduais
Aprovada no Senado na tarde desta quinta-feira, 17 de dezembro, o PL 3777 que anistia Policiais e Bombeiros Militares de oito estados do país. O projeto foi iniciativa do Senador Garibaldi Alves, quando ainda presidia o Senado e, origianalmente, anistiava os Militares do Rio Grande do Norte que respondiam a processos por Motin, Revolta e Deserção. Depois de aprovado no Senado o projeto seguiu para a Câmara onde recebeu emendas incluindo militares de outros sete estados que se encontravam na mesma situação dos Potiguares.
quinta-feira, 17 de dezembro de 2009
BOLSA FORMAÇÃO ATRASA PAGAMENTO
O pagamento do Projeto Bolsa Formação depende a aprovação do Pl 91 portanto devemos nos mobilizar para que este projeto seja votado.
Segue email dos Deputados para encaminharmos solicitação:
Senhor Deputado
Precisamos muito do seu apoio para a aprovação do PL 91 onde encontram-se os créditos do Ministério de Justiça, dentre eles o pagamento da Bolsa Formação de novembro e dezembro a 160.000 policiais de todo o Brasil.
Agradecemos o seu valioso apoio.
Atenciosamente
Nome, identificação funcional e estado.
Segue a lista dos emails dos deputados:
presidencia@camara.gov.br
dep.marinamaggessi@camara.gov.br
dep.rauljungmann@camara.gov.br
dep.marcelomelo@camara.gov.br
dep.joaocampos@camara.gov.br
dep.antoniocarlosbiscaia@camara.gov.br
dep.arnaldofariadesa@camara.gov.br
dep.domingosdutra@camara.gov.br
dep.fernandomarroni@camara.gov.br
dep.fernandomelo@camara.gov.br
dep.marcelomelo@camara.gov.br
dep.neiltonmulim@camara.gov.br
dep.alexandresilveira@camara.gov.br
dep.bispogetenuta@camara.gov.br
dep.majorfabio@camara.gov.br
dep.williamwoo@camara.gov.br
dep.capitaoassumcao@camara.gov.br
dep.eniobacci@camara.gov.br
dep.franciscotenorio@camara.gov.br
dep.perpetuaalmeida@camara.gov.br
dep.elizeuaguiar@camara.gov.br
dep.hugoleal@camara.gov.br
dep.irinylopes@camara.gov.br
dep.janeterochapieta@camara.gov.br
dep.josegenoino@camara.gov.br
dep.laertebessa@camara.gov.br
dep.lincolnportela@camara.gov.br
dep.maurolopes@camara.gov.br
dep.carlossampaio@camara.gov.br
dep.guilhermecampos@camara.gov.br
dep.marceloitagiba@camara.gov.br
dep.pintoitamaraty@camara.gov.br
dep.rogeriolisboa@camara.gov.br
dep.glauberbraga@camara.gov.br
dep.gonzagapatriota@camara.gov.br
dep.paulorubemsantiago@camara.gov.br
dep.pompeodemattos@camara.gov.br
dep.paesdelira@camara.gov.br
Câmara aprova anistia a PMs e bombeiros de 8 estados e DF
terça-feira, 15 de dezembro de 2009
Praças da Polícia Militar e do Corpo de Bombeiros cobram a Lei 273/04 na Assembléia Legislativa
A secretaria do Gabinete Civil do Estado confirmou que o projeto estava nas mãos do Secretário Chefe do Gabinete Civil Francisco Wagner Gutemberg de Araújo para despacho com a Governadora do Estado Professora Wilma Maria de Faria.
Na segunda, 14 de dezembro o Governo encaminhou a proposta de Majoração da Diária Operacional que vai de R$ 20,00 para R$ 50,00. No entanto a proposta do realinhamento dos índices da Lei 273/04, da majoração do Auxílio Transporte e da Gratificação de Fardamento não chegou à casa legislativa.

Terça-feira, 15 de dezembro, Policiais e Bombeiros atenderam ao chamamento das Associações e se fizeram presentes na Assembléia Legislativa. Desde cedo Soldados, Cabos e Sargentos da PM e CBM, da capital e do interior do estado percorreram os corredores da Assembléia Legislativa, marcando presença e abrindo portas para lutar por direitos e dignidade profissional.
A questão foi levada a Deputada Larissa Rosado, que acompanhou toda a negociação e é líder do governo na Assembléia, e solicitamos sua intervenção junto a Governadora. Foram contactados ainda o Deputado Getúlio Rêgo que cobrou no Plenário a agilidade e a responsabilidade no cumprimento do acordo firmado com os Policiais e Bombeiros. O Deputado Gustavo de Carvalho afirmou negociar com as lideranças a dispensa do trâmite regimental e o Presidente da Assembléia Legislativa Deputado Robinson Faria que afirmou “se o projeto chegar à Assembléia até a quinta-feira nós podemos incluir na sessão do dia 21”.
A pressão é sobre o governo do estado para que ele CUMPRA com o acordo firmado com a categoria. Os Deputados da base governista estão sendo procurados porque o Gabinete Civil não recebeu, não respondeu e não atendeu ao requerimento das Associações Representativas de Praças do Estado que protocolaram Ofícios no início de novembro solicitando tão somente que aquela Secretaria de Estado encaminha-se a proposta de reajuste dos Militares do Estado.
A próxima atividade acontece amanhã, 16 de dezembro a partir das 11:00 Horas no Gabinete do Vice-Govenador Iberê de Souza que em Agosto recebeu as entidades e assumiu o compromisso de encaminhar as demandas da Categoria Policial e Bombeiro Militar.
segunda-feira, 14 de dezembro de 2009
VAMOS A LUTA!
quarta-feira, 9 de dezembro de 2009
PEC 41 - Remetida a Câmara dos Deputados
segunda-feira, 7 de dezembro de 2009
CALENDÁRIO ABM-RN
Como dizemos frequentemente, precisamos estar permanentemente mobilizados. O governo do estado ainda não enviou a proposta do "reajuste salarial" negociado com a categoria Policial e Bombeiro Militar. Aprendemos que se não nos mobilizarmos não conseguimos fazer cumprir nossos direitos.
Fique atento ao nosso calendário de atividades:
Quarta-feira, 9 de dezembro - Vamos ocupar a Consultoria Jurídica do Estado;
Quinta-feira, 10 de dezembro, as 14 horas- Ocupação da Assembléia Legislativa;
Sábado, 12 de dezembro, as 09 horas - Assembléia Geral Unificada;
Terça-feira, 15 de dezembro - Ocupação da Assembléia Legislativa.
Participe!
Faça da ABM-RN uma entidade forte e de luta.
Rodrigo Maribondo
quinta-feira, 3 de dezembro de 2009
Anaspra marca presença em Brasília e faz a diferença
Reunião da Anaspra
PL 3777
Na manhã do dia 1 de dezembro, a Anaspra visitou o gabinete do Deputado Mauro Benevides – PMDB/CE, relator do Projeto Lei 3777 na Comissão de Constituição Justiça e Cidadania da Câmara Federal, com quem pactuou com a categoria o compromisso de dar celeridade a apresentação do relatório a CCJC. Os trabalhos acerca do PL 3777 continuaram com o acompanhamento da reunião da Comissão e a conversa com o Deputado Tadeu Felipeli, com o Deputado Mendonça Prado, Sandra Rosado, Capitão Assumção e com o Senador Garibaldi Alves. Todos engrossaram o coro pela rápida apresentação do relatório na CCJC. Destaque para a intervenção da Deputada Fátima Bezerra do RN que intermediou o contato com o Deputado Mauro Benevides.
A Anaspra conseguiu adiantar o andamento do relatório. O Deputado Mauro Benevides agendou a apresentação do Relatório sobre o PL 3777 para a próxima terça-feira, 8 de dezembro. Com parecer favorável e pela constitucionalidade do projeto. A entidade já se organizou e marcará presença na sessão da CCJC da próxima semana.
PEC 41
Às 15h00minh a Anaspra participou de reunião com o Senador Renan Calheiros, propositor da PEC 41, a fim de destacar e propor a inclusão dos inativos e pensionistas no texto da PEC que estabelece o Piso Salarial para Policiais e Bombeiros Militares. Participaram da reunião a diretoria da Anaspra, os Deputados Federais Major Fábio, Capitão Assumção e Fátima Bezerra. O líder do PTB no Senado Gin Argelo, o representante da FENEME Coronel Miler e o Major Fragoso, representando a AMEBRASIL. O Senador Renan Calheiros acatou a sugestão de inclusão dos inativos e pensionistas no Projeto de Emenda Constitucional e declarou já haver articulado com as lideranças dos partidos o encaminhamento da PEC 41 para a votação no plenário. A votação não aconteceu no dia 1 de dezembro por não haver coro no senado (são necessários 49 votos para aprovação de Projetos de Emenda à Constituição), ficando agendada como primeiro ponto da pauta do dia 2 de dezembro. Ficou ainda negociado na reunião com o Senador, a participação da Anaspra na elaboração do Projeto Lei que definirá o valor do Piso Salarial para os Policiais e Bombeiros Militares.
PEC 21
Mas o dia de trabalho da Anaspra não acabou no plenário. A entidade participou ainda da audiência pública sobre a PEC 21, proposta pelo Senador Tasso Jereissati na subcomissão de Segurança Publica da Comissão de Constituição e Justiça e Cidadania do Senado. O ST P. Queiroz representou a Anaspra dividindo a composição da mesa com o Coronel Miler – FENEME e CNCG, Coronel Abelmídio de Sá Ribas – AMEBRASIL e os Senadores Jarbas Vasconcelos e Tasso Jereissati.
Os representantes da FENEME / CNCG e AMEBRASIL defenderam o Ciclo Completo de Polícia, a manutenção da Constitucionalidade e das Estruturas das instituições de segurança. O ST P.Queiroz, Presidente da ASPRAMECE e Vice-Presidente da Anaspra, deu ênfase ao equívoco da estrutura militarizada das Polícias e Corpos de Bombeiros. Fez uma retrospectiva histórica sobre o debate acerca de desmilitarização da polícia que desde 1990 é pautada no congresso, inicialmente pelo Deputado Hélio Bicudo, depois pela Deputada Zulaê Cobra e tantos outros parlamentares que tiveram seus projetos arquivados ou recusados nas comissões. “O debate ganhou corpo e com a Conferência Nacional de Segurança voltou a pauta desta casa com a recuperação da PEC 21,” destacou P. Queiroz. Defendeu ainda a “necessidade da participação dos Praças no processo de discussão e elaboração do novo modelo das instituições de segurança publica”.
Enquanto isso
Os bastidores políticos do Governo do Distrito Federal estão fervilhando. O Governador do Distrito Federal, o Vice Governador, o presidente da Câmara Legislativa e mais 1/3 dos deputados envolvidos no recebimento de propinas. Esse cenário somado a Lei Orgânica do Distrito Federal abre a possibilidade de o Vice-Presidente da Casa Legislativa assumir o Governo do Distrito Federal (GDF). A base aliada do Governador José Roberto Arruda foi desfeita já no dia 1 de dezembro. Quase todos os partidos entregaram os cargos do GDF deixando o já estremecido Governo Distrital – único dos Democratas, ainda mais fragilizado.
O relevante deste cenário é que o até então Vice-Presidente da Casa Legislativa do Distrito Federal é o Cabo Sidney Patrício da Silva, Presidente da Anaspra. Existe a real possibilidade de o Cabo Patrício, liderança da Polícia Militar do Distrito Federal, assumir o Governo do Distrito Federal.
quarta-feira, 2 de dezembro de 2009
PEC 41 APROVADA NO SENADO
Em razão de acordo de líderes partidários, a PEC foi votada em um só dia, como tem sido costume no Senado, com a quebra dos interstícios constitucionais que estipulam cinco sessões de discussão em primeiro turno e outras três em segundo turno.
.
Para antecipar o início da aplicação do piso, Demóstenes propôs que o presidente da República deverá baixar ato dando início à sua implementação gradual dentro de um ano após a promulgação da PEC. Assim, a remuneração mínima começará a ser paga mesmo se ainda não tiver sido aprovada a lei que deve regulamentar em definitivo tanto o piso quanto o funcionamento do fundo, que deve complementar o pagamento nos estados sem meios para arcar com a totalidade da nova despesa.
Os Senadores: José Agripino, Garibaldi Alves e Rosalba Ciarlini.
.
E agradecer o empenho de toda categoria pelo movimento em prol da PEC 300, que ressuscitou a PEC 41.