sábado, 11 de junho de 2011

Movimento de apoio aos bombeiros do RJ

A ABM-RN tem acompanhado o movimento por melhores condições de trabalho e salários dos Bombeiros Militares do Rio de Janeiro.
Com o pior salário do país da categoria R$ 950,00 e depois de quase 03 meses de negociação sem ter nenhuma reposta do Governo os militares invadiram o Quartel Central da corporação. Após a invasão e durante a madrugada, os manifestantes se alimentaram com o estoque de comida da cozinha do quartel.
Após uma noite inteira de negociações para que os cerca de dois mil bombeiros deixassem o quartel Central do Corpo de Bombeiros, no Centro do Rio, tomado na noite de sexta-feira (3) em protesto por aumento de salários, a tropa de Choque da Polícia Militar e também policiais do Bope invadiram o quartel por volta de 6h10 da manhã do sábado (4). Os policiais usaram bombas de efeito moral e bombas de gás lacrimogêneo. Pelo menos duas crianças sofreram intoxicação devido ao gás e dois adultos tiveram ferimentos leves na cabeça, por conta das bombas de efeito moral que foram lançadas pelo Bope. Os bombeiros que foram presos começaram a ser levados do quartel Central às 8h do sábado. Eles foram levados para o Batalhão de Choque da PM, também no Centro do Rio.
Parlamentares que estiveram reunidos na tarde da quarta-feira (8) com o ministro da Justiça, José Eduardo Cardozo, manifestaram preocupação com a situação dos mais de 400 bombeiros detidos desde o último domingo no Rio de Janeiro.
Os 12 parlamentares que estiveram com o ministro temem que protestos semelhantes se espalhem para outros estados do país. De acordo com o Presidente da Força Sindical, deputado Paulo Pereira da Silva (PDT-SP), as condições salariais e de trabalho dos bombeiros não estaria sendo motivo de protestos só no Rio de Janeiro, como ocorreu no último final de semana.
O grupo de deputados federais conseguiu, na madrugada desta sexta-feira (10), um habeas corpus para soltar os 439 bombeiros presos no Rio. A decisão que favoreceu os presos é do desembargador Cláudio Brandão, que estava de plantão judiciário na madrugada.
O Tribunal de Justiça explicou que o habeas corpus é uma decisão liminar, que ainda vai ser julgada. Ou seja, será enviado por sorteio a uma Câmara Criminal. Nela, o relator, que também é um desembargador, poderá confirmar ou não a decisão.
A ABM-RN junto com as entidades de classe dos militares do Estado do Rio Grande do Norte e a contando com presença de entidades representativas da sociedade civil realizaram nesta sexta dia, 10 de junho de 2011, no calçadão da Rua João Pessoa, centro da cidade do Natal um movimento em apoio aos militares presos.
Com carro de som, faixas e planfetagens, cerca de 50 pessoas que estiveram presentes ao movimento conseguiram passar informações sobre a situação dos nossos companheiros do RJ.
Fizeram uso da palavra em apoio aos bombeiros militares do Rio de Janeiro, militares, sindicalistas, trabalhadores e populares que passavam pelo local.
Contamos ainda, com o grupo de suplentes do concurso de soldados do CBM-RN que pleiteiam suas convocações. Temendo o encerramento do prazo previsto para novembro deste ano.   
Sd Maribondo, Sd Gilvan e Sd Canindé






Suplentes de CFSD CBM-RN




Precisamos unir forças para que o mal não vença o bem.
Unidos somos fortes!

Dia 18 de junho temos Assembleia Geral da Categoria no Cemure.
Estatuto, Código de Ética e Subsídio.

Você pode participar é só querer.

Nenhum comentário:

Postar um comentário