segunda-feira, 27 de junho de 2011

Semana de Prevenção contra Incêndios dos Bombeiros aberta nesta segunda feira

Nesta segunda feira, 27 de junho, às 7 horas, iniciou a Semana de Prevenção Contra Incêndios do Corpo de Bombeiros Militar do Rio Grande do Norte.

A Semana de Prevenção passou a existir a partir do dia 02 de abril de 1954 quando Getúlio Vargas, presidente do Brasil, assinou o decreto nº 35309, criando o Dia do Bombeiro (2 de Julho) e a Semana de Prevenção Contra Incêndios.

Em Natal, a abertura da Semana de Prevenção ocorrerá com uma “Blitz Preventiva”, onde será realizada a entrega de panfletos institucionais, para os condutores de veículos que trafegam pela Avenida Prudente de Morais, com informações a cerca de acidentes domésticos. A ação será repetida durante todos os dias da semana, nos horários de maior movimento no trânsito, sendo eles entre 7 e 9 horas e entre 16 e 18 horas.

As atividades marcam também o 155º aniversário do Bombeiro Nacional que tem como data de comemoração o dia em que foi criado o primeiro Corpo de Bombeiros no Brasil. No dia 02 de julho de 1856, o Imperador D. Pedro II criou o Corpo Provisório de Bombeiros da Corte. Quatro anos depois, diante do êxito do serviço, o Corpo deixou a condição de "provisório" e passou a denominar-se Corpo de Bombeiros da Corte.

O evento, promovido pelo CBMRN, visa através da interação com a comunidade, sensibilizá-la quanto à importância da prevenção e riscos de envolvimento em incêndios e acidentes. "O cotidiano revela a susceptibilidade de qualquer cidadão aos riscos e a Semana de Prevenção e tem o objetivo de formando uma consciência quanto a essas questões, desenvolvendo ações de caráter preventivo e de cidadania à população potiguar", disse o Coronel Elizeu Dantas, Comandante Geral do CBMRN.

De janeiro a maio de 2011, o CBMRN registrou 299 incêndios e princípios de incêndios somente na capital e região metropolitana. Deste total, 93 ocorreram em edificações residenciais unifamiliar, 46 em terrenos baldios, 43 em edificações comerciais, 37 em veículos de auto passeio, 9 em edificações residenciais multifamiliar, entre outras. As demais ocorrências aconteceram em escolas, industrias, hospitais, enfim.

Crianças e adolescentes de dezenas de instituições, escolhidas pela suas importâncias e serviços prestados a sociedade também estarão participando do cronograma de atividades do órgão. Um ônibus da corporação estará transportando, diariamente, dezenas de crianças até o quartel, onde serão realizadas várias palestras e ações de entretenimento. Entre as instituições escolhidas estão: Associação de Orientação aos Deficientes (ADOTE), Associação de pais e amigos dos excepcionais (APAE), Escola Municipal Professora Maria Dalva Gomes Bezerra, Casa de Passagem II e Projeto Conexão Felipe Camarão.

Também está sendo previstas apresentações operacionais, exposição de equipamentos e viaturas em shoppings, visitas externas em instituições e uma campanha de doação de sangue junto ao Hemonorte.



PREVENÇÃO EM MOSSORÓ

Em Mossoró, o 2º Grupamento de Bombeiros contará com diversas atividades educativas visando orientar a população quanto a prevenção de acidentes domésticos, entre outros.

O planejamento da Semana de Prevenção em Mossoró foi executado, este ano, com muita antecedência pelo 2º Grupamento de Bombeiros. Estaremos trabalhando na realização do projeto Bombeiro na Escola oferecendo palestras e entretenimento para as crianças e adolescentes da cidade , disse o Major Franklin Araújo, Comandante do 2º Grupamento de Bombeiros.

Entre os locais escolhidos para receber a ação do Corpo de Bombeiros, em Mossoró, está a Escola Municipal Dolores do Carmo Rebouças, que fica localizada na Rua Cândido Clementino Barros, S/N. Aeroporto II.

Além disso, o 2º Grupamento de Bombeiros estará montando um stand operacional no Mossoró West Shopping, nos dias 29 e 30 de junho de 2011. Na ocasião será realizada a exposição de materiais de atendimento pré-hospitalar, salvamento em altura, salvamento veicular, mergulho e combate a incêndio.

"Vamos apresentar vídeos de nossas atividades e distribuir panfletos sobre as ações executadas pelo Corpo de Bombeiros do Rio Grande do Norte ", destacou o Major Franklin Araújo.



Fonte: Assessoria de Comunicação Social do CBMRN - Tenente Christiano Couceiro

Nenhum comentário:

Postar um comentário