segunda-feira, 6 de junho de 2011

Reivindicações dos Bombeiros no Rio de Janeiro

Desde o início do mês de maio que estamos acompanhando as mobilizações dos Bombeiros no Rio de Janeiro. Foram tentadas ao longo desse período, de todas as maneiras, audiências com o Comando Geral do Corpo de Bombeiros do Rio de Janeiro. Sem sucesso na tentativa, os Bombeiros partiram para a radicalização.

O resultado todos estamos vendo. Invasão do Comando Central do CBM-RJ, reação imediata do Governo que utilizou o BOPE para retomar o local, retaliação violenta ao movimento reivindicatório com a prisão de 439 Bombeiros e abertura de Processos Administrativos e Criminais contra TRABALHADORES.

Acreditamos que este episódio no Rio de Janeiro, ainda longe de terminar, deva servir de exemplo para todos nós. Para os TRABALHADORES de todos os Corpos de Bombeiros do país, para os Comandos de todos os Corpos de Bombeiros do país e para os Governos de Estado.

O que leva 2000 TRABALHADORES a partir para uma ação de impacto como a que se deu na sexta-feira? Será que o episódio se deu pela ação "irresponsável" de "algumas centenas de vândalos" como afirmou o Excelentíssimo Governador do Estado do Rio de Janeiro Sr. Ségio Cabral?

Será que esses TRABALHADORES estão no limite da tolerância à má remuneração (é o pior salário do país), no limite da tolerância a falta de respeito por parte do Comandante Geral (que negou-se a receber os TRABALHADORES ou de levar o pleito de sua tropa ao Governo do Estado) e já foi, inclusive, exonerado do cargo?

Alguém acredita que esses Bombeiros, TRABALHADORES, tinham planejado desde o início do mês que invadiriam o Prédio do Comando do CBM-RJ na sexta-feira 3 de junho, independente dos resultados das mobilizações ao longo do mês?

A ABM-RN vem aqui, registrar sua solidariedade para com os TRABALHADORES do Corpo de Bombeiros do Rio de Janeiro. Estamos atentos, acompanhando o desenrolar dos fatos, aguardando sinceramente que o Excelentíssimo Senhor Sérgio Cabral - Governador do Estado do Rio de Janeiro, reencontre ou pelo menos encontre o bom-senso, raciocine e ANISTIE total e irrefutavelmente todos os TRABALHADORES do Corpo de Bombeiros do Rio de Janeiro que justamente reivindicam a necessária e urgente dignidade em sua remuneração.

As informações sobre o episódio estão disponíveis no portal http://g1.globo.com

2 comentários:

  1. triste,camarada,é saber q após a péssima repercussão p os 2 lados,o governador vêio com a estória d q já estava p implantar melhorias saláriais,numa clara intenção de colocar a culpa nos trabalhadores honrados,honestos e heróicos,pela falta de dignidade e de humanidade com que são tratados no RJ.
    cidade maravilhosa??? para poucos com certeza!!!
    proletariados do mundo uni-vos!!!

    ResponderExcluir
  2. A RESPEITO DO SALÁRIO,TENHO PLENA CERTEZA QUE É UMA MERRECA QUE ELES RECEBEM,PARA TAMANHO RISCO E SERVIÇOS PRESTADOS A NÓS. INFELISMENTE A ATITUDE DE INVADIR QUARTEL PARA PROTESTAR FOI UM ERRO GRÁVISSIMO, POIS É UMA REPARTIÇÃO PUBLICA,MAS PODE TER CEERTEZA QUE A POPULAÇÃO DO BRASIL INTEIRO APOIA VOCÊS HERÓIS DA VIDA REAL.

    ResponderExcluir