quarta-feira, 7 de setembro de 2011

Independência do Brasil

Denomina-se independência do Brasil o processo que culminou com a emancipação política desse país do Reino Unido de Portugal, Brasil e Algarves, no início do século XIX. A data comemorada oficialmente é 7 de setembro de 1822, uma vez que nesse dia, às margens do riacho Ipiranga, em São Paulo, o Príncipe Regente D. Pedro, ao receber a correspondência da Corte, teria proclamado o chamado "grito da Independência", à frente da sua escolta: "Independência ou Morte!"

A Independência do Brasil é um dos fatos históricos mais importantes de nosso país, pois marca o fim do domínio português e a conquista da autonomia política. Muitas tentativas anteriores ocorreram e muitas pessoas morreram na luta por este ideal. Podemos citar o caso mais conhecido: Tiradentes. Foi executado pela coroa portuguesa por defender a liberdade de nosso país, durante o processo da Inconfidência Mineira.

A semana que antecede o 7 de setembro é denominada a Semana da Pátria. Devemos ter patriotismo contínuo. Temos que ver a Pátria como símbolo de todos os dias, independente das mazelas políticas do nosso querido Brasil.

A ABM-RN, atendendo a solicitação do PROJETO VIDA NA VILA, no dia 6 de setembro, ministrou palestras sobre a profissão Bombeiro Militar e a atuação do CBM-RN frente as diversas formas de ocorrências de emergência. Tendo como responsáveis o Sd Canindé pela manhã e o Sd Costa Soares a tarde.

O Projeto Vida na Vila, desenvolvido desde 2006, nasceu da necessidade da ampliação do trabalho desenvolvido pelo SESC/RN, até então restrito a Educação de Jovens e Adultos realizada com a Associação de Pescadores no bairro de Ponta Negra. Hoje, o Projeto desenvolve variadas ações nas áreas de cultura, educação, reforço alimentar, educação para a saúde, esporte, recreação e artes, atendendo crianças e adolescentes na faixa etária de 10 a 16 anos, egressos da rede pública de ensino em situação de risco social e moradores da Vila de Ponta Negra.
Os sócios bombeiros militares que tiverem interesse em ministrar palestras para escolas públicas e entidades sociais, de forma voluntaria, entrem em contato com a Diretoria da ABM-RN.

Para mudar o mundo precisamos da atitude de cada um.

Venha fazer a sua parte.

Sd Canindé

Nenhum comentário:

Postar um comentário