terça-feira, 3 de abril de 2012

Operação Abraçe o Meio Ambiente atendeu em dois meses mais incêndios florestais do que a soma de 2010 e 2011



Com intuito de preservar o meio ambiente contra os incêndios florestais registrados no estado, com mais frequência, no período compreendido entre os meses de setembro e fevereiro, o Corpo de Bombeiros Militar do RN (CBMRN) e o Instituto de Desenvolvimento Sustentável de Meio Ambiente do RN (IDEMA) firmaram um convênio, em dezembro de 2011, criando a Operação Abraçe o Meio Ambiente (AMA) com o objetivo de reforçar as ações nesta área.
A primeira fase do convênio entre ambos os órgãos, ocorreu entre os dias 5 de dezembro de 2011 e 29 de fevereiro de 2012. Nestes 87 dias, a corporação destinou trinta e um militares, diariamente, para atuar nestas ações específicas e, com isso, conseguiu atender um total de 335 ocorrências. Deste total, 223 ocorrências ocorreram nos dois primeiros meses do ano, sendo 27 em Caicó, 28 em Mossoró e Pau dos Ferros e 168 em Natal e região metropolitana.
“Somando os anos de 2010 e 2011, antes do início da operação, o Corpo de Bombeiros atendeu um total de 181 ocorrências. Através desta parceria com Idema, conseguimos atender em apenas dois meses de Operação AMA, mais que os dois anos juntos, o que demonstra o sucesso desta parceria e a necessidade de prosseguirmos neste caminho”, disse o Comandante Geral do Corpo de Bombeiros, Coronel Elizeu Lisboa Dantas.
Nos anos anteriores à Operação, o Corpo de Bombeiros Militar conseguia atender somente a 20% das ocorrências solicitadas de incêndio florestal. A meta inicial da Operação AMA era elevar este índice para 50%. Já na primeira fase da Operação, constatou-se um aumento, considerável, no número de atendimentos para 56,7% das ocorrências de incêndio florestal solicitadas. Neste período foram empregadas 06 viaturas, sendo 03 no interior do Estado e 03 na região metropolitana, percorrendo nesse período, mais de 6.500 Km, 180 bombeiros militares atuaram distribuídos nas áreas mais críticas do estado, trabalhando cerca de 1100 horas, sendo investido um total de R$ 269.700,00 ( duzentos e sessenta e nove mil e setecentos reais ), em diárias operacionais.
A nova fase da AMA foi lançada na manhã desta segunda feira, dia 2 de abril, no auditório do CBMRN, com a presença do Comandante Geral da Corporação, Coronel Elizeu Lisboa Dantas, e o Diretor Geral do IDEMA, Gustavo Sgilagyi, e seguirá até o dia 31 de julho, um total de 121 dias. Em função da diminuição da temperatura, com previsão de período chuvoso, serão empregados cinco bombeiros e uma viatura, por dia, na região metropolitana, só para atender estes casos. Neste período está previsto um investimento de R$ 130.300,00 (cento e trinta mil e trezentos reais), em diárias operacionais, bem como a realização de um curso de Combate a Incêndio Florestal e Work Shopping sobre os incêndios florestais, visando capacitar a tropa para as próximas ações.

Fonte: Tenente BM Couceiro - CBM-RN

Nenhum comentário:

Postar um comentário