quarta-feira, 11 de abril de 2012

Plano de Carreira das Praças PM e BM RN


O FEME (Fórum Permanente de Entidades Militares do Estado) reuniu-se ontem, dia 10 de abril, às 15:00, no Clube Tiradentes, sede da Associação dos Subtenentes e Sargentos Policiais Militares e Bombeiros Militares do RN (ASSPMBM-RN), para discutir as medidas a serem tomadas para encaminhamento da Lei de Promoção das Praças da Policia e do Corpo de bombeiros Militar do Estado do Rio Grande do Norte.

Estiveram presentes representando as entidades - O Sgt Eliabe (ASSPMBM-RN), Cb Batista (APBMS), Sd Heitor (ASPRA-RN), Sd Tony (APRAM-RM) e Sd Canindé (ABM-RN). Estavam convidados os Comandantes da PM-RN e do CBM-RN, mas devido a Reunião Nacional da Segurança Pública não foi possível as suas presenças. Os Comandantes entraram em contato com os representantes das Entidades e informaram da ausência na reunião e aproveitaram para dizer que reconhecem a necessidade do Plano de Carreira das Praças e aprovam a Minuta da Lei de Promoção.

A Lei de Promoção de Praças estabelece os critérios e as condições ao acesso e evolução hierárquica policial e bombeiro militar, mediante promoção de forma seletiva, gradual e sucessiva. Para tanto será necessário um planejamento e uma melhor organização na estruturação das carreiras.

A ABM-RN tem reunião marcada para a terça-feira dia 18 de abril às 10 horas, com o Comandante do CBM-RN. Levaremos algumas demandas internas do CBM-RN e discutiremos também a Lei de Organização Básica do CBM-RN com o objeito de viabilizar a Lei de Promoções das praças. No mesmo dia, os representantes de praças da Policia Militar deverão reunir-se com o Comandante da PM-RN Coronel PM Araújo.

Principais características da Minuta da Lei de Promoção de Praças PM e BM RN:

Ingresso: Curso Superior;

Promoção antiguidade para Cabo, 3° Sargentos e 2º Sargentos;
  1. O Soldado será promovido a Cabo sem necessidade de curso;
  2. O Cabo será promovido a 3° Sargento dentro da antiguidade e após concluir curso.


Meritocracia para 1º Sargento e Subtenente (Contagem de Pontos).
  • Devendo concluir o Curso de Aperfeiçoamento de Sargentos.


Interstícios:

05 anos para graduação de Cabos;
03 anos como Cabo para graduação de 3° Sargentos;
02 anos como 3° Sargentos para graduação de 2° Sargentos;
02 anos como 2° Sargentos para graduação de 1° Sargentos; e
01 ano como 1° Sargento para a graduação de Subtenente.
  • No caso de inexistir a vaga o militar será promovido ex offício quando cumprir o dobro do interstício mínimo para promoção.




Nenhum comentário:

Postar um comentário