segunda-feira, 15 de abril de 2013

Seja doador de medula óssea e salve uma vida

A leucemia é um tipo de câncer que acomete os glóbulos brancos produzidos pela medula óssea. Pode ser mieloide ou linfoide e se apresentar de forma aguda ou crônica.

A leucemia linfocítica, linfoblástica, ou linfoide, quando atinge os linfócitos; e leucemia mieloide, quando atinge os mielócitos.

A leucemia linfoide aguda - é mais comum em crianças, mas pode atingir pessoas com idade acima de 65 anos;
A leucemia linfoide crônica - geralmente afeta adultos com idade acima de 55 anos e raramente acomete crianças;
A leucemia mieloide aguda - é mais comum em adultos;
A leucemia mieloide crônica - afeta principalmente adultos.

Para todos os tipos de leucemia, a quimioterapia (destruição das células malignas) é indicada. Em alguns pacientes é necessária a transfusão de eritrócitos para tratar a anemia, plaquetas para tratar os sangramentos e antibióticos para tratar as infecções. A associação de vários medicamentos (poliquimioterapia), controle das complicações infeciosas e hemorrágicas e prevenção do controle da doença no sistema nervoso central(cérebro e medula espinhal) têm sido usado em alguns pacientes com bons resultados. Há casos em que é necessário o transplante de medula óssea, radioterapia ou imunoterapia.

A doação de medula óssea é a última e, às vezes, única alternativa que determinados pacientes possuem para driblar doenças, como: leucemias, determinados linfomas, mielomas múltiplos, síndrome mielodisplásica, aplasia medular, alguns tipos de anemia, hemoglobinúria paroxística noturna e imunodeficiências congênitas, primárias, ou secundárias.

O único critério exigido para um indivíduo ser doador é que ele tenha faixa etária entre 18 e 55 anos, e bom estado de saúde. Ele deverá preencher um cadastro, e retirar cerca de 10 mL de amostra sanguínea, para que seja feito um teste de compatibilidade. Caso algum paciente necessite de sua doação, ele é convidado a fazê-la. Caso aceite o convite, a retirada do material medular poderá ser feita no centro de transplantes mais próximo de sua casa, sem nenhum ônus.

Com o consentimento do voluntário, este passará por um exame clínico, a fim de averiguar seu estado de saúde. Tendo as condições propícias para tal, a cirurgia é feita, com duração de aproximadamente noventa minutos. Esta consiste em punções feitas na região da bacia, a fim de retirar cerca de 10% do material medular do doador, com auxílio de anestesias. 
O tecido doado é transplantado por meio de um cateter venoso.
Em poucos dias, paciente e doador têm suas medulas recompostas!
Fonte: http://www.brasilescola.com/doencas/o-que-e-leucemia.htm

Nenhum comentário:

Postar um comentário