sábado, 15 de junho de 2013

Diretor de Associação - Dupla identidade

Em quase 6 anos à frente de uma Associação representativa de trabalhadores Militares, tive a oportunidade de experimentar algumas situações curiosas. Já ouvi que tenho dupla personalidade, pois quando estou de serviço, normalmente escalado, sou um Soldado BM, quando de folga dependendo da circunstância no ambiente de caserna sou Diretor da Associação. 

De acordo com o assunto em pauta, preciso de autorização formal para me dirigir aos meus pares ou Associados (no nosso caso a Associação representa do Praça mais moderno ao Oficial mais antigo), ou não. Ouvi essa afirmação mais de uma vez e de mais de uma pessoa. Se estivesse em um momento de fragilidade psíquica poderia entrar em parafuso, descobrir até um transtorno bipolar. 

Como distinguir o papel exercido ou desempenhado a todo o tempo e em toda e em qualquer situação? Disseram-me que posso entrar em qualquer unidade do CBM, se for enquanto Soldado BM, como qualquer outro Bombeiro do estado. Se for como Dirigente da Associação, só com autorização por escrito. E quando estou de serviço? Se alguém fizer algum questionamento que excede as informações sobre o Combate a incêndio? Como proceder? Devo dizer tacitamente: Não posso tratar sobre esse assunto porque nesse momento não sou Diretor da Associação, sou o Sd BM de serviço. Difícil.

Nessa perspectiva, soube de um episódio surpreendente ocorrido essa semana em Mossoró. Um Diretor de Associação foi "enquadrado" por estar, como de costume em diversas ocasiões, paisano em um ambiente de caserna. A surpresa se dá porque o episódio ocorreu com atores que não recorrem às previsões regulamentares para estabelecer o unilateralismo em um possível diálogo. Pelo contrário, tem sistematicamente, privilegiado a conversa, o debate franco e o confronto de idéias nos processos de elaboração de legislações e negociações junto ao Estado.

Para melhor entender o assunto tratado, acesse o link:

Um comentário:

  1. Acho Rodrigo Maribondo perfeito para a função de representante da ABM, se mostrando assim profissional e sabendo distinguir as funções, quero dar os parabéns ao combatente do fogo e espero que os próximos presidentes que fiquem a frente seja tão sérios e empenhados como Maribondo ! Chego ater dúvidas se teria no momento alguém literalmente a altura ! Uma reeleição vale a pena !! Fica com Deus.

    ResponderExcluir