terça-feira, 22 de março de 2011

Corpo de Bombeiros busca parcerias junto a CTGAS para qualificar sua tropa em vistorias e Combate à Incêndio em instalações de Gás

Na manhã desta terça feira, 22, o Comandante Geral do Corpo de Bombeiros do RN, Coronel Elizeu Lisboa Dantas, juntamente com o Coronel Otto Ricardo Saraiva, Sub Comandante Geral do CBMRN, estiveram reunidos com os diretores do Centro de Tecnologia do Gás e Energias Renováveis (CTGAS-ER), com intuito de buscar parcerias que venham qualificar melhor os Bombeiros do Rio Grande do Norte, bem como os funcionários da CTGAS.  
Na ocasião, o Comandante Geral do Corpo de Bombeiros do RN, Coronel Elizeu Lisboa Dantas destacou a necessidade de se estimular a cultura prevencionista em nosso Estado. Estas ações buscam antecipar e prevenir que acidentes venham ocorrer na área de Combate à Incêndio. O Coronel Dantas ainda enfatizou que, além da força física, os bombeiros precisam estar capacitados com as ferramentas do conhecimento e tecnologia, pois assim poderá  vencer a adversidades e atuar com mais segurança e qualidade nas ações do órgão.
“Buscamos junto a CTGAS uma parceria de mão dupla onde possamos dividir e multiplicar experiências, conhecimentos e métodos de atuação em acidentes envolvendo gases e que necessitem da atuação imediata do Corpo de Bombeiros, sejam elas nas vistorias das instalações ou na extinção de possíveis incêndios”, disse o Coronel Dantas.  
O diretor Executivo da CTGAS, Rodrigo Diniz de Mello, aproveitou para destacar as ações de treinamentos já realizadas pela empresa como, por exemplo, os cursos de brigadistas que ocorrem internamente. Ele ainda destacou um projeto que está em andamento na empresa denominado Fire School que poderá ser oferecido ao Corpo de Bombeiros, através de um ciclo de palestras educativas.
O Diretor de Negócios da CTGAS, José Geraldo Saraiva Pinto, sugeriu a elaboração de um acordo de cooperação entre as duas instituições que venha descrito as principais metas a serem desenvolvidas por elas e as prioridades.  “Inicialmente vamos montar um projeto que detalhe as nossas necessidades, produziremos um termo de cooperação e colocaremos em prática nossas ações prioritárias. Poderemos planejar, inclusive, um simulado na área de combate a incêndio em redes de gás que possa contar com a participação dos nossos funcionários e dos militares do Corpo de Bombeiros”, destacou o Diretor de Negócios da CTGAS.
Dentro das ações prevencionistas realizadas pelo CBMRN ao longo dos anos, o órgão já promoveu simulados no prédio Ducal, no centro da cidade, e na linha férrea que liga Natal à Extremoz. Atualmente, a instituição está organizando a Semana da Prevenção que acontece junto as comemorações do aniversário Nacional dos Bombeiros, prevista para ocorrer entre os dias 27 de junho à 2 de julho de 2011.
Em abril, um grande evento nacional estará reunindo, em Natal, distribuidores de gás de todo o país para tratar sobre as instalações de gases prediais. A data ainda será confirmada. O Corpo de Bombeiros se fará presente neste evento.

Fonte: Imprensa CBM-RN – Tenente Couceiro

Nenhum comentário:

Postar um comentário