sábado, 26 de janeiro de 2013

Corpo de Bombeiros inicia processo de ativação da Seção de Defesa Ambiental no Parque da Cidade



Na tarde do dia (22), o Comandante Geral do CBMRN, Coronel Elizeu Lisboa Dantas, esteve reunido com o titular da Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Urbanismo (SEMURB), Marcelo Toscano, para tratar sobre detalhes da nova unidade operacional da corporação que passou a funcionar, desde o começo deste ano, no Parque Natural Municipal Dom Nivaldo Monte, na Avenida Omar O’Grady (prolongamento da Avenida Prudente de Morais).

A implantação de uma unidade especializada em ações de defesa ambiental no  Parque Natural Municipal Dom Nivaldo Monte, foi motivada pelas constantes queimadas registradas, nos últimos anos, pela Central de Gerenciamento de Emergências Corpo de Bombeiros (CEGEDC), nos bairros de Pitimbú, San Vale, Candelária e Cidade Nova.

De acordo com o Coronel Elizeu Lisboa Dantas, a Zona de Proteção Ambiental – 1 (ZPA-1), onde está localizada o “Parque da Cidade” é uma Unidade de Conservação de Proteção Integral com vegetação local, reconhecida como um remanescente da Mata Atlântica, havendo portanto a necessidade de guarnições de prontidão naquela região para atendimentos, com menor tempo resposta, às possíveis queimadas que venham surgir garantindo mais segurança ao meio ambiente.

“A zona de proteção do Parque da Cidade constitue uma área que serve de abrigo para animais silvestres, alguns deles endêmicos do RN e outros em vias de extinção, além de repercutir positivamente no micro-clima da cidade. Por este motivo, estamos implantando nossa Seção de Defesa Ambiental naquele local afim de garantir mais segurança ao ecossistema”, disse o Coronel Elizeu Dantas, Comandante do CBMRN.

De acordo com o Tenente Ananias Targino, Chefe da Secção de Defesa Ambiental (SIDAM), do Corpo de Bombeiros, a instalação da nova unidade se dará gradativamente. “Neste primeiro momento, o setor administrativo e o depósito da SIDAM já estão em funcionamento no Parque, além disso viaturas do Corpo de Bombeiros que atuam nos serviços de combate a incêndios florestais, entre outros serviços relativos a proteção ambiental, encontram-se utilizando a área como ponto base. Esperamos até o mês de março, data prevista para conclusão dos alojamentos dos militares,  ativarmos os plantões 24 horas da nova unidade”, disse o oficial.

Somente em 2012, o CBMRN atendeu a mais de 600 ocorrências de incêndios em área de matas na região metropolitana de Natal, o que acarretaram em danos ambientais e econômicos para a população. Estes danos poderiam ser maiores, se a instituição não tivesse dado início, em dezembro de 2011, a uma parceria com o  Instituto de Desenvolvimento Sustentável e Meio Ambiente do Rio Grande do Norte (IDEMA/RN).

“Desde que firmamos convênio entre o Corpo de Bombeiros Militar do RN e o IDEMA, conseguimos ampliar os atendimentos de combate a incêndios no Estado. Esta parceria garantiu o pagamento de diárias operacionais aos militares que estavam em folga e foram convocados para reforçar o efetivo de serviço, investimento em equipamentos de proteção individual, viaturas operacionais, entre outras estruturas necessárias para reforçar as ações de prevenção e combate a incêndio nas áreas de maiores riscos”, concluiu o Coronel Elizeu Dantas, Comandante Geral do CBMRN.

Fonte: Imprensa CBM-RN

Nenhum comentário:

Postar um comentário