quarta-feira, 6 de janeiro de 2010

ABSMSE realiza exposição que mostra as dificuldades e necessidades da classe militar na praça Fausto Cardoso.

.
.
A ABSMSE não quer desmerecer o Governo A ou B, mas sim, chamar a atenção de todos para o que vem ocorrendo com a classe militar, que merece cada vez mais ser valorizada, pois coloca sua vida em risco em prol da sociedade.






O militar enfrenta diversas dificuldades entre elas:



1 - O Preconceito: O militar sente como se não fosse humano, como se fosse rebaixado da categoria de ser humano. Trabalha para combater a escoria da sociedade, porém vira farinha desse mesmo saco para o seu protegido, e arrisca a vida por pessoas que não dão a mínima para a vida dele.



2 - Falta de estrutura: Falta Armamento, falta coletes balísticos, falta viaturas em boas condições. Falta treinamento adequado.



3 - Falta de contingente: Faltam policiais, em alguns lugares o contingente é irisório, fazendo com que os que ali estão trabalhando sejam jogados a escalas de serviço desumanas.



4 - Direitos dos "manos": Um dos principais problemas dos policias é a distorção do que é direitos humanos. Autalmente só se vê atuação dos direitos humanos no tocante a defesa do bandido, a cortina de ferro que eles fazem e a busca de brechas para punir o policial a qualquer custo mesmo que seja a palavra do bandido contra a do policial, é assustador. Inversão de valores grotesca, pois nunca se narrou um fato em que os agentes dos Direitos Humanos tentassem proteger o direito dos policiais vivos ou mortos, mas o Policial e Bombeiro Militar para eles não é humano, é militar. É o alvo das punições. Humanos para eles é quem tira a vida de uma pessoa, é quem furta o único bem de outra, é quem põe toda uma sociedade em perigo, o pai de família trabalhador, é só mais um.



5 - A influência dos políticos: A polícia se confunde muito com a politica, prender um filho de deputado, do governador, do prefeito, por estar cometendo alguma infração ou contravenção é pedir para ser mandado para o lugar mais distante de sua residência, pedir para ser punido mesmo que verbalmente por superior que também tem medo do politico, mas respondam uma coisa, se a lei esta ai para todos por que os parentes e conhecidos de alguns políticos ficam a margem dela? Por que o policial não pode cumprir seu papel sem temer uma retaliação?.
Um dos grandes obstáculos dos militares honestos é a política desonesta.




6 - Superiores mais que caxias: Existe superiores hierárquicos que se preocupam mais com uma farda amassada, com a não prestação correta de continência do que a eficiência e os anseios de suas tropas. Mas vale uma punição por um coturno desamarrado do que punir o bandido fardado que aceita suborno.



7 - O Militarismo: O militarismo amordaça o militar e dilui nele a democracia e – por vezes até – o trancafia atrás das grades como um meliante. O militar tem dois fardos a carregar, a hierarquia e a disciplina.




8 - O sensacionalismo da mídia: Tiroteio entre policiais e bandidos - morre um bandido- as manchetes dos jornais o vitimiza colocando como coitado que foi executado - morre o policial - nem se quer nota de roda-pé. Diversas vezes a mídia ajuda a estigmatizar o policial como mais um malfeitor, como o bicho papão social, como se fosse um bandido combatento outro. A mídia em algumas oportunidades é uma das grandes vilãs na tentativa da construção de uma imagem melhor das policias.



9 - O Salário miserável: O salário pago aos policiais militares e bombeiros militares não é nem um pouco realista a proporção de perigo gerada no desempenho de suas ativades.

Imagine só : um deputado ganha 60 mil reais de verba de gabinete mais 3 mil reais mensais de auxilio moradia mais a sua remuneração de R$ 16.512,09 , em 15 salários por ano (isso mesmo). Fora as outras coisinhas como carros etc. Sim, seu queixo despencou, pois bem que disparidade não é. Uma pessoa que não sabe se volta vivo pra casa, que trabalha exaustivamente ganhando salário infinitamente inferior, e outra que senta em cadeiras confortáveis que trabalha pouco ganhando um pomposo salário. Essa é a Justiça Social brasileira, é a verdadeira remuneração (in)justa. Onde quem trabalha muito é presentado com míngua, enquanto quem trabalha pouco é presenteado com gordas quantias.



11 - Falta de promoção: tem militares que estão há mais de 15 anos sem serem promovidos e uma Lei de Organização Básica da Corporação que se arrasta por um longo período para ser elaborada e aprovada.



12 - Nível superior para ingresso na corporação: um militar mais qualificado, certamente quem tem a ganhar é a sociedade, pois terá mais qualidade no serviço prestado.



Sei que muitos podem dizer que o militar não esta ali obrigado, que escolheu entrar sabendo dos problemas e do salário que iria ganhar. Os bancários por sua vez também não estão ali obrigados, e olhem aí vez em quando os bancos em greve e eles lutando por uma remuneração melhor. Agora ao militar é negado o direito a greve, o militar é amordaçado por um regime disciplinar em que lutar por melhorias implicaria a perda do trabalho, assim eles tem medo, falta de respeito próprio talvez, pois se todos parassem não teriam como punir, mas imagine que há uma maneira fácil de começar a reparação da injustiça que o militar vive, pressionando o poder publico por melhores condições salarias, de trabalho e pelas promoções que estão mais do que atrasadas.

.
.

Nenhum comentário:

Postar um comentário