quinta-feira, 26 de agosto de 2010

Concurso da PM é prorrogado e suplentes comemoram aprovação


Os deputados estaduais aprovaram nesta quarta-feira, 25, o projeto de lei que trata da prorrogação do concurso da PM, para o provimento de vagas para o cargo de soldados, praças e policiais militares do RN. A matéria, encaminhada pelo executivo, foi aprovada à unanimidade pelos parlamentares.
Antes da votação, os 16 deputados presentes em plenário, manifestaram apoio à apreciação da matéria e ressaltaram a necessidade de se recompor os quadros da PM no estado. “Esta Casa vai fazer história daqui a pouco. Gostaria de aproveitar para homenagear todos os soldados, pela passagem do dia. E fico satisfeito em estarmos dando essa contribuição ao RN”, afirmou Gilson Moura.
O presidente da AL, deputado Robinson Faria, fez um breve histórico sobre a luta dos suplentes. “Esta luta não é de agora. Lembro de quando fui procurado pelo suplente Wanderberg, liderando a comissão de alunos suplentes, para me mostrar a realidade da categoria. Contratei um advogado que ganhou a primeira liminar, estendendo o prazo do concurso para o mês de fevereiro. Presto conta da minha participação e hoje fico muito feliz em saber que a Assembléia abraçou essa causa de forma coletiva”, afirmou.
Robinson Faria também parabenizou o deputado Fernando Mineiro pela ação conciliadora, como líder do governo. “Elaboramos uma emenda que sensibilizou a todos e proporcionou que o executivo mandasse o projeto de lei à nossa Casa. Hoje esta luta termina com uma grande vitória”, disse.
Fernando Mineiro também destacou a importância do momento e do papel dos deputados Robinson Faria e Luiz Almir nesse processo. “Existe uma decisão na justiça que é desfavorável a esses suplentes. Essa junção de esforços é para criar uma esperança, uma expectativa para eles”, disse o parlamentar.
Segundo um dos líderes do movimento de suplentes da PM, Saulo Azevedo, o governo teria até 18 de dezembro deste ano para convocar os 1.476 suplentes. Saulo explicou que o argumento usado para a não convocação dos suplentes seria o fim do prazo de validação do concurso. A categoria, que lotou as galerias da AL, comemorou bastante a aprovação da matéria.
Em seguida, Paulo Davim solicitou agilidade na tramitação das matérias de sua autoria, já que o deputado deixa a AL no final desta legislatura e não disputa outro mandato. O parlamentar destacou a matéria que trata da criação de cadastro específico para indivíduos que cometeram violência contra crianças e adolescentes no RN.
“Gostaria que minhas matérias fossem apreciadas antes que termine meu mandato, para que eu possa ir para minha casa com a consciência tranqüila do dever cumprido”, disse.

Ao final da sessão, o deputado Salismar Corrêia discursou sobre o dever de cuidar uns dos outros e ressaltou a importância do requerimento de sua autoria, solicitando a implantação de novas UPAS em cidades do interior do estado.
Fonte: Assembléia Legislativa do RN

Nenhum comentário:

Postar um comentário