quarta-feira, 3 de novembro de 2010

Praias: bombeiros contabilizam 63 salvamentos em dez meses

Além disso, de janeiro a outubro foram registradas dez mortes por afogamento.

O litoral de Natal e cidades vizinhas tem sido considerado tranquilo para os banhistas ao longo dos últimos meses. Prova disso é que, de acordo com o Corpo de Bombeiros, de janeiro a outubro deste ano foram registrados 63 salvamentos, 53 deles feitos pela própria corporação e dez por populares.
Além disso, nesses dez meses foram contabilizadas dez mortes por afogamento, o que representa uma média abaixo de uma morte por mês nas praias da Grande Natal. Os números foram apresentados na manhã desta quarta-feira (3) pelo Comando Geral do Corpo de Bombeiros.
Os salvamentos realizados pelos bombeiros atingem uma média de 6,3 casos por mês. Apesar de ser considerado pequeno, em relação à quantidade de pessoas que frequentam as praias e o tamanho do litoral, a quantidade de afogamentos pode ser maior.
Isso porque às vezes o banhista é salvo por populares sem que o Corpo de Bombeiros seja avisado. De acordo com o CB, esses dados levam em conta apenas as ocorrências registradas no Centro Integrado de Operações de Segurança Pública (Ciosp).

Helicóptero da Secretaria de Segurança tem ajudado em resgates nas praias.
O último caso de afogamento registrado pelos bombeiros aconteceu na manhã do último domingo (31), na praia de Búzios, no litoral Sul. Por volta das 9h daquele dia, William Franklin Borges de Macedo, de 20 anos, desapareceu na praia.
Ele viu a noiva, uma adolescente de 17 anos, afogando-se e foi salvá-la. O rapaz conseguiu retirar a namorada do mar, mas acabou ele sendo levado pela força da maré. Desde o domingo, os bombeiros realizam buscas.
Até o momento, não há sinais de William. Na manhã desta quarta-feira, o Corpo de Bombeiros retomou a procura, utilizando um veículo por terra e a lancha no mar.


 
Fonte:  Nominuto.com
http://www.nominuto.com/noticias/policia/praias-bombeiros-contabilizam-63-salvamentos-em-dez-meses/63215/


Comentário ABM-RN

A melhor ação executada pelos Bombeiros é a prevenção. Sabendo da real estrutura fisíca e de pessoal os guardas-vidas fazem o possível diante das adversidades para atender bem a população. Temos um dos maiores litorais do Brasil, no entanto, temos um dos menores efetivos. A falta de sensibilidade dos governantes tem piorado a situação do Corpo de Bombeiros Militar do RN consequentemente pessoas tem perdido suas vidas pela falta de quantitativo adequado para atender todo o Rio Grande do Norte. Temos hoje a espera de serem convocados 209 suplentes que poderiam minimizar o problema.
Nos próximos meses teremos a alta estação período em que o Governo do Estado desencadeia a Operação Verão. Nesse período a presença de turistas aumenta consideravelmente, trazendo como consequencia direta a maior incidência de ocorrência de afogamentos por desconhecimentos de locais seguros para o banho nas praias. Faz-se necessário que tenhamos guarda-vidas nos pontos de maior fluxo de pessoas, mas também que possamos fazer a ronda nas praias. A ronda é de extrema necessidade, pois possibilita ao Guarda-vida realizar o seu principal trabalho que é a prevenção.
As ocorrências de afogamentos em relação ao número de pessoas orientadas pelas guarnições de guarda-vidas é muito pequeno. Um exemplo disso é na praia do meio: Em que diariamente bombeiros orientam os banhistas sobre o perigo do local. Evitando assim, que esse banhistas tornem-se mais uma vitíma de afogamento.

Bom senso!

Nenhum comentário:

Postar um comentário