sexta-feira, 12 de agosto de 2011

Bombeiros são homenageados durante a 4º formatura geral no CBMRN


O Corpo de Bombeiros Militar do RN realizou nesta sexta feira, 12 de agosto, no Quartel do Comando Geral da Corporação, em Natal, a sua 4º formatura do ano. O evento que é realizado a cada dois meses pelo Comandante Geral da Instituição, Coronel Elizeu Lisboa Dantas, serve para atualizar a tropa quanto às ações administrativas e operacionais que estão em andamento no órgão, bem como para destacar os militares que realizaram as principais ações de salvamento neste período.

Entre os homenageados, nesta solenidade, estava o soldado Francisco Inácio da Costa Filho, que no dia 4 de junho de 2011 atendeu a uma ocorrência em São José do Mipibú. Na ocasião, o Soldado Inácio, do Grupamento de Busca e Salvamento (GBS), utilizou técnicas de salvamento terrestre e altura para retirar um senhor que caiu, em uma fossa, no quintal de sua residência, no centro daquela cidade e, com isso, evitou a morte do cidadão. Na época, a ação foi destacada pela imprensa estadual, através do Diretor Administrativo da Sociedade Terra Viva, Perceval Carvalho, enaltecendo as ações do CBMRN.
“O CBMRN se sente honrado em ter o Soldado Francisco Inácio da Costa Filho, como membro de sua corporação, pela demonstração de coragem e habilidade técnica ao realizar este arriscado salvamento no município de São José do Mipibú. A ação serve de exemplo aos demais bombeiros desta corporação”, disse Coronel Elizeu Lisboa Dantas.
Convidado a participar da solenidade, Perceval Carvalho, responsável pela divulgação da ação na mídia local, trouxe com ele o senhor Luiz Costa, salvo pelo soldado Inácio, naquele dia. Ambos aproveitaram para parabenizar os membros da corporação pelo trabalho que realizam pela população.
“O trabalho prestado pela guarnição do Corpo de Bombeiros, em São José do Mipibú, no mês de junho, comprova o profissionalismo e o comprometimento que estes valorosos homens dedicam a sociedade. Estou muito feliz por estar aqui com vocês e poder agradecer”, disse Perceval Carvalho, Diretor Administrativo da Sociedade Terra Viva.

Além do Soldado Inácio, a solenidade também serviu para homenagear o Sargento Ivan Ferreira da Silva que passou para a reserva. Nestes 30 anos de serviços prestados, na função de Guarda Vida, Ivan participou de um salvamento que quase levou a sua vida. Nesta ação, Ivan Ferreira da Silva evitou dois afogamentos na praia dos artistas. Na ocasião, Ivan foi arrastado por mais de 10 metros, por baixo d´agua, salvando-se graças ao seu preparo físico.
“Naquela época não havia estrutura para as ações de guarda vida. O único material disponível era algumas nadadeiras restando somente a coragem!”, destacou Ivan.
Em função do grande sucesso da 17º Corrida Soldados do Fogo, realizada no dia 2 de julho, realizada em virtude do aniversário nacional dos Corpos de Bombeiros do Brasil, o Comandante Geral do CBMRN, Coronel Dantas, aproveitou para elogiar o Tenente Christiano Couceiro e o Aspirante Ananias Targino pela dedicação na organização do evento.

“Agradeço o reconhecimento e divido este elogio com todos que, de forma direta ou indireta, contribuíram com o sucesso da corrida. Destaco ainda, o apoio e incentivo que recebemos no quartel desde o soldado mais moderno ao comandante da instituição”, disse o Tenente Christiano Couceiro.
O Comandante Geral do CBMRN parabenizou a coragem e a dedicação dos militares homenageados e disse que a corporação está conseguindo cumprir o seu papel. “Através destas homenagens destacamos para a tropa as ações positivas que somos capazes de realizar tanto para a sociedade quanto pelo nosso crescimento interno. Temos muito ainda para crescer e se estruturar, mas proporcionalmente ao que temos hoje estamos conquistando excelentes resultados e cumprindo o nosso papel como planejamos”, disse o Coronel Elizeu Lisboa Dantas.

Fonte: Tenene BM Couceiro - Impressa CBM-RN

Sd Canindé

Um comentário: