terça-feira, 16 de agosto de 2011

Governo da Paraíba divulga edital para Concurso Corpo de Bombeiros e PM – PB 2011

A Polícia Militar e o Corpo de Bombeiros Militar do Estado da Paraíba lançaram o edital de inscrição para realização de concurso público. O concurso da PM/BM oferece vagas de nível médio, com remuneração de até R$ 3.673,96.

O Concurso oferece 50 vagas, assim distribuídas:

Para o Quadro de Oficiais Combatentes da Polícia Militar (QOC), 35 vagas, sendo 30 destinadas ao sexo masculino e 5 destinadas ao feminino;

Para o Quadro de Oficiais Bombeiros Militar (QOBM), 15 vagas, sendo 11 destinadas ao sexo masculino e 04 destinadas ao sexo feminino.

As inscrições serão realizadas via Internet, no site da Polícia Militar pelo www.pm.pb.gov.br”, a partir das 09:00 horas do dia 15 até às 23:00 horas do dia 28 de agosto de 2011.

A taxa de inscrição será de R$ 50,00.

Os candidatos serão avaliados através de três fases, sendo a primeira o exame intelectual com provas escritas através do PSS – 2012 da Coperve/UFPB. A segunda fase são os exames complementares (psicológico, de saúde e aptidão física) e a terceira etapa, a avaliação social (quando é averiguada a idoneidade moral e conduta pregressa do candidato). As duas últimas fases do concurso são de responsabilidade da Polícia Militar.

O Concurso da PM/BM terá validade de 03 meses, contados a partir da primeira homologação do resultado do concurso, podendo ser prorrogado por igual período.

Sobre o Curso

Os aprovados para o Curso de Formação de Oficiais 2012 e do Corpo de Bombeiros Militares terão formação de três anos no Centro de Educação da Polícia Militar da Paraíba, situado no bairro de Mangabeira VII, em João Pessoa. A Academia de Polícia Militar do Cabo Branco, que integra o Centro de Educação da PM, é uma instituição de Ensino Superior, credenciada junto ao Conselho Estadual de Educação.

Quando matriculados, os concursados são incluídos, respectivamente, na Policia Militar ou no Corpo de Bombeiros, na graduação de praça especial, como cadete do 1º ano do CFO PM ou BM.

Concluído o curso, o cadete será declarado aspirante a oficial. Após um estágio mínimo de seis meses o cadete torna-se 2º tenente PM ou BM, conforme sua opção no concurso, começando assim a carreira militar. Com o passar dos anos ele chegará a ser 1º tenente, capitão, major, tenente-coronel e chegando ao último posto, coronel.

Nenhum comentário:

Postar um comentário