sexta-feira, 10 de agosto de 2012

Corpo de Bombeiros do RN articula ampliação do Programa Bombeiro Mirim através do “RN Vida”


Uma celebração à vida! Assim foi o lançamento do programa RN Vida que aconteceu nesta quinta-feira (9) no Centro de Convenções de Natal. O Programa é uma iniciativa do Governo do RN, que juntamente com parceiros, como o Corpo de Bombeiros Militar do RN, através do Programa Bombeiro Mirim, iniciará uma ação integrada e articulada para atuar no enfrentamento às drogas.

De acordo com dados de uma pesquisa realizada pela Confederação Nacional dos Municípios realizada em 2010, o Brasil apresenta atualmente cerca de 12,3 milhões de usuários de drogas. Outro dado alarmante segundo a mesma pesquisa é a presença do crack, que já tem, usuários em cerca de 87% dos municípios brasileiros.

Com o RN Vida, a meta é o combate e prevenção realizados a partir de quatro pilares de atuação - prevenção, tratamento, reinserção social do usuário e repressão ao tráfico. "Vamos trabalhar o consumo e o abuso de álcool e outras drogas, com atenção redobrada ao problema do crack", afirmou Sonali Rosado.
Uma das metas do RN Vida para o Corpo de Bombeiros é a ampliação no número de adolescentes atendidos pelo Programa Bombeiro Mirim, que passaria de 200 para 300. “A meta a, curto prazo, é abrirmos mais 20 vagas em Natal e implantarmos o programa em Mossoró onde atenderíamos, inicialmente, a 50 adolescentes”, disse o Comandante Geral do CBMRN, Coronel Elizeu Dantas.

As ações do programa são voltadas ao atendimento de usuários e dependentes de drogas e seus familiares, além da capacitação de profissionais da educação, da saúde, da assistência social e do sistema de segurança e defesa social. A sede de referência do RN Vida será na Av. Hermes da Fonseca, 1009, CEP 59025-315, e oferecerá serviço de acolhimento ao usuário e à família, fazendo o devido encaminhamento à rede de serviços que integra o programa. 

Além da atuação através dos vários grupos articuladores, o RN Vida também oferecerá mecanismos para que a população possa dar informações e denúncias que ajudem os órgãos de segurança a coibir o tráfico de drogas. O número de disque-denúncia contra as drogas do RN Vida é o 181, e tem acesso direto ao Centro Integrado de Operações e Segurança Pública (Ciosp), que irá averiguar a denúncia feita.

Já as pessoas que buscam ajuda para sair do vício ou mais informações sobre centros terapêuticos e a rede de assistência do RN Vida, podem usar o Disque Vida, que é o 132.

Fonte: Imprensa CBM-RN

Nenhum comentário:

Postar um comentário