segunda-feira, 9 de agosto de 2010

Bombeiros de Mossoró fazem resgate surpreendente

O que era para ser uma busca de cadáver acabou se tornando em um resgate surpreendente. No dia 25 de julho, os bombeiros de Mossoró foram acionados, às 17 horas, pela Central de Gerenciamento de Emergência e Defesa Civil da Região, para atender uma ocorrência de afogamento no trecho urbano do Rio Mossoró. Informações repassadas por testemunhas diziam que o senhor Antonio Nailson Fernandes, 36 anos, teria se afundado nas águas do rio que corta a cidade onde permanecia submerso por mais de 20 minutos.
Assim que chegaram ao local, os guardas vidas dos bombeiros agiram rapidamente e ao constatar a baixa profundidade do rio decidiram mergulhar com o uso da técnica de apnéia, ou seja, sem o uso dos cilindros de oxigênio. A técnica foi escolhida para dar mais agilidade ao atendimento.
Como uma benção divina, os Guardas Vidas localizaram a vítima logo na primeira tentativa e, como se não bastassem, ainda conseguiram retirá-la da água com vida.
Estudos do Corpo de Bombeiros do CBMRJ relatam que uma pessoa que tenha ficado submersa em até uma hora ainda tem chances de sobrevivência, isso se dar através de uma defesa do próprio organismo que diminui o metabolismo do corpo humano e aumenta as chances de vida.
Apesar de ser verificada sua pulsação, Antonio Nailson Fernandes, 36 anos, foi conduzido com urgência ao hospital Tarcisio Maia, de Mossoró, onde permanece na Unidade de Tratamento Intensivo (UTI).
A atuação dos Bombeiros de Mossoró foi elogiada pela equipe médica do hospital, bem como pela população que presenciou o salvamento.

Os militares que participaram da operação foram: Tenente Bruno e os soldados Mairton, Elias e Dos Anjos.

Fonte: http://www.cbm.rn.gov.br/contentproducao/aplicacao/sesed_cbm/imprensa/enviados/noticia_detalhe.asp?nCodigoNoticia=21280

2 comentários:

  1. Aos colega que se dedicam, acima de tudo, a arriscar a própria vida pelo próximo, meus parabéns.

    ResponderExcluir
  2. Parabéns aos meus colegas de farda por acreditar no que fazem. Nós de Caicó nos orgulhamos deste espirito.

    ResponderExcluir