segunda-feira, 16 de agosto de 2010

Bombeiros do RN desenvolvem prática esportiva pioneira no Brasil

O Corpo de Bombeiros Militar do Rio Grande do Norte está colocando em prática um programa de condicionamento físico pioneiro entre as unidades de bombeiros do país. Em parceria com a Universidade Federal do Rio Grande do Norte, através de Departamento de Educação Física, o CBMRN desenvolveu um estudo científico de parâmetros para preparação física dos militares da corporação. Com a aplicação do programa, a forma de treinamento físico dos bombeiros será totalmente reformulada, ao invés de realizarem atividades físicas comuns como barras, polichinelos e abdominais, os bombeiros do RN subirão escadas carregando extintores, correrão com mangueiras e usando a capa de combate a incêndio, subirão em cordas com uso de técnicas de especiais, entre outras. Agindo desta forma, haverá o emprego de um treinamento físico específico para cada área de atuação da instituição.
O CBMRN é dividido, em nível operacional, em Combate a Incêndio, Salvamentos Aquático, Terrestre e Altura e Atendimento Pré Hospitalar. Atualmente, os bombeiros utilizam parâmetros de treinamento herdados do exército. Neste caso, não há especificidade para a educação física do bombeiro que atua em uma área operacional própria.
Diante disso, a corporação decidiu pelo desenvolvimento de um estudo apurado, com metodologia científica e o engajamento de pesquisadores qualificados para nortear as diferentes formas de preparação física que devem ser adotadas pela corporação "Sabemos que a educação teórica é muito importante, mas nossa corporação utiliza muito o esforço físico. Precisamos de um trabalho intenso e cuidadoso nesse sentido também", disse o Coronel Dantas, Diretor de Engenharia e Operações do CBMRN.
Para o Coronel, o programa irá trazer diversos benefícios para a corporação, desde a melhoria na formação até a elevação da auto-estima dos bombeiros em formação. "Com o treinamento específico, cada bombeiro irá trabalhar fisicamente o necessário para atuar bem na sua área. Dessa forma, como ele terá metas, ele irá se dedicar mais e, certamente, elevará também sua auto-estima com os ganhos obtidos no treinamento", explicou.
O estudo, desenvolvido pelo comitê designado especialmente para o trabalho, envolve oito pesquisadores, entre professores da UFRN e bombeiros. O trabalho iniciado há alguns anos atrás começou ser utilizado como uma nova forma de treinamento.
Na próxima quarta-feira, dia 18, às 7 horas, os militares do Corpo de Bombeiros estarão reunidos na quadra de esporte do quartel do Comando Geral, localizado na Avenida Alexandrino de Alencar, para a realização de uma nova bateria de treinamentos voltados à atividade fim da corporação.

Fonte: Tenente Couceiro - CBM-RN

2 comentários:

  1. Muito boa a iniciativa do cbm/rn. Estão de parabéns!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Amigo, a iniciativa até que foi boa. O problema é a falta de continuidade. O cenário descrito na matéria não é realidade há quase 1 ano já.

      Excluir