sexta-feira, 26 de novembro de 2010

Revolta da Chibata: Cem anos de luta dos praças contra a segregação


O dia 22 de novembro de 1910 amanheceu com os canhões dos navios da Marinha do Brasil apontados para a cidade do Rio de Janeiro, então capital da República. O gesto do marinheiro João Cândido Felisberto e de seus companheiros simbolizava mais do que um motim de subalternos: era um grito de desespero de cidadãos brasileiros que, mesmo passados 22 anos da abolição da escravidão, ainda eram castigados com chibatadas. O chicote era parte integrante do uniforme dos oficiais da Marinha, e as chibatadas eram aplicadas como punição para as infrações disciplinares dos praças marinheiros, em especial os negros.
A Revolta da Chibata é lembrada como um marco na luta contra a discriminação racial, e é saudável para a sociedade que a luta dos marinheiros negros não caia no esquecimento. Mas além da discriminação de cor, a Revolta da Chibata evidenciou também a discriminação de classe, no caso, a classe dos subalternos militares – os praças. E essa discriminação, assim como a de cor e raça, persiste em sobreviver e precisa ser denunciada e combatida.

Os marinheiros eram açoitados mesmo passadas duas décadas do fim da escravidão. Infelizmente a História tem mostrado que o atraso na implantação das leis democráticas e cidadãs nos meios militares não foi exclusividade dos marinheiros de 1910. Hoje, decorridos 22 anos da vigência da Constituição Federal, que se pretendia cidadã, os praças da PM e de outras instituições continuam sendo presos sem o devido processo legal, sem direito a hábeas corpus e por motivos esdrúxulos como deixar de fazer a barba, de limpar a botina ou por manifestar opinião. E assim como os marinheiros de 1910 foram expulsos da Marinha por lutarem contra a chibata, os praças de SC de hoje são expulsos por reivindicar melhores condições de trabalho. Ou seja, além de enfrentar um regulamento medieval e relações internas desumanas, os praças são amordaçados pelos regulamentos e impedidos de denunciar as péssimas condições de trabalho.   

A divisão acentuada de classes nos meios militares – que insiste em sobreviver às transformações sociais - produz efeitos para além dos muros dos quartéis. Como manter a “ordem” na sociedade quando a instituição encarregada da manutenção está em “desordem”. A ordem que impera nos quartéis é a ordem do silêncio, uma ordem apenas aparente. Ainda hoje persistem discriminações entre os militares, como a separação dos locais de refeição entre praças e oficiais. A academia de formação da PMSC mantém essa prática, separando alunos oficiais dos alunos praças.

Se a chibata e o porão dos navios eram destinados aos praças no início do século passado, nos dias de hoje a discriminação contra a categoria continua explícita nas instituições militares.
Mesmo que com mecanismos mais “modernos”, a segregação  nos meios militares ainda obriga os praças do século 21 a utilizar o “elevador de serviço” na maioria dos quartéis. É preciso que o Estado brasileiro pague sua dívida histórica com os praças, fazendo com que os princípios de cidadania entrem na caserna. É preciso manter o espírito armado e apontado para a segregação que impera na caserna, pois a “paz sem voz” dos quartéis “não é paz, é medo!”.

Diretoria da APRASC 22/11/2010

Fonte: http://www.aprasc.org.br/noticia.php?id=590



2 comentários:

  1. Muito oportuna esta postagem, para que nossa categoria possa buscar cada vez mais, caminhos e meios legais na luta pela liberdade social sem desistir jamais.

    ResponderExcluir
  2. Meus Deus, por que que nós ainda temos que brigar tanto por direitos que são por Lei nossos.

    ResponderExcluir