sábado, 2 de abril de 2011

Programa “Bombeiro Amigo do Peito” será reestruturado no RN


Uma reunião debatendo a reestruturação do Programa Bombeiro Amigo do Peito foi realizada na manhã da quarta feira, 23, no quartel do Comando Geral do Corpo de Bombeiros e contou com a presença de militares da corporação que atuam no serviço operacional de saúde e gestores da Coordenadoria Estadual do Banco de Leite do RN.
Buscando melhorar o atendimento já oferecido a população, o novo Comandante Geral do CBMRN, Coronel Elizeu Lisboa Dantas, no cargo desde o dia 05 de janeiro, agendou o encontro a fim de levantar a atual situação do Programa e as necessidades existentes para ampliar as ações já realizadas em parceria com a Coordenadoria Estadual do Banco de Leite.
Entre os assuntos em pauta foram sugeridas as aquisições de novas viaturas que pudessem melhorar o transporte e o armazenamento do leite materno durante as ações de coleta residenciais, ampliação do serviço para outras regiões, normatização das ações internas do órgão junto aos militares do programa, elaboração de projetos para fomentar a aquisição de recursos para estruturação do programa, entre outros.
De acordo com o Major Jorge Ferreira de Oliveira, Chefe do Serviço Operacional de Saúde do CBMRN, a atual fase desta ação de reestruturação do Programa Bombeiro Amigo do Peito será para atualizar o convênio já existente entre ambas as instituições, conhecer as necessidades do programa e realizar pesquisas mercadológicas para ampliar e melhorar a estrutura já existente. “Neste primeiro momento estamos traçando um perfil atual do programa a fim de verificarmos os investimentos e mudanças que devem ser realizadas visando um melhor atendimento as famílias que necessitam deste serviço. O Programa Bombeiro amigo do Peito é um dos mais atuantes e relevantes programas existentes em nosso Estado e por isso toda atenção e investimentos nesta área é justificável e necessário pelo retorno que oferece no salvamento de vidas”, disse o Major Jorge, Chefe do Serviço de Saúde do CBMRN.
Diariamente, a corporação está disponibilizando, das 07 às 16 horas, duas viaturas e militares do serviço operacional de saúde do órgão para atuar exclusivamente no Programa Bombeiro Amigo do Peito.  Somente nos meses de janeiro e fevereiro de 2011, o Corpo de Bombeiros realizou 442 ações, entre coleta de leite materno e visitas residenciais, em função do Programa. No ano passado (2010), o CBMRN atendeu 3248 casos desta natureza, uma média diária de 8,8 atendimentos.

O Comandante Geral do CBMRN, Coronel Elizeu Lisboa Dantas, prometeu não medir esforços para garantir o sucesso do programa, comprovado ao longo dos oito anos de existência. “Com a conclusão destes estudos preliminares, levaremos as informações para o conhecimento do Governo do Estado e buscaremos investimentos privados que possa contribuir com o desenvolvimento desta tão importante ação social”, enfatizou o Comandante dos Bombeiros.
Participaram ainda da reunião, desta quarta feira, a Coordenadora Estadual do Banco de Leite, Ana Zélia, a Coordenadora do Banco de Leite do Hospital Santa Catarina, Edna da Silva Macedo, Edualeide Nôbrega, enfermeira da Maternidade Escola Januário Cicco e o Tenente Raffael Andrade, Chefe do Serviço de Atendimento Pré Hospitalar do CBMRN.

DADOS COMPLEMENTARES DO PROGRAMA BOMBEIRO AMIGO DO PEITO
Criado em 18 de outubro de 2002 pelo CBMRN, o Programa "Bombeiro Amigo do Peito" tem como objetivo de diminuir a mortalidade infantil e alimentar crianças recém nascidas desnutridas e portadoras de deficiências físicas, filhos de mães que não produzem leite materno ou que tenham dificuldade de amamentar.
O CBMRN através de equipes formadas de três bombeiros e equipes de enfermeiros ligados a Coordenadoria do Banco de Leite, faz a coleta do leite materno das mães doadoras e distribui com os bancos de leite cadastrados na entidade, que são a Maternidade Escola Januário Cicco e os Hospitais: Central Coronel Pedro Germano (Hospital da Polícia) e o Santa Catarina. Nestes locais, o leite é pasteurizado e distribuído para as maternidades públicas e privadas de nosso Estado.
Lançado pelo Ministério da Saúde, esse projeto, em todos os Estados brasileiros tem como órgão executor os Corpos de Bombeiros, por ser considerada a instituição com maio credibilidade em âmbito mundial e nacional, chegando esse índice a 98% junto à população.
Os interessados em obterem mais informações sobre o agendamento de visitas da Coordenadoria Estadual do Banco de Leite devem fazer contato através do telefone 0800-722-24-00 ou 3215-5957, das 07 às 18 horas, de segunda à sexta. Já o contato com a seção do Corpo de Bombeiros, que coordena o Programa Bombeiro Amigo do Peito, é feito pelo 3232-6644,  das 9 às 12 horas e das 13 às 16 horas, de segunda à sexta.

Fonte:Tenente Christiano Couceiro - Assessoria de Comunicação Social do CBM-RN

Nenhum comentário:

Postar um comentário