sábado, 2 de abril de 2011

Tremores de terra são debatidos no Corpo de Bombeiros pela Defesa Civil e pesquisadores da UFRN



O diretor do laboratório de sismologia da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), professor Joaquim Mendes Ferreira, esteve na quarta feira, 23 de março de 2011, no Quartel do Comando Geral do CBMRN, ministrando aos bombeiros da corporação e da Defesa Civil uma palestra com o tema “Abalos Sísmicos no Rio Grande do Norte e No Nordeste.
Durante a palestra, o professor Joaquim Mendes abordou alguns registros de tremores de terras na bacia potiguar, que liga o RN e o CE, além de alguns eventos desta natureza que ocorreram nos Estados do Mato Grosso e Espírito Santo, em 1955.
No RN, a maior incidência de abalos sísmicos foram registrados nos municípios de João Câmara, Taipu, Pedra Petra, Tabuleiro Grande e Poço Branco. Segundo, o professor Joaquim Mendes, a atividade sísmica no RN continua sendo registrada diariamente pelas centrais de monitoramento distribuídas no Estado. “Não temos condição de prever com exatidão quando poderá ocorrer um grande tremor de terra no Nordeste brasileiro, mas estudos mostram que um dia poderemos ter um abalo desta natureza. Estamos com 16 bases monitorando o nordeste para que possamos nos antecipar dando alertas a população e as autoridades estaduais e federais”, disse o professor.
Já a Defesa Civil do RN, que vem sendo estruturada pelo atual Governo do Estado desde janeiro de 2011, deu um importante passo neste processo de integração junto aos pesquisadores da UFRN. “Após 25 anos, desde o primeiro registro sísmico sentido em João Câmara, no RN, este foi o primeiro contato entre ambos os orgãos visando qualificar os profissionais que atuam no planejamento operacional de prevenção e minimização de Desastres no Estado. Esta ação mostra o comprometimento da atual gestão em buscar conhecimento para ofertar um melhor serviço a população”, disse o Tenente Coronel Josenildo Acioli.
Além de buscar esta integração com pesquisadores da Universidade Federal do Estado, a Defesa Civil e o Corpo de Bombeiros, continuam mapeando as áreas de risco de todo o Estado a fim de que sejam elaborados planos de contingências para cada região. Estes planos servirão para padronizar ações de socorro no atendimento de possíveis vítimas, com ações conjuntas de todos os órgãos do Estado e dos municípios afetados.
Entre as ações apresentadas na palestra que possam preparar o norte rio grandense para uma catástrofe estão: ações educativas em escolas e comunidades abordando o tema e preparando a população para este enfretamento, elaboração de um código de obras que visem destacar a necessidade de estruturas capazes de suportar tremores no RN, construção de locais de apoio, em regiões de risco, que pudessem abrigar com segurança pessoas desalojadas e desabrigadas em função de um evento de grande magnitude.   

Fonte: Tenente Christiano Couceiro – Assessoria de Comunicação do CBMRN


Nenhum comentário:

Postar um comentário