quinta-feira, 21 de fevereiro de 2013

Reunião da ANASPRA – Posse da ASPRA/MG


Participamos quarta-feira, 20 de fevereiro, em Belo Horizonte de reunião extra-ordinária da Associação Nacional de Praças Policiais Militares e Bombeiros Militares (ANASPRA). As discussões se deram para a escolha dos dois novos representantes da entidade no Conselho Nacional de Segurança Publica (CONASP) e para concluir a organização/elaboração do X Encontro Nacional de Entidades Representativas de Praças (ENERP) que acontecerá dias 20, 21 e 22 de março em Salvador, Bahia.

Foram escolhidos para o biênio 2013/2014 o Sd PM Pedro Queiroz - Presidente da Associação de Praças Militares Estaduais do Ceará (ASPRAMECE) e da ANASPRA como Conselheiro Titular no Conasp e o Sgt PM Amaury Soares, Deputado Estadual em Santa Catarina como Suplente.

A ANASPRA faz parte do CONASP desde 2008 e vem defendendo os interesses dos Praças Policiais Militares e Bombeiros Militares junto a Secretaria Nacional de Segurança Publica travando debates sobre as condições de trabalho e estruturas das instituições Policias Militares e Bombeiros Militares. Nos quatro anos de participação no CONASP a ANASPRA conseguiu colocar em pauta assuntos como a desmilitarização das Polícias e Bombeiros e o fim da aplicação de sanções disciplinares com cerceamento da liberdade (detimentos e prisões) no âmbito das PM’s e BM’s. Propôs ao Ministério da Justiça a regulamentação da Jornada de Trabalho e a reforma dos regulamentos disciplinares e vem defendendo em todas as instâncias, o Piso Salarial Nacional para a Segurança Publica.

Sobre o X ENERP chegou-se ao consenso quanto ao tema do encontro – Um novo modelo de Polícia e a dinâmica do encontro, que deve ser constituído por painéis (sobre a manutenção do poder investigativo do Ministério Publico – PEC 37, a desmilitarização da PM – PEC 102 e a discussão com a sociedade civil organizada sobre a reforma do atual modelo de polícia).

Por fim, participamos da posse da nova diretoria eleita da ASPRA-MG que pela primeira vez em mais de 40 anos, elegeu um Cabo para a presidência. A ASPRA-MG tem mais de 100 diretores distribuídos na diretoria executiva e 35 regionais. Atende a cerca de 17 mil associados e tem protagonizado a defesa dos direitos dos Praças mineiros.

Nenhum comentário:

Postar um comentário