segunda-feira, 17 de outubro de 2011

Corpo de Bombeiros desenvolve estudo para preparação física de integrantes da corporação


Em parceria com a Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), através do Departamento de Educação Física, o Corpo de Bombeiros está desenvolvendo um estudo científico de parâmetros para preparação física dos bombeiros. Com a aplicação destes estudos, a forma de treinamento físico dos integrantes da corporação está sendo reformulada, através do emprego de treinamento específico para cada área de atuação da instituição.
No começo deste mês, o CBMRN realizou os primeiros testes na nova pista de treinamento, construída na gestão do Coronel Elizeu Lisboa Dantas, Comandante Geral da Corporação. De acordo com o Instrutor de Educação Física do CBMRN, soldado Isaac Gomes, as primeiras ações na nova pista de treinamentos servirão para coletar dados referentes à dinâmica, praticidade, grau de dificuldade, distância, sentido e orientação para possíveis modificações físicas dos obstáculos ou de equipamentos utilizados que poderão ser adaptadas às condições climáticas do Rio Grande do Norte.
"Estamos trabalhando com uma gestão participativa, onde a opinião de cada militar é importante para o crescimento da instituição. Neste sentido, cada bombeiro que executar as atividades poderá contribuir com alguma informação de sua experiência profissional que servirá para melhorar os nossos estudos, visando elaborar protocolos nacionais ou internacionais, na área de condicionamento físico ou técnico, para que seja testada sua aplicabilidade às condições por nós vivenciadas, sem corrermos o risco de condicionar o militar, fisicamente ou tecnicamente, fora de sua realidade diária", disse o soldado Isaac Gomes.
Durante as aulas de educação física matinais, serão coletadas as informações para que seja criado o protocolo de atividades da pista, responsável em determinar os tempos de execução máxima parcial e geral  de cada faixa etária. O teste final destes estudos será aplicado através de um exame de capacitação profissional, nas fases terrestre, aérea, aquática e intelectual (específico a área de atuação do militar), fazendo com que o mesmo possua o mínimo de condição física e técnica capaz de atuar, satisfatoriamente, em ocorrências e prestar um serviço de qualidade a sociedade.
Entre os obstáculos da nova pista estão: muro de 1,80m, trave de equilíbrio, entrada forçada, transposição de janela, túnel (claustrofobia), transporte de vítima, transporte de material, "bomba armar" (transporte de mangueira pressurizada e não-pressurizada e aduchamento, subida de escada (acrofobia), içamento de mangueira (12m altura com 8kg), comando craw e descida vertical em rapel.

Fonte: Assessoria CBMRN



Nenhum comentário:

Postar um comentário