terça-feira, 29 de novembro de 2011

Audiência sobre os 25 anos de abalos em João Câmara


Nesta quarta-feira (30), a Coordenadoria de Defesa Civil do Rio Grande do Norte, em parceria com a Coordenadoria da Defesa Civil do Município e o Laboratório Sismológico da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) promovem uma Audiência Pública, às 9h, na Câmara de Vereadores do município de João Câmara. O objetivo será relembrar o 25 anos das atividades sísmicas no local.

Entre os convidados estarão o Cmt Geral do Corpo de Bombeiros do RN, Cel. Dantas; o Prof. mestre da UFRN, Joaquim Mendes; o coordenador da Defesa Civil do Estado, Tem. Cel. Acioli; o prefeito de João Câmara, Ariosvaldo Targino; entre outras autoridades.

De acordo com o coordenador Acioli, o município foi escolhido devido ao histórico de abalos sísmicos registrados na região. Ele destaca ainda a importância da prevenção e preparação em casos de desastres. "A audiência visa conscientizar as autoridades municipais e estaduais que os investimentos em prevenção e preparação para as emergências e desastres, podem reduzir significativamente os custos e impactos de um acontecimento adverso”, esclarece o coordenador.

Segundo o professor Joaquim Mendes, foi em João Câmara que aconteceu, em 30 de novembro de 1986, o maior abalo sísmico do Estado, com 5,1 graus de magnitude na escala Richter. O tremor foi seguido por centenas de réplicas, quatro delas com magnitude maior ou igual a 4.0. Danos significativos ocorreram tanto na área urbana como na rural, fazendo com que parte da população abandonasse a cidade.

Fonte: Assessoria de Comunicação
Secretaria de Estado da Justiça e da Cidadania - SEJUC/RN
Imprensa CBM-RN

Nenhum comentário:

Postar um comentário