segunda-feira, 9 de julho de 2012

Insegurança vem estimulando a contratação de profissionais de vigilância privada

Com a dificuldade do governo de garantir a segurança dos cidadãos através da segurança pública, a procura por vigilantes tem crescido nos últimos anos e a profissão tem cada vez mais sido valorizada. Neste contexto, as empresas de vigilância e os seguimentos, que atuam na formação destes profissionais, vêm registrando um aumento na demanda de pessoas interessadas pela profissão, bem como de empresas contratantes.
Segundo dados apresentados pelo instrutor Jorge Ferreira de Oliveira, credenciado pela Policia Federal para atuação na profissão, existem atualmente no estado, mais de 30 mil vigilantes com o curso de formação. Destes, cerca de 40% estão atuantes nas empresas especializadas em segurança privada.
Para ser segurança ou vigilante, a legislação pede um curso de formação específico. Antes do curso, os candidatos passam por um exame psicológico para o manuseio de arma de fogo.

Entre as disciplinas estudadas estão radiocomunicação e alarme, primeiros socorros, defesa pessoal, criminalística, direito penal, relações humanas no trabalho, noções de segurança, educação física e armamento e tiro. "É necessário que o aluno seja aprovado em todas", diz Jorge Ferreira.
A presença de mulheres também tem sido requisitada e considerada fundamental pelos clientes que procuram este serviço. "Há presença das mulheres em todos os locais e para auxiliá-las é necessário que tenham vigilantes mulheres", explica o instrutor de tiro, Jorge Ferreira de Oliveira. "Atualmente, as mulheres estão inseridas em todas as áreas da segurança", completa.
Para o exercício da profissão, o vigilante deverá preencher os seguintes requisitos: ser brasileiro; ter idade mínima de 21 (vinte e um) anos; ter instrução correspondente à quarta série do primeiro grau; ter sido aprovado, em curso de formação de vigilante, realizado em estabelecimento com funcionamento autorizado nos termos da Lei 7.102/83; ter sido aprovado em exame de saúde física, mental e psicotécnico; não ter antecedentes criminais registrados; e estar quite com as obrigações eleitorais e militares.
Dentro da profissão, existem quatro modalidades de Vigilante:
1- O Patrimonial - Responsável pela segurança de um estabelecimento, Condomínio , Residência , Fábrica , Banco e etc. Seu campo de atuação é somente pelo local o qual faz a segurança , tendo como limite somente os mesmos.
2- Escolta Armada - Responsável pela segurança durante um deslocamento de uma carga ou bem. Seu campo de atuação é público sendo determinado um perímetro determinado móvel da carga como limite.
3- Transporte de Valores - Responsável pela segurança de transporte e manejo de valores. Seu campo de atuação é público tendo como limite o perímetro do carro forte e o local aonde será entregue os valores.
4- Segurança Pessoal - Responsável pela segurança de pessoas (Os chamados VIPs, Executivos , Políticos e Autoridades) . Seu campo de atuação é Publico tendo como limite o perímetro móvel a Pessoa Protegida.
Fonte: Imprensa Feroli

Nenhum comentário:

Postar um comentário