No dia 16 de julho, os militares do Corpo de Bombeiros do Estado do Rio Grande do Norte estiveram no auditório do Quartel do Comando Geral para assistirem uma palestra sobre o Serviço de Atendimento Psicológico realizado no CBMRN. Ministrado pela Psicóloga Fernanda Queiroz, a palestra apresentou entre outros temas, o histórico deste serviço na corporação, as ações desenvolvidas e os resultados das pesquisas promovidas internamente com os bombeiros.
Iniciado em 2007, através de um trabalho voluntário, o Serviço de Atendimento Psicológico oferecido pela Dra. Fernanda Queiroz no CBMRN, logo conquistou a simpatia de todos da instituição. A idéia surgiu através de uma pesquisa do perfil profisiográfico dos Bombeiros onde foram diagnosticadas algumas deficiências institucionais que mereciam um tratamento especializado.
Atualmente, o Atendimento Psicológico do CBMRN dispõem dos seguintes serviços: Anamnese e Consulta Psicológica, Avaliação Psicológica, Avaliação das características da personalidade com sua estrutura e dinâmica, Realização de exames psicológicos, Recrutamento e seleção de pessoal, Identificação de necessidades humanas, Avaliação de programa de treinamento, Preparação para aposentadoria, Psicoterapia individual e em grupo, Acompanhamento e reabilitação do profissional e Realização de Pesquisas.
Durante a palestra, a Dra. Fernanda Queiroz apresentou, através de gráficos, os motivos pelos quais os militares do CBMRN procuram os serviços oferecidos por seu setor. De acordo com o levantamento feito entre agosto de 2009 e junho de 2010, 80% dos militares que foram consultados apresentavam problemas pessoais, tais como, problemas familiares e econômicos, que de alguma forma estiveram interferindo em seus desempenhos na corporação. Estes dados apresentados pela palestrante chamaram a atenção dos oficiais da corporação que se colocaram a disposição para criarem mecanismos que pudessem diminuir esta estatística e assim melhorar a qualidade de vida de seus grupamentos e pelotões.
O Serviço de Atendimento Psicológico do CBMRN é oferecido gratuitamente à todos os militares do Corpo de Bombeiros. Os interessados devem marcar o atendimento diretamente no consultório psicológico que funciona no Quartel do Comando Geral, de segunda à sexta, das 07 às 13 horas. O atendimento é individual e sigiloso priorizando o bem estar psicológico do homem.
"O ser humano é o principal patrimônio de qualquer instituição por isso o nosso tratamento aqui visa garantir a qualidade de vida do homem em primeiro lugar", disse Fernanda Queiroz, psicóloga do CBMRN.
Nenhum comentário:
Postar um comentário