sábado, 24 de julho de 2010

Serviço Psicológico do CBMRN apresenta ações desenvolvidas na Corporação

No dia 16 de julho, os militares do Corpo de Bombeiros do Estado do Rio Grande do Norte estiveram no auditório do Quartel do Comando Geral para assistirem uma palestra sobre o Serviço de Atendimento Psicológico realizado no CBMRN. Ministrado pela Psicóloga Fernanda Queiroz, a palestra apresentou entre outros temas, o histórico deste serviço na corporação, as ações desenvolvidas e os resultados das pesquisas promovidas internamente com os bombeiros.

Iniciado em 2007, através de um trabalho voluntário, o Serviço de Atendimento Psicológico oferecido pela Dra. Fernanda Queiroz no CBMRN, logo conquistou a simpatia de todos da instituição. A idéia surgiu através de uma pesquisa do perfil profisiográfico dos Bombeiros onde foram diagnosticadas algumas deficiências institucionais que mereciam um tratamento especializado.
Atualmente, o Atendimento Psicológico do CBMRN dispõem dos seguintes serviços: Anamnese e Consulta Psicológica, Avaliação Psicológica, Avaliação das características da personalidade com sua estrutura e dinâmica, Realização de exames psicológicos, Recrutamento e seleção de pessoal, Identificação de necessidades humanas, Avaliação de programa de treinamento, Preparação para aposentadoria, Psicoterapia individual e em grupo, Acompanhamento e reabilitação do profissional e Realização de Pesquisas.
Durante a palestra, a Dra. Fernanda Queiroz apresentou, através de gráficos, os motivos pelos quais os militares do CBMRN procuram os serviços oferecidos por seu setor. De acordo com o levantamento feito entre agosto de 2009 e junho de 2010, 80% dos militares que foram consultados apresentavam problemas pessoais, tais como, problemas familiares e econômicos, que de alguma forma estiveram interferindo em seus desempenhos na corporação. Estes dados apresentados pela palestrante chamaram a atenção dos oficiais da corporação que se colocaram a disposição para criarem mecanismos que pudessem diminuir esta estatística e assim melhorar a qualidade de vida de seus grupamentos e pelotões.
O Serviço de Atendimento Psicológico do CBMRN é oferecido gratuitamente à todos os militares do Corpo de Bombeiros. Os interessados devem marcar o atendimento diretamente no consultório psicológico que funciona no Quartel do Comando Geral, de segunda à sexta, das 07 às 13 horas. O atendimento é individual e sigiloso priorizando o bem estar psicológico do homem.

"O ser humano é o principal patrimônio de qualquer instituição por isso o nosso tratamento aqui visa garantir a qualidade de vida do homem em primeiro lugar", disse Fernanda Queiroz, psicóloga do CBMRN.


Nenhum comentário:

Postar um comentário